Encontre Wi-Fi gratuito pelo mundo

by

Estando ou não viajando, encontrar Wi-Fi gratuito é sempre bom. Ainda mais depois que as operadoras de telefonia móvel passaram a cortar o acesso à internet quando a franquia de dados contratada atinge o limite. Antes, elas só diminuíam a velocidade, mas para quem aderiu ou migrou para planos novos funciona dessa forma, e se quisermos continuar acessando temos que contratar megas adicionais até o próximo ciclo de faturamento, quando o serviço é novamente ativado.

E em se tratando de uma viagem ao exterior, então, ter acesso à internet sem fio gratuita é quase uma questão de sobrevivência, dado o alto custo do uso de dados se utilizarmos o nosso chip nacional lá fora.

Assim, o que você acharia de um aplicativo para smartphones e tablets que fornece para o usuário informações sobre conexões Wi-Fi gratuitas, em todo o mundo, próximas ao local que ele está? Pois essa é a proposta do Instabridge, disponível sem custo para dispositivos Android e iOS (iPhone). Detalhe: apesar deste nome, ele não tem qualquer relação com o Instagram, pois pertence a uma start-up sueca.

Quando recebi as informações sobre esse aplicativo, é claro que me interessei de imediato! E como estava próximo a fazer mais uma viagem internacional, nada mais oportuno do que testá-lo. Pois bem, assim o fiz e agora deixo aqui a minha avaliação.

Funcionalidades

De fato, o Instabridge é bem interessante e a sua utilização bastante simples. Quando abrimos o aplicativo, surge logo uma tela chamada “Conectar-se a um Wi-Fi”. Ali são exibidos todos os pontos nas proximidades e se a senha é compartilhada, ou seja, se está gravada no aplicativo para que você também possa acessá-lo diretamente. Daí, se algum desses pontos estiver ao alcance e com um bom sinal é só se conectar.

 

Caso não apareça nenhuma rede disponível ao seu alcance, é só abrir o menu e escolher a opção “Ande até um Wi-Fi”. Daí, o Instabridge informa os pontos nos arredores e quando tempo você leva caminhando até chegar lá. Além disso, ainda destaca se as redes listadas costumam funcionar, se são abertas e se não forem abertas se a senha é compartilhada. Para completar ainda exibe um ícone que ao clicarmos abre um mapa mostrando como chegar até eles. Sensacional!

 

 

Se preferir ver direto em um mapa todos os pontos de internet disponíveis nas proximidades, ao invés de um formato de lista, é só escolher essa ação no menu.

Durante uma viagem

Há também a opção “Configurações de Viagem”, onde o aplicativo disponibiliza, até o momento, pouco mais de 275 mil Wi-Fis e senhas que podem ser consultados off-line, ou seja, sem necessitar estar conectado ao 3G ou 4G para descobri-los. Para isso, é necessário baixar os arquivos. Se optar por fazer o download para o mundo todo, eles ocupam 229 MB de dados da memória do seu dispositivo.

 

No entanto, você pode fazer baixar os arquivos apenas da região em que vai estar, economizando armazenamento, podendo deletar quando voltar de viagem.

As opções por região são África, dividida em ocidental (17 países, 478 KB de dados), oriental (20 países, 492 KB de dados), Norte da África (7 países, 2 MB de dados), Centro da África (9 países, 280 KB) e Sul da África (5 países, 506 KB); América do Sul (14 países, 84 MB); América Central (8 países, 8 MB); América do Norte (5 países, 38 MB); Caribe (28 países, 1 MB); Ásia, dividida em Oriental (8 países, 3 MB), Sul da Ásia (9 países, 6 MB), Ásia Central (5 países, 166 KB) e Ásia ocidental (18 países, 7 MB); Europa, podendo escolher entre Sul da Europa (17 países, 24 MB), Europa Oriental (10 países, 9 MB), Norte da Europa (16 países, 14 MB) e Europa ocidental (9 países, 20 MB); e, por fim, Oceania, que por sua vez tem como divisões Austrália e Nova Zelândia (3 países, 1MB), Melanésia (5 países, 27 KB), Micronésia (7 países, 9 KB) e Polinésia( 10 países, 12KB).

Adicionando uma rede

Ao mesmo tempo, o usuário também pode adicionar novos pontos de internet sem fio em qualquer lugar do planeta, caso tenha permissão para compartilhar a senha (o recomendado), se a rede não for aberta. Para isso, o aplicativo pergunta se temos essa permissão.

Outra coisa bacana, é que uma vez instalado ele nos ajuda a acompanhar o uso de dados no dispositivo, mostrando o quanto foi usado de dados via Wi-Fi e via 3G ou 4G.

E mais: além do gerenciamento das informações do uso de dados, os usuários podem salvar as redes, avaliar as conexões e deixar opiniões e análises para os outros internautas.

Conclusão

Enfim, utilizei esse aplicativo em Malta, na França e em Portugal, por meio de um Smartphone LG G4 à época, e não tive o menor problema. Baixei os arquivos para essa região da Europa e foi muito tranquilo.

Ao mesmo tempo, ele também me agradou visualmente, assim como achei sua interface intuitiva e bem bonita. Eu gostei tanto, que já fiz o download do Instabridge no meu novo smartphone e a versão mais recente está mais bacana e intuitiva ainda. Portanto, recomendo esse aplicativo não só em viagens, mas também para utilizá-lo em sua cidade.

Gostou da dica? Então, compartilhe na suas redes sociais para mais gente ficar sabendo. E para não perder nada no blog, não deixe de assinar a nossa Newsletter.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *