Comércio em Fortaleza vai virar ponto de informação turística

by

A falta de informação é a maior dificuldade que um viajante pode encontrar ao chegar a um destino. Tudo bem que a gente deve fazer o dever de casa antes de embarcar e pesquisar sobre o local. Mas vamos combinar que, às vezes, só isso não basta. Muita coisa só é descoberta mesmo in loco, e aí nos vemos correndo de um lado para o outro em busca de ajuda.

E uma coisa que observo, principalmente em se tratando do nosso país, é a ausência ou a presença tímida de pontos de informação turística nos destinos, complicando a vida do visitante.

E mesmo que eles existam, na maioria das vezes, esses pontos de apoio ao turista não estão próximos quando o viajante mais precisa.

Geralmente, eles se resumem aos aeroportos ou apenas a alguma área muito visitada da cidade e não estão estrategicamente espalhados como deveriam, a fim de que estejam à mão, ou melhor dizendo, a poucos passos do visitante, socorrendo-o quando ele necessitar.

E foi pensando nisso que eu divido com você um projeto muito interessante apresentado nesta segunda-feira, 7, pelo secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, em um almoço na Câmara de Dirigentes Lojistas da Fortaleza (CDL), para o qual o Blog Andarilho foi convidado a participar.

Se esse projeto der certo, vai contar muitos pontos para a capital do Ceará, servindo de exemplo para outros destinos turísticos.

Como vai funcionar

Segundo o secretário, a ideia é criar o que ele está chamando de “Loja Amiga do Turista”.

Assim, as lojas interessadas em participar da iniciativa irão funcionar como pontos de informação turística, sendo identificadas com o símbolo universal desses locais, ou seja, a letra “i” dentro de um círculo.

Dessa forma, ao entrar no estabelecimento comercial identificado, o viajante vai encontrar os funcionários capacitados para dar informações sobre a cidade e ainda terão à mão um display, como o mostrado abaixo, com mapas e outras peças informativas gratuitas.

Ponto de Informação Turística

As Lojas Amigas do Turista terão displays como este Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Pontos de Informação Turística

Exemplos de informativos que os viajantes vão encontrar

Eu achei a ideia sensacional e que poderá suprir, se bem implementada e encampada pelos lojistas, a deficiência de pontos de informação turística por toda a cidade.

Já imaginou se a maioria das lojas se dispuser a se tornar um ponto de informação turística? Quem vier a Fortaleza vai estar muito bem servido e, se for bem tratado e ficar encantado pela cidade, certamente, vai voltar para casa falando da experiência e divulgando para os amigos.

Inicialmente, o secretário de Turismo de Fortaleza espera implementar o projeto em 20 lojas dos mais diversos segmentos.

A proposta é começar a capacitar os interessados a partir de 18 de dezembro próximo e, em no máximo dois meses, estar com tudo funcionando.

Em seis meses, o cronograma prevê que cerca de 40 lojas já estejam treinadas e prontas para funcionar como pontos de informação turística, sendo que até o fim de 2018 a expectativa é de que esse número alcance a casa de 100 estabelecimentos comerciais.

Ainda conforme o secretário, quem vier de outro país poderá ficar tranquilo, pois a capacitação dos interessados envolverá noções básicas da língua inglesa.

Outros projetos turísticos para Fortaleza

Fiquei muito contente de saber ainda que já estão em andamento outros projetos que envolvem novas atrações e serviços para os visitantes.

De acordo com Alexandre Pereira, e eu espero que se confirme, além do Aquário (que já deveria ter saído), está prevista a construção de uma roda gigante nos moldes da London Eye, de Londres, servindo de ponto de contemplação de Fortaleza; a oferta de voos panorâmicos de helicóptero pela orla da cidade; e ainda de um ônibus turístico percorrendo o Centro e outras áreas de interesse da capital do Ceará.

Essa roda gigante deverá ser instalada no final da Rua João Cordeiro, já na Praia de Iracema, e o os voos panorâmicos sairão do espigão existente no Aterro no início da Avenida Beira-Mar.

Também na agenda está o retorno do ônibus que faz a ligação Aeroporto à rede hoteleira da cidade.

Vamos esperar para que tudo isso se confirme, pois a cidade só tem a ganhar!

Planeje sua viagem com a gente

Está planejando uma viagem a Fortaleza? Pois veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Para procurar voos baratos para Fortaleza , acesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel na cidade clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Vai querer alugar um carro para circular pelo Ceará? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você estiver sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

 

Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem sabendo dessa novidade em Fortaleza? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *