Feriado Dia do Trabalho: passeio leva à Serra da Ibiapaba, no Ceará

by

Uma coisa é certa: nem só de praias é feito o turismo no Ceará. As serras também têm vários atrativos a oferecer: vegetação exuberante, muita aventura e temperaturas bem mais amenas do que encontramos em Fortaleza. Quem é cearense sabe do que eu estou falando e, infelizmente, muitos turistas visitam o Estado e vão embora sem conhecer essas maravilhas.

Além do Maciço de Baturité, famoso por destinos como Guaramiranga e Pacoti, há ainda a Serra da Ibiapaba, também conhecida como Serra Grande – a cerca de 300 quilômetros capital, região que guarda muitos encantos.

Para se ter uma ideia, nela são encontradas algumas espécies da fauna e da flora das tradicionais florestas de mata atlântica, revelando, assim, belas paisagens ao visitante. Com altitude média de 800 metros acima do nível do mar, a temperatura gira em torno de 24°C, podendo alcançar, à noite, 15°C.

Por lá, está localizado o Parque Nacional de Ubajara, com sua famosa gruta, e a sua cidade mais antiga é Viçosa do Ceará. E tem mais: a Ibiapaba é grande produtora de flores, que são exportadas para a Europa. Rosa, gérberas, lírios, cravos, dentre outras espécies enchem os olhos dos visitantes.

Gruta de Ubajara Foto: Divulgação

Fazenda de Flores na Ibiapaba Foto: Blog Rodando o Ceará

Além de Viçosa, outros seis municípios formam a região: Guaraciaba do Norte, Tianguá, Ubajara, Ipu, São Benedito e Carnaubal.

Patrimônio histórico

Mas a Ibiapaba não se resume aos encantos naturais. A região tem uma cultura vasta. Viçosa, por exemplo, apresenta um acervo arquitetônico do século XIX, considerado patrimônio histórico nacional.

Um marco importante foi a construção da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção. Conta-se que existem túneis embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da cidade.

Esse templo, tombado no ano de 2002, ainda apresenta o teto e o altar-mor de madeira da época da construção. As imagens de santos são esculpidas em madeira e datam do século XVIII. O mobiliário, paramentos e peças usadas nas celebrações religiosas também vêm da mesma época.

Há ainda a Igreja do Céu, inaugurada em 14 de agosto de 1938. Localizada no alto de uma colina, o acesso se dá por uma escadaria, a qual percorre as 15 estações da Via Sacra. Uma vez lá em cima, descortina-se uma linda vista da região.

Igreja do Céu em Viçosa do Ceará Foto: Divulgação

Outra atração imperdível é a Casa dos Licores, no Centro de Viçosa. Em um casarão antigo, de um quarteirão, a bodega do Seu Alfredo está exatamente como ele deixou: com várias portas, um balcão de madeira, uma infinidade de prateleiras repleta de licores e muitas histórias.

Interior da Casa de Licores Foto: Divulgação

E aí, dá ou não dá vontade de arrumar as malas e passar um fim de semana por lá, hein?

Dica para viajar

Se você ficou interessado, a fim de agilizar a sua viagem, vale ficar atento a este pacote que a a agência Happy Travel preparou para o feriadão do Dia do Trabalho deste ano, que vai de 29 de abril (Sábado) a 1º de maio (segunda-feira). Já está tudo prontinho, para que você não se preocupe com nada.

A saída é às 7h do sábado, 29 de abril, e o retorno às 12h do dia 1º de maio, chegando a Fortaleza por volta das 20h.

O pacote inclui ônibus ida e volta com ar-condicionado; duas diárias no Hotel Neblina, com café da manhã; passeio a Viçosa, com visita à Igreja do Céu e à famosa Casa dos Licores; visita ao Parque Nacional de Ubajara e a São Benedito para conhecer uma fazenda de flores. Sem esquecer também de dar um pulo a Tianguá para visitar a feirinha de artesanato. Mais completo, impossível!

Quanto custa? A partir de R$ 399 por pessoa, nesse caso em apartamento quádruplo, chegando a R$ 419 por pessoa se a opção de acomodação for em apartamento duplo.

E tem mais: o valor pode ser parcelado, sendo uma entrada de 50% e o restante em 2X no cartão sem juros. Se preferir pode pagar à vista com 10% de desconto.

Para mais informações e reservas basta contatar a Happy Travel pelos telefones (85) 99984.8280 e (85) 98679.5271 ou pelo e-mail contato@agenciahappytravel.com.br e falar com Sâmia ou Aurilene. E não importa aonde você esteja, a agência atende a todo o Brasil.

Detalhe importante: ao fazer contato com a agência, da qual somos parceiros, por favor, não esqueça de dizer que foi uma indicação do Blog Andarilho. Você não vai pagar nada a mais por isso, vai ter um ótimo tratamento e ainda vai ajudar a gente a manter o blog no ar, com cada reserva concluída, OK?

Gostou da nossa sugestão? Conhece alguém que pode estar interessado em viajar? Então, não esquece de curtir, comentar e ainda de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais para que eles tomem conhecimento. Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *