As 10 cidades mais visadas pelos batedores de carteira e como se prevenir

by

Viajando a lazer ou a negócios, seja dentro do Brasil ou ao exterior, sempre há o risco de termos algum pertence furtado, roubado ou mesmo extraviado. Isto pode acontecer tanto no aeroporto, como dentro do próprio hotel e na rua. Aliás, nem na nossa própria cidade estamos livres disso, né?

Mas daí você pensa: ah, mas isso é mais fácil de acontecer se eu viajar para países de terceiro mundo, onde há mais lugares perigosos, certo? Não necessariamente. Aliás quem me conhece sabe que sempre falo isso.

E, agora um levantamento feito pelo TripAdvisor, a maior comunidade de viajantes do mundo, com base na avaliação de seus milhares de usuários, veio a confirmar o que eu digo.

Ao contrário do que se poderia imaginar, não são as cidades do terceiro mundo que integram o ranking das “dez cidades com mais batedores de carteira”, e sim (pasme!) oito grandes cidades europeias. Complementam a lista apenas uma capital sul-americana e outra asiática.

Confira, a seguir, as “dez cidades mais visadas pelos batedores de carteiras”, segundo o TripAdvisor:

1. Barcelona, Espanha

A área das Ramblas, uma das mais turísticas de Barcelona (foto principal) tanto de dia como de noite, é uma das preferidas pelos batedores de carteira, de olho nos visitantes descuidados.

2. Roma, Itália

Enquanto se admira a Fontana de Trevi, o Coliseu ou o Panteão é bom ter cuidado com a câmara fotográfica ou o smartphone. Nesses lugares, a aglomeração de pessoas facilita o trabalho dos ladrões.

3. Praga, República Checa

A cidade é linda e não tem como evitar a aglomeração de turistas que param para admirar e fotografar as vistas e prédios históricos. De novo, multidão é sinônimo de facilidade para os ladrões. A Charles Bridge é um dos locais preferidos pelos batedores de carteira.

4. Madri, Espanha

No mercado El Rastro, no metro ou mesmo em alguns museus há esquemas sofisticados de roubo de carteiras que podem pegar o turista mais desprevenido.

5. Paris, França

Deve-se estar especialmente atento aos seus pertences nos arredores da Torre Eiffel, na Basílica de Sacré-Coeur e no metrô, mesmo este sendo bem policiado.

6. Florença, Itália

Conhecida como uma galeria de arte a céu aberto, esta é outra cidade onde a beleza dos prédios, igrejas e monumentos, como o Davi de Michelangelo na Piazza della Signoria, juntam multidões de turistas.

Assim, antes de se deleitar com tudo isso, certifique-se que os seus pertences estão seguros.

7. Buenos Aires, Argentina

Junto com os problemas recorrentes das outras cidades da lista, fique atento a este esquema: se de repente cair cocô de passarinho na sua roupa (o que provavelmente será mostarda) e alguém se apressa para vir limpar com um guardanapo, estranhe.

8. Amsterdã, Holanda

Não se deixe contagiar com a atmosfera tranquila da capital holandesa. A cidade é encantadora, mas cheia de “profissionais” prontos para se aproveitar de uma distração sua. Em especial no centro histórico e nos canais.

9. Atenas, Grécia

Outra cidade repleta de atrativos, mas também de amigos do alheio. Dessa forma, mantenha sua, carteira, câmera, celular e afins bem guardados ao circular por locais muito frequentados pelos turistas, como a Acrópole.

10. Hanói, Vietnã

A capital vietnamita tem a mesma combinação perigosa das demais cidades que integram a lista: muitas atrações ao ar livre, muitos turistas se aglomerando e habitantes locais “espertos” tirando proveito disso.

 

Das dez cidades listadas, eu só ainda não estive em Hanói. Os lugares que menos me senti seguro em relação a batedores de carteira foram Barcelona, Roma e Paris, tendo presenciado, inclusive a ação de alguns deles.

Mas claro, que esse tipo de crime pode ocorrer em qualquer lugar, por isso não custa ficar esperto, né?

Até porque, ainda de acordo com o TripAdvisor, nem sempre os furtos são apenas do tipo “mão leve” ou “agarra e corre”, envolvendo muitas vezes esquemas mais elaborados, nos quais distraem a vítima ou em que se cria condições para que um desconhecido se aproxime e encoste no viajante. Por isso, confira, abaixo, algumas orientações!

Cinco dicas para prevenir roubos e furtos em viagens

  1. Nunca deixe sua carteira ou valores nos bolsos de trás das calças, mesmo que eles tenham zíper ou botões. Esse é, de longe, o alvo mais fácil para um ladrão.
  2. Cuidado com as táticas de distração. Deixar algo cair perto de você, esguichar algo na sua roupa, dar um empurrão ou mesmo começar uma discussão ou briga nas proximidades podem ser meios para fazer você se distrair e deixar os seus bens desprotegidos.
  3. Ladrões que agem contra turistas muitas vezes atuam em pares e nem sempre têm aparência suspeita. Muitas vezes, pessoas que você não consideraria uma ameaça, como crianças ou idosos, podem fazer parte de um grupo mal intencionado.
  4. Fique alerta em lugares fechados e corredores. Evite ficar perto das portas de trens suburbanos e carros de metrô, pois nesses locais podem agir mais facilmente contra você.
  5. Procure evitar encher sua bolsa ou carteira com trocados, moedas e papeizinhos. Quanto mais vazios elas parecerem, menos atrativas serão para os ladrões.

 

Quer mais tranquilidade em sua viagem? Então não deixe de conferir:

Seis dicas para manter o passaporte seguro em viagens

 

Gostou desse post? Então compartilhe nas redes sociais para que seus amigos também vejam. Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

2 Responses
  • Fileto Rodrigues
    agosto 9, 2017

    Júnior você é craque em tudo que faz. Sou testemunha presencial e ocular do seu trabalho. Há uns 4 anos viajamos, sob seu comando, por vários (mais de 10) países da Europa durante 31 dias e tudo saiu conforme planejado e agendado por você. Não tivemos qualquer problema nos hotéis em que ficamos. Valeu, meu querido amigo!

    • Anchieta Dantas Jr.
      agosto 20, 2017

      Muito Obrigado! Conte com o blog para planejar a suas viagens. Aqui terá tudo que precisa. Abraços!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *