Arte e cultura da Bulgária exibidas em Fortaleza

by

Entre os países do Leste Europeu, a Bulgária ainda não entrou para a lista de preferidos dos viajantes que visitam o Velho Mundo. Localizada entre a Romênia, a Turquia e a Grécia, esse belo país dos Bálcãs soube preservar bem a sua história, marcada pelas lutas contra os Impérios Bizantino e Otomano, guardando, até hoje, heranças dessa época, por meio de construções históricas e inúmeros sítios arqueológicos.

Ao mesmo tempo, sua capital, Sofía, exibe uma atmosfera jovem, repleta de programas culturais e uma vida noturna agitada, e que valem a visita. Sem contar sua privilegiada natureza, rica em cenários montanhosos e praias de um mar azul intenso. Dá ou não vontade de conhecer, hein?

Se sua resposta é afirmativa, para chegar até lá demanda certa logística. Porém, enquanto você não se programa para ver de perto tudo o que a Bulgária tem a mostrar, vale conferir o evento “Bulgária – Panorama de Arte e Cultura”, que acontece de 9 a 26 deste mês, em Fortaleza. Portanto, se você vive na cidade ou está de passagem por ela nesse período já pode se agendar.

Durante duas semanas, os cearenses poderão conferir de perto manifestações culturais da Bulgária por meio de uma intensa programação que vai ocupar importantes equipamentos culturais do Estado instalados na capital, como o Theatro José de Alencar, o Cineteatro São Luiz e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

A abertura oficial do evento acontecerá nesta quinta-feira, 9 de fevereiro, às 18h30, no Cineteatro São Luiz com a exibição do filme “O Julgamento”, dirigido por Stefan Komandarev. A entrada é franca, e os ingressos estarão disponíveis para retirada na bilheteria do local a partir das 17h30.

A iniciativa faz parte da 2ª edição do Projeto Panoramas Internacionais de Cultura – PIC, idealizado pelo Instituto Cultural Zenon Barreto em parceria com a produtora Arte Pensamento, e tem como objetivo promover um rico intercâmbio cultural entre Brasil e Bulgária.

A 1ª edição do PIC aconteceu em 2016 em Sófia e revelou um pouco da cultura do Estado do Ceará, especialmente do cinema.

Programação

Esta edição reúne vários artistas búlgaros, entre eles a prestigiada pianista Borislava Taneva, que apresenta o recital “O Piano Búlgaro”, e o multi-artista Orlin Atanasov, com experiência em pintura, escultura, design gráfico, design de interiores, editoria de arte, cenografia de ópera e art-show infantil para TVs búlgaras, além de artistas plásticos da região de Varna, na costa do Mar Negro.

Haverá ainda a participação de dois premiados fotógrafos brasileiros, Tadeu Bianconi e Gabriel Lordêllo, e do fotógrafo francês residente na Bulgária Pierre Etienne Jay, na mostra “Olhares contemporâneos – brasileiro e estrangeiro – sobre a Bulgária”.

Fotografia de Tadeu Bianconi – Exposição “Olhares Contemporâneos sobre a Bulgária”

Além do recital e das exposições de gravuras, fotografias, símbolos e colagens, a programação conta com exibição de longas e curtas-metragens, incluindo filmes de animação, e encontros literários com apresentação dos livros “A Filha dos Rios” e “Onde estão as Flores” do escritor búlgaro radicado no Brasil, Ilko Minev, juntamente com tradução de poesia búlgara de Maria da Guia Silva Lima.

Para saber mais sobre o evento e detalhes da programação você pode acessar o site do Panoramas Internacionais de Cultura – PIC.

Fica a dica!

E se você gostou desse post, compartilhe na redes sociais. Já para acompanhar tudo que acontece no blog siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *