Mapa interativo tira dúvidas com relação a gorjetas em vários países

por

Ao planejar uma viagem, conhecer os hábitos e a cultura do destino escolhido ajuda e muito a evitar situações embaraçosas. O ato de dar gorjeta, por exemplo, é sempre uma questão polêmica, visto que em alguns países ela é quase que obrigatória. Já em outros, pode até ser vista como desrespeito.

Para se ter uma ideia, enquanto nos países asiáticos a gorjeta é considerada uma ofensa, nos Estados Unidos, ela chega a representar 10% a 20% do valor total pago pelo serviço, e aparece sempre na conta.

Já aqui no Brasil, todo mundo sabe que nos bares e restaurantes os 10% normalmente vêm incluídos na nota. Quando não vêm, ou o garçom trata logo de avisar ou o estabelecimento deixa identificado para a gente tomar conhecimento.

E, ao contrário de outros lugares, um motorista de táxi jamais espera gorjeta em território brasileiro. Já carregadores de malas e guias, por sua vez, sempre imaginam que vamos dar um “agrado” pelos seus serviços.

Enfim, as diferenças são tantas, que fica difícil saber como proceder em cada lugar.

Porém, a partir de agora, esse problema poderá ser resolvido por meio deste mapa online e interativo, que eu mostro nesse post para você.

A ferramenta, batizada de Tip Advisor (Aconselhador de Gorjeta, em tradução literal para o português), dá informações com relação à gorjeta que devemos dar, e em que serviços, em 49 países espalhados pelo mundo.

Mapa interativo da dicas sobre gorjetas

Foto: reprodução “Tip Advisor”

Criado pelo Go Compare, site inglês de comparação de produtos e preços, vai ficar mais fácil, dessa forma, saber se devemos dar gorjeta ao taxista, ao garçom ou aos funcionários do hotel, e qual a percentagem em relação ao serviço prestado.

E mais: este mapa ainda ensina a dizer “obrigado” na língua do país pesquisado.

Mapa interativo da dicas sobre gorjetas

Como são as gorjetas na Dinamarca, segundo o Tip Advisor Foto: reprodução

O único porém é que a publicação é em inglês. Não há opção para outros idiomas. De qualquer forma, a iniciativa é muito legal, não é?

Monte sua viagem com a gente

Está pensando em viajar? Já escolheu o destino? Se dentro ou fora do Brasil? Veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Conosco, é possível montar uma viagem inteirinha sem sair de casa e com poucos cliques. Olha só!

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem. Não viaje sem seguro. Evite perrengues.

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Agora se você está a fim de navegar pelos 7 mares, veja os cruzeiros da nossa parceira Costa Cruzeiros. Há sempre novidades e promoções!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

 

Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

Sempre teve vontade de agradecer as dicas dadas pelo blog e não sabe como?

Veja aqui Como ajudar um blog que lhe ajuda a montar a sua viagem

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no  Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

 

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *