Fortaleza: cinco passeios além do básico para viver a capital do Ceará

by

Costumo dizer que viajar é embarcar em outra cultura. Para isso, além de visitar pontos turísticos, é preciso tentar vivenciar ao máximo os hábitos dos “nativos” de cada lugar. E é explorando espaços fora das rotas turísticas tradicionais que encontramos novos olhares, sentimentos, sabores e perspectivas sobre cada destino. Em Fortaleza, não é diferente. Acostumados com a “dobradinha” sol e mar, a maioria dos visitantes, e mesmo de cearenses, esquece de conhecer, de fato, as raízes da cidade.

Gente, pelo amor de Deus, a capital do Ceará não é só praia! Prova disso, são alguns tours que eu descobri recentemente e tive a oportunidade de fazer por aqui.

Vá por mim: eles caem como uma luva para quem quer conhecer a cidade mais a fundo, seja você cearense ou turista. Por isso, eu resolvi dividir com os leitores do blog essa experiência.

Aliás, se você é daqui, saiba que “turistar” aonde se vive é uma delícia! Uma excelente oportunidade para sair da rotina. Dia desses, eu até escrevi como podemos ser turistas na nossa própria cidade. Veja aqui!

Mas voltando aos ditos passeios, eles são roteiros temáticos pela capital cearense envolvendo igrejas, arquitetura, gastronomia, esportes e muita história.

A idealizadora desses roteiros é a minha amiga e grande parceira do Blog Andarilho, Roberta Costa, guia de turismo e proprietária da Nova Lisboa Turismo.

Ao todo, são cinco tours, todos montadinhos para você embarcar e apenas se preocupar em curtir. Confira a seguir!

Andar com fé eu vou

Uma viagem pelos templos religiosos que ajudaram a construir a história de Fortaleza. Além de demonstrações de fé, os lugares visitados reúnem elementos artísticos e arquitetônicos, que mesmo quem já os conhece talvez nunca tenha notado. No roteiro, as igrejas de Fátima, Catedral, Pequeno Grande, Cristo Rei e do Líbano.

Você, que é de Fortaleza, tinha noção de que na Catedral estão guardados os restos mortais de religiosos importantes para o Ceará, como Dom Lustosa (1886-1974) e Dom Manoel (1874-1950), que foram arcebispos de Fortaleza?

Sem contar que é um deleite para os olhos contemplar a imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais da nossa Catedral.

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

Na Catedral de Fortaleza estão guardados os restos mortais de religiosos importantes para o Ceará Fotos: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

E as surpresas não param por aí! Os templos da capital cearense são marcados pela diversidade de estilos. Muitos moradores nunca atentaram para isso. Inclusive eu!

Inserida em um esplêndido conjunto arquitetônico, formado pelo Colégio da Imaculada Conceição, ocupando um quarteirão em frente à Praça Figueiras de Melo, a Igreja do Pequeno Grande, é um exemplo. Ela é a mais antiga em se tratando de estrutura original entre as igrejas que compõem o roteiro.

Destaca-se por suas linhas diferentes, de estilo neogótico, evidenciando a forte influência europeia em solo cearense.

No interior, o altar principal, todo em madeira trabalhada, rouba a cena, exibindo a imagem da Santa Ceia. Eu fiquei boquiaberto diante de tanta beleza. Eu desconhecia totalmente a história do lugar.

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

A Igreja do Pequeno Grande é a mais antiga em se tratando de estrutura original entre as igrejas que compõem o roteiro

Já na Igreja do Cristo Rei, eu jamais poderia imaginar que ali está guardada uma relíquia: uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, uma das primeiras esculpidas após as aparições, em 1917. Emocionante! Para saber mais sobre esse passeio clique aqui.

Contando histórias

Este tour foi uma surpresa para mim. Saindo da Praça do Ferreira, conhecida como coração da cidade, eu tive a chance de descobrir, em seu entorno, pontos – e muitos casos contados pelo guia -, que foram responsáveis pelo desenvolvimento de Fortaleza.

Ao longo do tempo, esta praça foi abrigando prédios históricos como o Cine São Luiz (foto de abertura do post), Hotel Excelsior e a Farmácia Oswaldo Cruz, que ainda hoje estão lá marcando a memória da cidade.

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

A Praça do Ferreira, conhecida como coração da cidade, é o ponto de partida do tour Contando Histórias

No entanto, o ponto alto da visita, para mim, foi um tour guiado pelo Cemitério São João Batista, que encerra o roteiro. Você que não conhece, não tem noção da aula de história da arte que vai ter ao pisar no local.

O cemitério mais antigo de Fortaleza abriga lápides com nomes importantes para a história e a cultura cearense. Figuras como general Sampaio, Juvenal Galeno, Barão de Camocim, Moreira Campos, Virgílio Távora e o religioso Frei Tito, preso pela ditadura militar, estão esculpidos nas lápides.

A arquitetura é outra característica que chama atenção à primeira vista. Colunas, esculturas e efígies vistosas decoram os túmulos.

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

A arquitetura é uma característica que chama atenção à no Cemitério São João Batista, que abriga lápides com nomes importantes para a história e a cultura cearense

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

Colunas, esculturas e efígies vistosas decoram os túmulos

E pensar que tanta gente cruza fronteiras e até oceanos para visitar locais em que o São joão Batista não deixa nada a dever. Os cemitérios da Recoleta, em Buenos Aires, e Père Lachaise, em Paris, são exemplos que estão nos roteiros turísticos dessas cidades.

Mais informações podem ser obtidas aqui.

Hora da Merenda

Existe coisa mais cearense do que dizer que vai merendar, ao invés de lanchar, como se fala em outras localidades do Brasil? Não, né? Pois nesse roteiro, a gente visita dois lugares emblemáticos da gastronomia tipicamente local para curtir aquela merenda: o Centro das Tapioqueiras e o Mercado São Sebastião.

Embora a cidade possua outros mercados, a escolha destes dois locais não foi por acaso!

“A tapioca faz parte da cultura do Ceará e nada como visitar um lugar onde existe uma variedade enorme de sabores. Já o São Sebastião, diferentemente de outros mercados públicos de Fortaleza, tem um foco muito grande na gastronomia regional e em produtos naturais do Ceará, indo bem além do artesanato, proporcionando, assim, vivenciar o cotidiano da cidade. Sem contar a sua estrutura de ferro histórica”, justifica Roberta.

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

A tapioca faz parte da cultura do Ceará e nada como visitar um lugar como o Centro das Tapioqueiras, onde existe uma variedade enorme de sabores

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

A estrutura do Mercado São Sebastião é histórica Foto: Fabiane de Paula

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

O Mercado São Sebastião foca muito grande na gastronomia regional e em produtos naturais do Ceará

Além de provar algumas delícias (inclusas no valor), escutei histórias curiosas e engraçadíssimas durante as visitas. Vale muito à pena. Saiba mais sobre o passeio aqui!

Gol Tour

Este passeio eu não cheguei a fazer, mas como faz parte do leque de opções disponíveis eu não poderia deixar de citar. Até porque quem é apaixonado por futebol vai adorar!

Trata-se de uma viagem pelo universo do futebol cearense após 104 anos de história e conquistas, que teve seu início em chão batido nas proximidades do Passeio Público.

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

A Arena Castelão é um dos destaques do Gol Tour

O tour tem como paradas a Arena Castelão, primeiro estádio a ficar pronto para a Copa do Mundo de 2014, e a sede do Ceará Sporting Club, o Vozão, que vai jogar a série A em 2018 ou a sede do Fortaleza, o tricolor de aço, que este ano vai brilhar na série B.

Ficou interessado? Basta clicar aqui e conferir!

Papo de Bar

Outro passeio que já está na minha lista. E se você ama cerveja deve estar na sua também! No roteiro, a loja Mestre Cervejeiro, empório de marca nacional, que tem a maior quantidade de rótulos do Brasil, onde degusta-se dois rótulos acompanhados de um beer sommelier.

Depois, segue-se para a Cervejaria 5 Elementos, fábrica de cerveja artesanal local, onde é possível ver a produção e também tomar uma breja. Mais detalhes aqui.

Fortaleza cinco passeios além do básico para viver a cidade Blog Andarilho

Na Cervejaria Artesanal 5 Elementos é possível ver a produção e também tomar uma breja

Os passeios duram de quatro a cinco horas e custam entre R$ 120 e R$ 180 por pessoa e incluem transporte com ar-condicionado a partir do hotel de onde você estiver hospedado (se você for morador de Fortaleza, o local de saída é a combinar), acompanhamento de guia cadastrado pelo Ministério do Turismo, água durante o percurso, ingressos e degustações, quando for o caso.

Mesmo que só haja você interessado em fazer um desses passeios na data escolhida, saiba que ele acontecerá do mesmo jeito, pois não há a necessidade de fechar um grupo mínimo de pessoas. Bacana isso, né?

Para mais informações sobre cada tour, o que está incluso, preços e agendamento você pode saber acessado aqui.

Em outros posts eu falarei detalhadamente sobre os passeios que eu já fiz.

 

E aí, gostou das dicas?  Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

Também dá para encaminhar por e-mail e mandar pelo WhatsApp (se você estiver usando um celular).

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Está pensando em visitar Fortaleza? Pois veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Monte sua viagem com a gente

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Para procurar voos baratos para Fortaleza , acesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel na cidade clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Vai querer alugar um carro para circular pelo Ceará? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.

Se você estiver sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

4 Responses
  • Gabriela Martins
    fevereiro 8, 2018

    Parabéns! Perfeito o texto, estou planejando conhecer Fortaleza e com certeza iriei usar todas informações aqui colocadas.

    Sucesso sempre!

    • Anchieta Dantas Jr.
      fevereiro 9, 2018

      Obrigado Gabriela!

      Fico feliz que você tenha gostado do meu trabalho. Contate essa agência por meio do link que está no texto que a Roberta, a proprietária, terá todo o prazer em lhe ajudar.

      Se puder fazer suas outras reservas por meio dos outros parceiros por meio dos links no blog eu lhe agradeço de todo coração. Você não vai pagar nada a mais por isso e estará me ajudando a manter o site.

      Qualquer dúvida é só perguntar.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Florinda
    agosto 11, 2021

    Infelizmente o passeio andar com fé
    Que me interessou muito não está sendo realizado

    • Anchieta Dantas Jr.
      agosto 12, 2021

      Que pena, Florinda! Deve ser por conta da pandemia. Tomara que retorne o quanto antes, porque eu fiz esse passeio e adorei!

      Abraços,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *