Atenção viajantes: multa para pedestres e ciclistas no Brasil começa em abril

by

Quando eu estive na Áustria, antes mesmo de chegar a Viena, uma das coisas que mais me recomendaram foi que jamais atravessasse a rua fora da faixa de pedestres, visto que lá, transeuntes indisciplinados pagam multas pesadas. De fato, na capital austríaca, os pedestres costumam respeitar as regras, assim, como os carros, em contrapartida, respeitam quem anda a pé. Cada um com suas obrigações e direitos e estamos conversados. Daí pensei: “bem que poderia ser assim no Brasil“.

Não há como negar que no nosso país, a maior parte dos brasileiros ignora a faixa para pedestres, colocando a sua vida e a dos outros em risco. Quantas vezes você não esteve dirigindo e veio alguém correndo na frente do seu carro para atravessar a rua, mesmo com uma faixa para pedestre a poucos passos de distância? Eu já perdi a conta.

Como também, na posição de pedestre, já vi muita gente me olhar de forma estranha porque caminhei um pouco mais para poder atravessar pela faixa. Enquanto isso, estas mesmas pessoas preferiram apressar o passo ou se contorcer entre os veículos para não ter que se dar ao trabalho de caminhar até o espaço devido para sua circulação em segurança.

O fato, é que tanto motoristas como pedestres, se não cumprem as regras de trânsito, colocam todos os outros em situação de risco.

E porque eu resolvi abordar o assunto nesse post? Porque enquanto turistas, normalmente o que mais fazemos é caminhar e utilizar o transporte público nos lugares que visitamos. Há também aqueles que preferem explorar os destinos pedalando.

E, para quem não tomou conhecimento ainda, a partir do final de abril de 2018, a lei que pune pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas apropriadas começa a valer em todo o Brasil.

A resolução 706/2017 foi divulgada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Detran) em outubro de 2017. Apesar de as punições já estarem previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CBT) desde 1997, as regras não eram praticadas devido a falta de regulamentação.

Multas

E as penalidades não serão nada baratas! Vejamos: os pedestres que atravessarem fora da faixa, passarela ou passagem específica serão multados em R$ 44,19.

O mesmo valor será aplicado àqueles que utilizarem vias, para práticas esportivas, desfiles ou qualquer outra atividade que atrapalhe o trânsito, sem autorização.

Já o ciclista que andar em áreas proibidas ou até dirigir de “forma agressiva” deve ser taxado em R$ 130,16 e, possivelmente, ter a bicicleta apreendida.

Como vai funcionar

De acordo com o Denatran, o agente de trânsito que constatar uma irregularidade deverá preencher um “auto de infração” com nome completo, documento de identificação, e, “quando possível”, endereço e CPF do infrator. A atuação também poderá ser feita de forma eletrônica.

E como bem afirmou à imprensa, por meio de nota, o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi: “ainda que o pedestre seja a parte mais frágil, ele também pode causar um acidente quando descumpre as regras do trânsito e coloca todos os outros em situação de risco”.

Por isso, seja na sua cidade ou em visita a outros destinos brasileiros, é bom você ficar atento!

Afinal, além das despesas que você calculou para viajar,  imprevistos como uma multa, por descumprimento das novas regras, deixarão a sua viagem, ao voltar para casa, ainda mais cara. Portanto, fica a dica!

Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem sabendo das novas regras de trânsito para pedestres e ciclistas? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

Quer sempre ficar por dentro de notícias como esta, de promoções e não perder nenhuma dica do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Está pensando em viajar? Já sabe o destino, se dentro ou fora do Brasil? Pois veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Monte sua viagem com a gente

Conosco, é possível montar a sua viagem inteirinha sem sair de casa ou de onde estiver e com poucos cliques.

Além disso, fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não pagará nada a mais por isso e ainda ajudará a manter o nosso trabalho.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens. Olha só!

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 10 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Agora se você está a fim de navegar pelos 7 mares, veja os cruzeiros da nossa parceira Costa Cruzeiros. Há sempre novidades e promoções!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *