Hotel do futuro: quando o virtual se torna real

by

Fazer as malas para viajar, por exemplo, pode se tornar coisa do passado. Pelo menos é o que aponta um estudo recém-lançado sobre os serviços que serão oferecidos pelos hotéis do futuro. Impressoras 3D instaladas nos quartos gerarão, em tempo real, os produtos que o hóspede possa vir a necessitar, fazendo com que o ato de levar bagagem nas férias seja algo obsoleto. Mais impressionante ainda é a gente poder escolher com o que quer sonhar antes mesmo de se deitar. São os menus de sonhos, outro serviço que pretende revolucionar a experiência de viagem.

Se você ficou boquiaberto com essas duas possibilidades, espere para conhecer os outros serviços previstos para esses novos modelos de hotéis, segundo o estudo denominado Hotels of the Future (Hotéis do Futuro), conduzido pelo site de hospedagem Hoteis.com em parceria com o futurólogo Dr. James Cantos do Institute for Global Futures.

A publicação revela como será a experiência de viagem e hospedagem daqui a alguns anos, em previsões que chegam ao ano de 2060. De acordo com o futurólogo, o surgimento de uma nova ciência, a de design de viagem, que é uma combinação do uso de big data (grande conjunto de dados armazenados), inteligência artificial e previsão dos desejos dos viajantes, significará que a experiência de viagem inteira se transformará radicalmente. Quem viver verá!

Até lá, fique com as principais tendências dos hotéis do futuro em 2060, identificadas pelo Dr. James Canton em conjunto com a Hoteis.com, e tire suas conclusões.

Mordomos-robô

Esses robôs autônomos poderão ser desenvolvidos on-line antes da chegada e programados com talentos especiais, habilidades, idiomas e informações para ajudar a fazer da estada no hotel algo excepcional. Eles farão tudo, lhe receber no aeroporto a oferecer o serviço de comida gourmet, decoração do quarto, companhia, educação, entretenimento, orientação para negócios e serviços de concierge.

Hotéis conversíveis

Se montam sozinhos e se convertem de um design para o outro com base nos votos dos consumidores. Esses hotéis de projeto colaborativo usarão nanotecnologia e máquinas que poderão montar por si só ambientes, prédios e até mesmo mundos físicos inteiros.

Impressão 3D em cada quarto

Levar a bagagem nas férias será coisa do passado. As impressoras 3D transformarão a experiência de viagem e especificamente a experiência no quarto. Os equipamentos de impressão 3D gerarão em tempo real os itens que os clientes desejem, como um novo par de sapatos, roupas, medicamentos e até computadores. Haverá a compra 3D, na qual os consumidores baixarão da nuvem os itens de varejo que desejem, sob demanda. Isso se tornará o padrão em todo quarto de hotel.

Menu de sonhos

Uma cama de hotel não será mais apenas um lugar para desfrutar de uma noite de sono confortável, pois os viajantes do futuro poderão escolher seus próprios sonhos antes de adormecer. Eles poderão escolher um tema para relaxar, se aprimorar, aprender, viver um romance ou apenas se divertir.

Tema e localização à sua escolha

A próxima geração de hotéis, denominada de pop-up itinerantes, será baseada em crowdsourcing móvel especial. Isto significa que o tema e o local serão decididos por votação. Assim os projetos de hotel temporários que ganharem mais votos serão programados para montagem automática usando impressoras 3D, células de geração biossolar contínua e contarão com nanotecnologia. Esses hotéis existirão por um tempo limitado.

Spas de bem-estar e longevidade

O spa do hotel do futuro será baseado na análise do DNA e na promoção da longevidade. Você receberá tratamentos de prevenção personalizados, programas de previsão e aprimoramento criados para tratar sua saúde, sua condição física e compreender seus riscos futuros. Massagens e banhos de argila ainda estarão disponíveis, é claro.

Traslado do aeroporto

Entre os transportes do futuro estarão cápsulas autônomas, carros voadores robotizados, que ajudarão a evitar o trânsito e aprimoramentos maiores como o HyperLoop, a viagem aérea supersônica, com deslocamentos por centenas de quilômetros em segundos.

Pagamentos móveis por DNA

O DNA será usado para confirmar a sua identidade ao fazer as reservas de viagem e pagamentos on-line. Quando você fizer check-in no hotel, só precisará usar suas impressões de DNA para confirmar sua identidade e o processo estará concluído.

Avatar de viagem

A reserva de hotéis será feita por seu próprio avatar de viagem, uma espécie de agente de software digital. Ele ajudará a atender a todas as suas necessidades e desejos relacionados à sua estada e serão responsáveis pela comunicação, a negociação e o projeto de toda sua experiência fora de casa.

Hotéis ecológicos de última geração

Eles se destacarão em eficiência energética, comprarão e venderão energia da rede de energia renovável, usarão apenas produtos seguros e limpos, usarão a tecnologia solar e geotérmica mais recente e terão pegada de carbono neutra. Os hotéis ecológicos também terão consciência social, com produtos e trabalhadores produzindo um impacto social positivo na comunidade.

Hospedagem com temas imersivos

Os hóspedes podem esperar um local com um evento ao vivo totalmente interativo, e o hotel fará parte desse mundo interno. As pessoas poderão interagir em tempo real ou por realidade virtual. Imagine passear pela Roma Antiga com corridas de bigas e tudo ou pela Renascença, contando com os trajes de época e androides personalizados, enredos, drama e ação.

Realidade aumentada

Os viajantes poderão se hospedar em hotéis que são parte físicos, parte virtuais. Assim, milhões de cenários serão possíveis: de uma excursão à África a uma viagem a Machu Picchu no Peru. Dessa forma, os hóspedes não estarão limitados a excursões locais, pois os hotéis os transportarão a mundos fantásticos, bem distantes de onde estão.

Comida projetada para o seu paladar

É o que se chama de genômica gourmet. Os restaurantes de hotel começarão a oferecer comida projetada para o paladar individual, tudo baseado em análise de DNA. Antes mesmo de você chegar ao local, seu cardápio dietético e nutricional será projetado a fim de otimizar para sua saúde.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *