Colonia del Sacramento: um passeio pela cidade mais antiga do Uruguai

by

Ao lado de Montevidéu e Punta del Este, Colonia del Sacramento completou meu roteiro de uma semana pelo Uruguai. Esta graciosa e pacata cidade, que é a mais antiga do país – habitada por portugueses e espanhóis no século XVII -, tem como maior atrativo seu Centro Histórico. Patrimônio da Unesco e edificada às margens do Rio da Prata, ela exibe lindas casas coloniais, ruas calçadas com pedra portuguesa, ornamentadas com típicos lampiões.

Dá para percorrer tudo em uma manhã ou uma tarde. Portanto, comporta perfeitamente um bate e volta desde Montevidéu. Porém, confesso que eu não me arrependi da decisão de dormir uma noite por lá. Ver a cidade toda iluminada é bem interessante. Ah, e a oferta de restaurantes é muito boa. Portanto, vale experimentar!

Precisa de hotel, hostel ou apartamento no Uruguai? Veja aqui as melhores opções.

Pesquise aqui voos para Montevidéu

Consulte neste link passeios e excursões no Uruguai

Contrate agora seu seguro viagem e visite O Uruguai com toda a proteção!

Adquira aqui seu chip internacional para ter internet ilimitada durante toda a viagem

Alugue um carro para viajar no destino

Mas o que ver e fazer em Colonia del Sacramento? Bem, embora compacta, dentro do seu Centro Histórico, também conhecido como Casco Histórico, encontramos vários pontos turísticos e de interesse para os visitantes, como o “Portão da cidadela”, edificado bem no meio de duas muralhas que serviam de proteção para a cidade. O acesso se dá por meio de uma ponte de madeira, que conduz diretamente à praça principal.

O que fazer em Colonia del Sacramento Uruguai

Portão da cidadela, edificado bem no meio de duas muralhas que serviam de proteção para a cidade

Uma vez passado o portão, que hoje em dia não é o único acesso à cidadela, a dica é caminhar tranquilamente pelo local, curtir as ruas arborizadas, as casas floridas, os carros antigos e os cafés e restaurantes charmosos que rendem muitas fotos e fazem parte do cotidiano de quem já se acostumou à beleza singela e única desta pequena e charmosa cidade.

O que fazer em Colonia del Sacramento Uruguai

Colonia del Sacramento tem ruas estreitas e bastante floridas Foto: Anchieta Dantas Jr.

O que fazer em Colonia del Sacramento Uruguai

Carros antigos podem ser apreciados em várias ruas de Colonia Foto: Anchieta Dantas Jr.

Uma das ruas mais procurada pelos turistas é “Calle de los suspiros” (Rua dos Suspiros). Aliás, a mais famosas de Colonia del Sacramento. O maior atrativo é sua história. Segundo a lenda popular, a rua leva esse nome devido ao fato de que esse era o último lugar pelo qual os escravos passavam antes de serem executados.

O que fazer em Colonia del Sacramento Uruguai

A Calle de los Suspiros Foto: Anchieta Dantas Jr.

Outro ponto de interesse é a Basílica del Santísimo Sacramento, também conhecida como Iglesia Matriz, que se encontra ao lado da praça principal. Ela é considerada a igreja mais antiga do Uruguai, fundada em 1680. Hoje, restaurada, já sofreu danos durante várias guerras.

O que fazer em Colonia del Sacramento Uruguai

A Basílica del Santísimo Sacramento é a igreja mais antiga do Uruguai Foto: Anchieta Dantas Jr.

E ainda marcando a história da cidade, vale visitar a Casa del Gobernador, que, atualmente, consiste em um conjunto de ruínas do período da colonização portuguesa.

Por fim, não deixe de apreciar e subir no Farol que se encontra sobre a Punta de San Pedro. A edificação consiste em uma torre pintada de branco sobre ruínas do Convento de San Francisco Javier. O mesmo foi construído em 1857 e tem uma altura de 34 metros sobre o nível do mar. Lá de cima se tem uma vista panorâmica do Centro Histórico e do Rio da Prata.

O que fazer em Colonia del Sacramento Uruguai

O Farol de Colonia del Sacramento, edificado sobre as ruínas do Convento de San Francisco Javier Foto: Anchieta Dantas Jr.

Patrimônio da Unesco, Colonia foi construída às margens do Rio da Prata Foto: Anchieta Dantas Jr.

Quando ir

Em qualquer época do ano, Colonia é interessante para quem a visita. Mas como eu falei em outros posts sobre o Uruguai, a fim de combinar um passeio por esta cidade com uma visita a Punta del Este, vale programar a viagem para o verão, quando Punta é bem mais atrativa.

Como chegar a Colonia del Sacramento

A cidade fica a 180 km de Montevidéu e seu acesso é feito pela Ruta 1. Além de pode ir de carro, a viagem pode ser feita de ônibus. Estes saem diariamente e em vários horários do Terminal de Três Cruces, a rodoviária de Montevidéu, e o percurso é feito em pouco mais de duas horas. A empresa COT faz o trajeto. Para consultar horários e preços acesse o site da companhia.

Se você preferir fazer um bate e volta desde Montevidéu, programe-se para sair cedo.

Uma vez em Colonia del Sacramento, o terminal de ônibus da cidade fica bem próximo ao Centro Histórico e o acesso é bastante fácil.

Para caminhar sozinho por Colonia procure um dos escritórios de apoio ao turista e peça um mapa a fim de se localizar melhor. Você encontra balcões na rodoviária, no porto e próximo à porta da cidade.

Colonia del Sacramento é muito visitada também por quem está em Buenos Aires e resolve passar um dia nesta cidade uruguaia, visto que ela fica a apenas uma hora de barco da capital da Argentina, cruzando o Rio da Prata. As embarcações saem de Puerto Madero e há três empresas que operam a travessia: Buquebus, Seacat e Colonia Express.

Leia mais sobre o Uruguai

Uruguai: informações práticas para visitar o país

Punta del Este: como chegar, o que ver e fazer no balneário uruguaio

Montevidéu: dicas para conhecer a capital do Uruguai

Vai ao Uruguai? Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para resolver a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre aqui um chip internacional com internet ilimitada no Uruguai. Digite ANDARILHO10 no campo Cupom e clique em Aplicar antes de finalizar a compra e ganhe 10% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização. Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *