Portugal: o Porto passará a cobrar taxa de turistas

por

Mais uma cidade europeia resolveu adotar a cobrança de taxas para regular o crescente fluxo de turistas. Atualmente, em alta no Velho Mundo, devido não só à sua beleza, arquitetura e história, mas também pelos fortes investimentos que vem fazendo em seu potencial turístico, o Porto, a segunda maior cidade de Portugal, vai passar a cobrar, a partir de 1º de março de 2018, dois euros por noite de estada e será aplicada para hóspedes maiores de 13 anos e por um período máximo de sete noites. A informação é da Agência de Notícias de Viagens e Turismo Presstur.

Assim, quem visitar o Porto desta data em diante desembolsará, por exemplo, seis euros se decidir permanecer por três noites na cidade, ou 14 euros se ficar sete noites.

No entanto, se o período da visita passar de sete noites o valor a ser pago pelo turista ficará fixado em 14 euros, obedecendo o limite máximo de cobrança estabelecido.

A cobrança será feita junto com as diárias pagas nos meios de hospedagem e repassadas pelos hotéis para o governo.

Ficam isentos da taxa de turismo apenas os visitantes que se desloquem ao Porto para tratamentos médicos, bem como aqueles que tenham taxa de incapacidade superior a 60%.

A justificativa para essa taxa, explicaram os legisladores locais, é a necessidade de “assegurar fontes de financiamento” para compensar o “desgaste inerente à pegada turística” e poder manter o Porto como “destino de referência sustentável”.

Quem conhece o Porto, sabe como o seu cotidiano é pacato e seria uma pena que isso acabasse.

É aquela história, enquanto o turismo causa um grande benefício econômico para um local, por outro lado, traz efeitos que não são de todo positivos para quem nele vive.

O fluxo exacerbado de visitantes, apontam os estudiosos no tema, é capaz de afetar uma cidade o suficiente para mudar sua dinâmica cotidiana – em casos extremos, sendo motivo até para a criação de movimentos da chamada “Turismofobia”.

Quem não lembra de movimentos nessa direção em Amsterdã, Barcelona e Veneza? O assunto, inclusive, já foi tema de post aqui no blog. Confira: Há quem odeie turistas? Veja oito lugares que os rejeitam.

Ainda em Portugal, Lisboa, sua capital, cobra taxa de um euro por noite de estada limitada a um período máximo de sete noites, desde 2014.

Dá para fugir dessa taxa?

Dá! Mas desde que você se hospede na casa de amigos ou familiares, como eu fiz em junho deste ano em Lisboa, pois o governo não tem o controle, ao contrário do que acontece com os hotéis, hostels e afins.

Planeje sua viagem com a gente

Está pensando em conhecer Portugal e o Porto? Veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Com a gente, é possível montar uma viagem inteirinha sem sair de casa e com poucos cliques. Olha só!

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Para procurar voos baratos para Portugalacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel em Terras Lusitanas pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem. Não viaje sem seguro. Evite perrengues.

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

 

Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem sabendo sobre a cobrança dessa taxa aos turistas que visitarem a cidade do Porto? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no  Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *