Saia da rotina: que tal ser turista em sua própria cidade? Veja como!

by

Recentemente, em uma conversa com amigos, um dos participantes, no caso uma mulher, contou que jamais imaginou ir a uma praia sem companhia e disse que se surpreendeu, ao fazer isso pela primeira vez na vida, e ter tido a chance de conhecer tanta gente legal.

Foi a deixa para que eu falasse das minhas experiências como viajante solo, ressaltando que fazer novas amizades é um dos maiores benefícios que esse tipo de viagem nos traz. Uma vez sozinhos, estamos mais abertos a conhecer outras pessoas. Mas aí, logo ela retrucou: “ah, mas daí a viajar sozinha, eu já não teria coragem”.

Como assim? Se você é capaz de fazer isso em sua própria cidade, por que não em outro lugar?, devolvi essas perguntas em cima do seu comentário.

E emendei: uma excelente dica para qualquer um treinar e começar a viajar sozinho é ser turista aonde mora, fazendo coisas como ir a um restaurante, ao cinema, a um parque, ou seja, atividades que você normalmente não faria sem companhia. Ela abriu um sorriso e disse ter adorado a ideia!

Lógico que eu fiquei muito contente em poder ajudá-la. E para que a conversa a partir desse ponto não continuasse apenas entre a gente, já que tinha tudo a ver com o blog, eu resolvi transformá-la neste post, pois quem sabe você não estivesse precisando dessas dicas e também porque acho sensacional a ideia de ser turista no local onde vivemos.

Afinal, quantas cidades não visitamos e muitas vezes nem conhecemos as nossas próprias, não é? Isso é muito triste, porque cada lugar possui características únicas: sua cultura, suas construções, sua paisagem, culinária, e por estarmos acostumados com isso, não damos a mínima.

E as razões para que esta situação ocorra são muitas: pegamos trânsito, quase não andamos a pé, estamos sempre com um olho na tela dos nossos smartphones, e sempre enquanto fazemos repetidamente, todos os dias, os mesmos caminhos.

Está a fim de mudar a rotina e descobrir coisas legais na sua própria cidade, que você jamais imaginou? Pois acompanhe as dicas de como ser um turista em sua própria cidade.

Aliás, explorar com olhos de viajante o lugar que habitamos também é uma ótima dica quando chegam as férias e não tivemos como nos programar para viajar. Vem comigo!

Ande mais a pé

Vamos combinar que não será dentro de um carro que você vai conhecer bem a sua cidade. tente caminhar por aí, sem pressa, apenas aproveitando a vista e procurando coisas novas. Você vai se surpreender!

Mude seus caminhos

Depois de um tempo andando pelo mesmo local, você já sabe tudo que existe ao redor, procure explorar novos caminhos prestando atenção em tudo que existe à sua volta.

Vá ao centro

Todo turista deve começar pelo centro de tudo, normalmente lá é o local onde você mais vai descobrir a história da cidade. Costumo dizer que o centro é o seu marco zero, o local onde ela começou a existir.

Busque outros ângulos

Prédios altos, mirantes e morros normalmente guardam vistas magníficas. Você pode se encantar contemplando a sua cidade de cima.

Vá a museus

Você sabia que existem museus na sua cidade? Não é só na Europa onde eles se proliferam não! Procure informações e tenho a certeza que você vai dar de cara com locais e coleções interessantíssimas.

Além da internet, outras boas fontes de informação para saber que museus existem onde você vive são as secretarias de cultura e turismo locais.

Muitos museus proporcionam visitas guiadas e podem te propiciar uma experiência incrível, dando a chance, inclusive, de fazer novos amigos.

Frequente bares e restaurantes antigos

Sabe aqueles bares que aparecerem em listas como os tradicionais da cidade? Ou que possuem placas mostrando uma data super antiga?

Que tal dar uma entrada e deixar-se envolver pela atmosfera histórica do lugar? Muitos passam de geração em geração e seus donos têm muitas histórias para contar.

Saia sozinho

Assunto da conversa que deu origem a esse post, quando a gente sai acompanhado normalmente não conseguimos prestar atenção em muitos detalhes e nem se comunicar com pessoas diferentes.

Tente se aventurar pela sua cidade, sair em sua própria companhia e desvendá-la!

Tome um café da manhã em um hotel

Não é só porque você está na sua cidade que não pode cometer alguma extravagancia uma vez ou outra. Aproveite e saia, vá tomar um café da manhã especial em um hotel que você tem vontade de conhecer. Normalmente, todos permitem que não hóspedes frequentem seus restaurantes.

Há também os que oferecem o sistema de “day-use”, modalidade de hospedagem por apenas um dia, sem pernoite. Neste dia o hospede pode usufruir de toda a estrutura do hotel como piscinas, restaurantes, sala de jogos, serviço de praia, etc. Muito bacana, né?

Experimente pratos que só a sua cidade tem

Toda cidade possui um prato, ou uma bebida, que você não vai encontrar em nenhum outro lugar, e ele pode revelar muito sobre onde você vive. Mercados públicos são excelentes para experiências como essas.

Vá a pontos turísticos

Para ser turista de verdade, você precisa ir em pontos turísticos, por isso separe uma lista com os 10 pontos turísticos mais famosos de sua cidade e vá!

Informe-se ainda em agências de turismo que tenham receptivo local e junte-se a um city tour. Você poderá se surpreender com que vai descobrir sobre o local onde mora e nem sabia!

Descanse e relaxe

Uma das partes mais gostosas de ser turista é fazer as coisas com tempo e aproveitar longos e preguiçosos dias, não é?

Leve esse conceito quando for sair para comer ou beber em sua cidade. Além disso, coloque a leitura em dia em parques, praias e lugares ao ar livre. Aposto que você vai adorar! Depois, Volte aqui e me conte.

Ah, e não esqueça de registrar todos esses momentos! Tenho a certeza que você vai fazer fotos tão bonitas que seus amigos vão perguntar aonde ficam cada lugar (já aconteceu comigo), se é mesmo onde vivem e também vão ficar com vontade de serem turistas ande vocês moram.

E se depois de turistar pela sua cidade você decidir conhecer outros destinos, veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Monte sua viagem com a gente

Conosco, é possível montar a sua viagem inteirinha sem sair de casa ou de onde estiver e com poucos cliques.

Além disso, fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não pagará nada a mais por isso e ainda ajudará a manter o nosso trabalho.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens. Olha só!

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *