Há quem odeie turistas? Veja oito lugares que os rejeitam

by

Embora fonte econômica de muitas cidades e mesmo países inteiros, o turismo tem provocado a rejeição de muitos moradores desses lugares. É aquela história: “feito desordenado, ele acaba com a cultura local“, chegam a reclamar seus habitantes. Nesse contexto, se inserem as nada amigáveis pichações que aparecem com alguma frequência em Barcelona contra os turistas.

Ainda nessa direção, recentemente, Veneza instalou contadores para controlar o número de turistas que a visitam, assim como deverá a passar a cobrar ingresso para visitar a Praça de San Marco, seu principal cartão-postal.

Polêmicas à parte, acredito que odiar os visitantes chega a ser demais. Porém, infelizmente, pelo menos oito lugares, segundo uma lista preparada pelo jornal britânico The Independent, indicam que detestam ou rejeitam os turistas.

No entanto, antes de apresentá-los, quero deixar claro que não estou de acordo com essa relação, até porque já estive em alguns desses locais e não me senti rejeitado de forma alguma. Pelo contrário!

E afinal, que culpa temos nós viajantes? Esses lugares não deveriam reclamar, pois muitas das cidades que agora os rejeitam cresceram e se tornaram ricas graças aos turistas.

Talvez seja o caso de sua população cobrar das autoridades políticas de desenvolvimento que ordenem o turismo, protejam o meio-ambiente e concilie a atividade com a qualidade de vida dos moradores.

Veja a seguir quais os oito lugares que detestam ou rejeitam os turistas, de acordo com a lista do The Independent:

Ilhas Koh Khai (Tailândia)

Oito lugares que detestam ou rejeitam turistas

Ilhas Koh Khai, na Tailândia

O jornal as inclui porque em maio de 2016 o governo tailandês decidiu fechar várias ilhas, entre elas Koh Khai Nok, Koh Khai Nui e Koh Khai Nai, pelo elevado grau de deterioração ambiental que apresentavam.

No entanto, não creio que isso me pareça um sintoma de que os locais odeiem os turistas. Acho que o caminho aí seja combinar turismo e proteção.

Barcelona (Espanha)

Oito lugares que detestam ou rejeitam turistas

Barcelona, na Espanha

O congelamento de licenças para todos os novos hotéis e apartamentos de aluguel para férias, as multas ao AirBnb, os projetos de novos impostos turísticos e os estudos para limitar o número de visitantes são as razões apontadas pelo The Independent para incluir a capital catalã.

Além da imagem que a cidade passa ao mundo com cartazes nas sacadas do tipo “Tourist go home”.

Amsterdã (Holanda)

Oito lugares que detestam ou rejeitam turistas

Amsterdã, na Holanda

A publicação cita o discurso de Frans van der Avert, diretor executivo de Marketing de Amsterdam, no recente Foro Mundial de Turismo realizado em Lucerna. Veja o que ele disse:

“As cidades estão morrendo pelo turismo. Ninguém viverá mais nos centros históricos. Muitas das cidades históricas menores na Europa estão sendo destruídas pelos visitantes. Não gastaremos nem um euro a mais na comercialização de Amsterdã. Não queremos ter mais gente. Queremos elevar a qualidade dos visitantes, queremos pessoas que estejam interessadas na cidade, não que a queiram somente como pano de fundo para uma festa. Vemos muitos visitantes sem respeito pelo caráter da cidade.”

Butão

Oito lugares que detestam ou rejeitam turistas

Reino do Butão

De acordo com o jornal britânico, o turismo no Butão só foi iniciado em 1974, mediante a decisão de regulá-lo para preservar a paisagem intocada do país e a sua cultura. O reino à beira do Himalaia tem uma política de “turismo de alto valor e baixo impacto”.

O resultado é que o número de turistas por ano é restrito e quem quiser ir tem que entrar com uma agência autorizada e pagar uma taxa fixa de 250 dólares (810 reais) por dia, que inclui o transporte, guia e alojamento.

Mas não vejo isso como sinal de que os turistas não sejam bem-vindos.

Os onsen do Japão

Oito lugares que detestam ou rejeitam turistas

Os onsen do Japão

Um onsen é um banho público termal tradicional da cultura japonesa. Mas há uma questão: na maioria dos onsen é proibida a entrada de quem tiver tatuagens no corpo, algo mal visto na cultura japonesa, mas não na ocidental.

De todo modo, não acho que isso seja um motivo parav incluir um país como o Japão, tão amável com os estrangeiros, nessa lista.

Santorini (Grécia)

Oito lugares que detestam ou rejeitam turistas

Santorini, Grécia

Segundo o Independant, a ilha grega mais popular disse basta. Não cabe nem mais um cruzeiro nem um turista a mais. No verão de 2016 chegaram 10.000 cruzeiristas por dia.

As autoridades querem limitar esse número a 8.000 a partir deste ano. Mas daí a afirmar que eles detestam turistas já é demais. Quando lá estive fui muito bem tratado.

Cinque Terre (Itália)

Oito lugares que detestam ou rejeitam turistas

Cinque Terre, na Itália

É um dos cartões-postais mais famosos e bonitos da Itália: cinco pitorescas cidadezinhas à beira-mar catalogadas como patrimônio da Humanidade, unidas por estreitos e bucólicos caminhos.

Suficiente beleza para atrair 2,5 milhões de turistas por ano. Segundo The Independent, seus administradores planejam limitar em 1,5 milhão por ano. Una vez superado, não entram mais turistas.

Arlington (Texas, EUA)

Oito lugares que detestam ou rejeitam turistas

Arlington, no estado do texas, Estados Unidos

Sua inclusão na lista se baseia em um estudo feito em 2015 sobre comentários a respeito dos turistas em dezenas de milhares de tuítes geoetiquetados nos Estados Unidos.

A conclusão de seus autores era que a população da cidade de Arlington, no Texas, era a mais hostil aos turistas nos EUA.

E aí, o que você acha dessa lista? Deixe sua opinião aí nos comentários.

Monte sua viagem com a gente

Está pensando em viajar? Já escolheu o destino? Se dentro ou fora do Brasil? Veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Conosco, é possível montar uma viagem inteirinha sem sair de casa e com poucos cliques. Olha só!

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem. Não viaje sem seguro. Evite perrengues.

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Agora se você está a fim de navegar pelos 7 mares, veja os cruzeiros da nossa parceira Costa Cruzeiros. Há sempre novidades e promoções!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

 

Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

Sempre teve vontade de agradecer as dicas dadas pelo blog e não sabe como?

Veja aqui Como ajudar um blog que lhe ajuda a montar a sua viagem

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no  Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

1 Response
  • Genira de Araújo Góes
    junho 8, 2017

    Fiquei 10 dias em Barcelona e fiquei hospedada a vinte minutos do Centro de metrô, la tinha mais moradores e eu tive a sensação que não éramos bem vindas, apesar de nada ter acontecido.Digamos , uma rejeição velada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *