Comida di Buteco é atração gastronômica em 20 cidades brasileiras

by

Até o próximo dia 14 de maio, 20 cidades, em 12 estados brasileiros, estão sediando mais uma edição do concurso “Comida di Buteco”, criado no início dos anos 2000, a fim de resgatar e valorizar a culinária de raiz e, claro, o espaço democrático dos botecos, que tantas histórias têm para contar. Portanto, uma ótima pedida para você anotar na agenda se estiver visitando um desses destinos. Até porque, existe maneira mais deliciosa de conhecer um lugar do que por meio da gastronomia?

E olha só que legal: em 2017, quando a iniciativa completa 18 edições, mais de 500 botecos, que criaram petiscos exclusivos, passarão pelo crivo do público (seja você um visitante ou morador) e ainda de um corpo de jurados, que vão eleger o “melhor buteco da cidade” e no final do concurso o “melhor buteco do Brasil”!

Para isso, cada concorrente será avaliado em 4 categorias – petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Para poder participar do concurso, os botecos selecionados têm que ser aqueles classificados pela organização como “espontâneos”. O que quer dizer isso? São aqueles lugares em que o dono está sempre à frente do negócio, não pertencendo à redes ou franquias. Ou seja, o local tem a identidade de seu proprietário e, na maioria das vezes, outras pessoas da família trabalham com ele.

Em Fortaleza, onde vivo, 16 botecos estão no páreo. Para saber quais são, assim como os demais participantes do restante do Brasil, o Comida di Buteco disponibiliza um aplicativo para que a gente possa conhecer melhor cada um deles, os petiscos e, assim, programar as visitas de acordo com o circuito de cada cidade. O aplicativo está disponível para smartphones que operam com Android  e também iOS (iPhone).

Confira na galeria a seguir alguns petiscos que concorrem ao Comida di Buteco 2017 na capital do Ceará:

Cereais como tema

E tem mais: para testar a criatividade dos participantes, assim como ocorreu em algumas edições, este ano o concurso terá um tema para os petiscos, no caso “cereais”, já que estes estão na base da cadeia alimentar do brasileiro do norte ao sul do país.

Além do que, essa categoria de alimentos está nos primórdios da alimentação humana, desde que o homem começou a cultivar o que comer. Portanto, uma fonte rica para criação de deliciosas receitas.

Dessa forma, ao visitar os botecos participantes, você irá se deparar, por exemplo, com pratos criados a base de arroz, aveia, cevada, linhaça, milho, quinoa e trigo, combinados com outros ingredientes, é claro!

Outra informação bacana (e o nosso bolso agradece!) é que pelo segundo ano consecutivo, os petiscos terão o preço máximo de R$ 25,90, desafiando os botecos a serem criativos e acessíveis, não perdendo uma de suas características mais importantes: serem democráticos.

Veja a seguir os estados e as respectivas cidades aonde o Comida di Buteco 2017 está acontecendo:

Enfim, uma ótima pedida para curtir um programa diferente, ainda mais que temos mais dois feriados emendados em fins de semana pela frente: Tiradentes (21 de abril) e Dia do Trabalho (1º de Maio). Fica a dica!

E aí, gostou da notícia? Que tal então compartilhar esse post na redes sociais para que mais pessoas fiquem sabendo. Os links de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *