Desapegue: viajar apenas com a mala de mão tem suas vantagens!

by

O desapego virou moda. Tenha você aderido ou não à ideia, ele veio para ficar! E trazendo para o nosso universo, o de quem gosta de viajar, cai como uma luva em tempos em que as companhias aéreas passaram a cobrar pelo despacho de bagagem. Tudo bem que em uma viagem mais longa a coisa possa não funcionar bem dessa forma.

Considerando 15, 20 ou mais dias fora de casa, hei de concordar que, para muita gente, seja muito difícil embarcar somente com uma mala de mão. Não há como negar que isso envolve paradas no meio do caminho para lavar algumas peças de roupas ou adquirir itens localmente.

Mas se você fizer um esforcinho, dá sim para, tranquilamente, passar até uns 12 dias viajando apenas com a mala de mão. Pus isto à prova durante o ano de 2017. Nesse período, eu consegui fazer quatro viagens – sendo uma de quatro dias, outras duas de cinco e mais uma de 12 dias -, viajando dessa forma.

E olha que nessa viagem mais longa eu ainda tive que acomodar na bagagem um terno e um sapato social, pois fui convidado a ir a um casamento.

Além da pequena mala nas dimensões e peso permitidos pelas companhias aéreas por meio das quais eu voei, cheguei a levar apenas uma bolsa a tiracolo ou uma mochila leve e pequena às costas com eletrônicos e documentos.

E sabe de uma coisa? Foram as viagens mais leves e ágeis que eu pude realizar. A sensação de liberdade, de não ter que carregar peso e nem ficar preocupado com extravio de bagagem são impagáveis!

Por isso, eu estou começando a adotar o conceito do desapego em viagens e resolvi focar nesse post as vantagens de viajar só com a bagagem de mão.

As vantagens de viajar só com a bagagem de mão

Economia

As companhias aéreas não cobram por bagagem de mão, e mesmo com algumas mudanças nas regras da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em relação ao seu peso (que agora permite até 10 kg), ela se mantém gratuita.

Lembrando que despachar bagagem pode sair caro, principalmente quando o volume pesa mais que a quantidade especificada pela empresa.

Viagens mais rápidas

Se você estiver viajando apenas com a bagagem de mão e fizer check-in online, não será necessário entrar em filas antes de ter acesso ao portão de embarque. O que é extremamente prático para não perder tempo no aeroporto.

E levar apenas a bagagem de mão se torna melhor ainda no desembarque! Você não vai precisar ficar esperando sua mala aparecer na esteira, o que pode consumir o tempo de qualquer viajante.

Sem malas extraviadas

Ao carregar seus pertences consigo, dois riscos mais enfrentados por quem despacha bagagem são eliminados: extravio e danos a objetos pessoais.

Todo o que for necessário para os dias fora de casa estará sempre perto de você e longe das mãos de funcionários nem sempre cuidadosos com os pertences dos passageiros.

Sem contar que você não precisará se preocupar tanto com acessórios de segurança para proteger suas malas. Entre eles, aqueles caríssimos envelopamentos com plástico que encontramos nos aeroportos.

Veja aqui como proteger sua mala em viagens

Locomoção facilitada

Viajar leve é o que há! Já pensou a maravilha que é poder andar pra lá e pra cá, sem se preocupar com o peso da sua mala?

Mesmo aquelas com rodinhas podem ser desconfortáveis se forem muito grandes ou estiverem muito pesadas para quem certamente não terá um carro à disposição.

Praticidade na hora de se vestir

É comum colocarmos muito mais coisas do que realmente precisamos, e voltarmos com peças que nem usamos. Entretanto, ao levar poucas roupas, não perdemos tempo escolhendo entre muitas opções para vestir.

O que levar na bagagem de mão

Nada além do necessário, o que exclui pares de sapato extras, diferentes opções de camisas e camisetas, secador de cabelo, entre outros itens que costumam fazer parte de quem peca pelo exagero na hora de viajar.

Quer uma dica? Tente lembrar da sua última viagem e veja o que você levou e nem sequer tirou da mala (peças, sapatos e acessórios) e que, no fim das contas, só pesaram! Já dá para ir eliminando um monte de coisa.

E tem mais: caso você esqueça de algum item, há sempre a possibilidade de comprar algo no destino.

Confira aqui um Guia para uma mala leve e prática

Outra coisa: ao arrumar a sua bagagem de mão, atente para as regras das companhias aéreas: o que pode e o que não pode ir na cabine com você. Essa informação facilmente pode ser encontrada no site de cada empresa.

De olho na necessaire

Nada de levar aquelas embalagens enormes de shampoo, condicionador e cremes. A melhor necessaire é aquela que tem tudo e ainda assim é compacta.

Se a necessaire for transparente, melhor! Facilita bastante na hora de encontrar o que procura e de passar no Raio X dos aeroportos. Pode até vir a dispensar aqueles saquinhos plásticos exigidos para o transporte de líquidos e géis.

Assim, a sugestão é comprar embalagens próprias para viagem vendidas em farmácias, magazines e casas de cosméticos onde você pode colocar seus produtos e higiene pessoal e beleza.

Como viajar apenas com a bagagem de mão

A sugestão é comprar embalagens próprias para viagem

Outra ideia é utilizar os amenities de hotel ou comprar cosméticos vendidos em tamanho para viagem.

Vale lembrar que há limites e especificações para líquidos nas bagagens de mão. É importante seguir as regras para não ter que despachar a bagagem na última hora ou jogar fora, por exemplo, o seu perfume predileto.

Lembre-se de identificar todos os potes com etiquetas e colocá-los dentro de sacos vedados para não ter problemas, especialmente em voos internacionais. Em viagens ao exterior, o limite permitido são até dez embalagens com 100 ml cada.

Que tipo de mala escolher

Se você estiver com dúvida em qual tipo de mala usar, sugiro que opte por mochilas ou bolsas macias, de tamanhos menores, com alças e bolsos internos.

Claro que você pode usar aquelas malas com material resistente – que são lindas e  inclusive eu adoro -, mas vamos combinar que modelos maleáveis são mais adaptáveis ao espaço disponível e bem mais versáteis para caber coisas.

Ou seja, você pode moldar esse tipo de mala, para que ela caiba em qualquer lugar, sendo possível ainda aproveitar melhor todo o espaço interno e bolsos.

Como viajar apenas com a bagagem de mão

Mochilas ou bolsas macias, de tamanhos menores, com alças e bolsos internos são mais indicadas

Outro detalhe importante: a bolsa escolhida deve respeitar o tamanho e o peso permitidos para bagagens de mão de cada companhia aérea.

A companhias aéreas brasileiras (GOL, Latam, Azul e Avianca) adotam as mesmas regras de peso, ou seja, todas permitem bagagens de até 10 kg.

As dimensões permitidas, entretanto, dependem de cada companhia aérea, e as medidas das malas estão sendo rigidamente cobradas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Deixe objetos mais pesados para a bolsa pessoal

Se você estiver viajando com câmera fotográfica, notebook, livros e outros objetos mais pesados, prefira colocar todos eles na sua bolsa pessoal.

Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão e mais uma bolsa pessoal (que pode ser uma bolsa de ombro, um mochila ou uma sacola pequena).

Dificilmente essa bolsa será pesada na hora do check-in, por isso, deixa para guardar dentro dela objetos mais sensíveis e também mais pesados.

Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem.

E as compras, o que faço com elas?

Se você é consumista, eu aposto que já foi logo se perguntando o que fazer com as compras, não é? Outra vantagem de levar apenas a bagagem de mão é não ter espaço para muitas compras. Mais uma economia!

De qualquer forma,ninguém é de ferro e uma lembrancinha – pequena, é claro – é sempre bem-vinda. Mas a dica aí é levar uma sacola dobrada e, no fim da viagem, quando nada estiver mais cabendo, você ganha mais essa bolsa. Pode também comprar esse volume extra no destino.

Outra dica para quem gosta de comprar enquanto viaja é deixar para fazer isso na última parada. Daí você evita ficar todo o trajeto carregando mais peso do que levou.

A experiência faz o bom viajante

E não tem mágica! A experiência é que faz o bom viajante. Comece diminuindo a bagagem aos poucos e daí, um belo dia, você conseguirá viajar apenas com a bagagem de mão.

Resumindo: viajando leve, certamente terá mais disposição para aproveitar o que lhe espera!

E aí, dá para encarar viajar só com uma mala de mão? Deixe sua opinião no espaço reservado aos comentários, logo no final do post. Eu e os outros viajantes vamos adorar saber.

 

Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto. Também dá para encaminhar por e-mail e mandar pelo WhatsApp (se você estiver usando um celular).

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Está pensando em viajar? Já sabe o destino, se dentro ou fora do Brasil? Pois veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Monte sua viagem com a gente

Conosco, é possível montar a sua viagem inteirinha sem sair de casa ou de onde estiver e com poucos cliques.

Além disso, fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não pagará nada a mais por isso e ainda ajudará a manter o nosso trabalho.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens. Olha só!

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 10 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Agora se você está a fim de navegar pelos 7 mares, veja os cruzeiros da nossa parceira Costa Cruzeiros. Há sempre novidades e promoções!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *