Mapa permite escutar línguas faladas pelo mundo

por

Alguém aí sabe como se diz “chuva” em espanhol, sendo que com o sotaque de quem é de Buenos Aires? E as diferenças entre o inglês falado na Inglaterra, Escócia e País de Gales? Todos vizinhos e integrantes do Reino Unido. Ou, de repente, aqui mesmo pelo Brasil, como se diferencia o vocabulário e a forma de falar do cearense e do pernambucano? Apesar de serem de estados bem distintos, só porque são do Nordeste, muitos brasileiros de outras regiões acreditam que eles pronunciam as palavras do mesmo jeito.

Pois olha só o que eu descobri e que pode nos mostrar essas e muitas outras curiosidades! Um mapa interativo on-line no qual é possível ouvir trechos de falas de pessoas de diversas regiões do planeta. Trata-se do Localingual, um site criado por David Ding, um ex-engenheiro de softwares da Microsoft.

Com ele é possível ouvir não só as diferenças entre o português falado por todo o Brasil, mas, ainda, entre um falante de francês de Paris ou de Québec, no Canadá, por exemplo. E entre outras curiosidades encontradas estão os hinos dos países.

Como funciona

O site mostra um mapa-múndi com todos as nações. Conforme se dá um zoom na imagem, as divisões administrativas internas — Estados, no caso do Brasil —, assim como algumas das principais cidades, são destacadas. Ao clicar em cada uma delas é possível ouvir o som de vozes locais.

Mapa do Brasil no Localingual Foto: reprodução/Localingua

A ferramenta é bem recente. Entrou no ar no dia 8 de janeiro deste ano, e as gravações são enviadas por voluntários. Por isso, mesmo já contando com mais de 18 mil diferentes gravações, ainda há diversos locais com poucos ou nenhum exemplo de falas. Então, que tal você também ser um colaborador?

Segundo o criador do Localingual, o objetivo é fazer com que o site, mantido à base de doações, se transforme em uma espécie de “Wikipédia das línguas e dialetos”, que poderia ser consultada por qualquer interessado em aprender a pronunciar as palavras de acordo com a região do planeta.

Muito interessante, né? Fica a dica para os viajantes de plantão.

Para acessar o mapa interativo clique aqui.

E para acompanhar tudo que acontece no blog siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

2 respostas
  • Inês Aparecida
    fevereiro 1, 2017

    Adorando viajar no teu blog
    O mapa que permite ouvir os idiomas é o máximo

    E uma perguntinha com relação aos 10 destinos para passar o carnaval: aqueles preços são partindo de que cidade?

    • Anchieta Dantas Jr.
      fevereiro 1, 2017

      Que bom Inês Aparecida. Fico muito feliz com sua visita e comentários!
      Quanto aos preços dos 10 destinos com melhor custo-benefício para o Carnaval, o kayak, que fez o levantamento, calculou a média dos preços saindo das principais capitais brasileiras, chegando ao resultado aí apresentado. Claro, que o valor da viagem partindo de uma cidade específica, como Fortaleza, pode ficar acima ou abaixo dessa média, mas pelo menos nos dá um norte, né?
      Beijo e volte sempre por aqui!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *