Dez dicas para não perder tempo no aeroporto

por

Quem costuma viajar de avião com frequência, observou, nos últimos anos, um aumento como nunca se viu na quantidade de pessoas passando pelos aeroportos brasileiros. O número para o ano de 2016 ainda não foi fechado, mas para você ter uma ideia, só em 2015, as empresas aéreas brasileiras transportaram, em voos domésticos, mais de 96 milhões de passageiros (Isso é quase a metade da população do país!), segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É muita gente circulado por esses aeroportos, na maioria dos casos, sem estrutura e despreparados para acomodar todo esse pessoal, o que resulta em inconvenientes como filas, atrasos, cancelamentos e uma série de inconvenientes que podem tornar a experiência de uma viagem bem estressante.

Mas será que precisa ser assim? Acredito que não. Mas enquanto nossas autoridades não dão um jeito nessa situação, com ajuda do site de busca de passagens aéreas Kayak e ainda com hábitos que fui adquirindo ao longo de minha vida de viajante, eu preparei uma listinha com dicas bem simples que se não ajudam a contornar pelo menos minimizam um pouquinho esses problemas, fazendo com que cheguemos mais rápido ao portão de embarque da aeronave.

Para facilitar, eu vou separar esses conselhos em cinco momentos:

Antes de sair de casa

  • Faça o seu check-in online. Isso pode poupar bastante tempo, especialmente se você não for despachar a bagagem. Chegando ao Aeroporto é só confirmar o portão e seguir para a sala de embarque.
  • Acompanhe o status do voo. Não há nada pior do que correr para o aeroporto e descobrir que ele está atrasado ou foi cancelado. Para isso, há aplicativos como o Voos Online, disponível gratuitamente para Android e iOS (iPhone), que dá informações sobre horários, atrasos e cancelamentos de acordo com a companhia aérea, número do voo ou por aeroporto. Quando eu estou no exterior, utilizo o FlightAware, também para download sem custos (Android e iOS). Além disso, o próprio Kayak, inclusive, também possui um rastreador de voos no seu aplicativo para iOS e Android.

Antes do check-in

  • Prepare seus documentos. Se não você fez o check-in online e/ou tem bagagem para despachar, tenha a passagem e seu documento de identificação em mãos antes de chegar a sua vez no balcão da companhia aérea, a fim de agilizar o processo.
  • Pese a bagagem. Muitos aeroportos têm balanças instaladas em frente às filas para o check-in. Se você desconfiar que está levando mais do que deve – e quiser evitar as pesadas taxas por excesso de peso -, você pode fazer isso e passar para a bagagem de mão (também respeitando o limite de peso da companhia aérea) o que for possível antes de despachar a sua mala. Se estiver viajando acompanhado, melhor, pois poderá equilibrar o peso entre a sua mala e a de seu companheiro de viagem.

Antes de passar pelo controle de segurança

  • Lembre-se: líquidos e itens em gel devem ir preferencialmente na bagagem despachada, principalmente em voos internacionais. Quanto menos itens na bagagem de mão precisarem ser escaneados individualmente, mais rápido você passará pela segurança. Mas se mesmo assim você tiver que levar esses produtos consigo, coloque o mínimo possível – e fique sempre dentro do limite permitido de 100 ml por frasco, totalizando no máximo 1 litro (10 frascos de até 100 ml cada), acomodados em um saco transparente de 20 x 20cm.
  • Evite acessórios metálicos. Nada mais desagradável para você e para os outros passar um tempão colocando todos os objetos no cesto – relógio, cinto, óculos escuros, sapatos com adornos de metal etc, etc, etc… Se não puder evitar ter que usá-los, já fique preparado para pôr os itens nos cestos antes de passar pelo controle de segurança. Ou então retire seus acessórios e coloque-os logo na bolsa ou mochila.
  • Use calçados sem cadarços. Esta é uma dica bastante valiosa quando se está viajando para ou dentro dos Estados Unidos, onde você precisa remover os sapatos ao passar pela segurança. Isso facilitará a retirada, economizando tempo.
  • Use uma jaqueta com bolsos. Além de lhe proteger do frio do avião, ela pode lhe ajudar ao passar pela segurança mais rápido. Sabe como? Ponha suas moedas, chaves, celular, documentos, carteira e cartão de embarque nos bolsos e, daí, simplesmente remova a jaqueta e coloque-a no cesto do raio X. Depois é só vesti-la rapidamente sem se preocupar em recolocar todos esses objetos em seus devidos lugares.

Após o controle de segurança

  • Dirija-se logo para o portão informado no seu cartão de embarque e não deixe de acompanhar nos monitores se não houve qualquer alteração. Assim, no momento da chamada, com todos os passageiros presentes, o embarque será mais rápido, evitando atrasos.

No momento do embarque

  • Mantenha seu documento de identificação e o cartão de embarque preparado para mostrar ao funcionário da companhia aérea antes de entrar no avião, pois isso também torna o processo mais ágil.

Acredito que se todo viajante sempre tiver isso em mente dá para tornar nossa passagem pelos aeroportos bem mais agradável, não acha?

Se você gostou das dicas, não deixe de compartilar esse post com seus amigos em sua redes sociais. E para sempre ficar por dentro do que acontece aqui no blog cadastre-se na nossa Newsletter.

2 respostas
  • Ataide's por aí
    janeiro 24, 2017

    Excelente post!

    • Anchieta Dantas Jr.
      janeiro 24, 2017

      Ataíde,obrigado por sua visita. Continue a nos acompanhar. Um abraço!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *