Pré-embarque: dez coisas para fazer uma semana antes da viagem

por

Normalmente, eu começo a organizar minhas viagens internacionais seis meses antes e as nacionais com cerca de três meses de antecedência. É nesse período que dou início à busca de informações sobre o destino, para saber o que tem para ver e fazer nos lugares que vou visitar e, assim, dimensionar a duração da viagem. A partir daí, vem a pesquisa de preços e a compra das passagens aéreas, as reservas de hospedagem, a solicitação de visto, caso seja necessário, e a elaboração do roteiro.

No entanto, na semana da viagem, não basta arrumar a mala e embarcar. Existem questões que merecem a nossa atenção para que o que planejamos com antecedência saia como previsto.

E é sobre isso que quero falar com você nesse post: o que chamo de lista de pré-embarque, ou seja, o que fazer uma semana antes de embarcar.

Essa relação foi elaborada de acordo a experiência que eu adquiri durante os 11 anos que venho viajando, até conseguir sair de casa rumo ao aeroporto com a sensação de que posso viajar tranquilo.

Embarque tranquilo, veja a seguir dez coisas para fazer uma semana antes de viajar!

1. Imprima os comprovantes de viagem

Apesar de toda tecnologia à nossa disposição, o que torna possível viajar com tudo guardado na memória do smartphone ou arquivado na nuvem (Google Drive, One Drive ou Dropbox, por exemplo), para ser acessado quando precisarmos, é recomendado ter os principais documentos comprobatórios da viagem em meio físico.

No caso de viagens internacionais, a imigração da maioria dos países costuma pedir documentos como a passagem de volta, o seguro viagem, a comprovação de hospedagem, e, nesses momentos, é aconselhável ter os mesmos impressos.

Leve tudo que sirva para comprovar que você está entrando legalmente no país e que pretende deixá-lo na data especificada na passagem de volta ou de expiração do seu visto.

Ter esses comprovantes em mãos também ajuda na hora de preencher o formulário da imigração, solicitado para entrar em alguns países, onde perguntam o endereço onde vamos vai ficar, por quanto tempo e o propósito da viagem.

Para facilitar, organize tudo em uma pequena pasta e leve com você na bolsa ou bagagem de mão.

Leia também

Que documentos são necessários para crianças viajarem e se hospedarem

Saiba que documentos são necessários para sua viagem à Europa

2. Salve cópia online dos documentos

Mesmo com toda os comprovantes da viagem impressos e seus documentos pessoais em mãos (passaporte, RG, cartões de crédito e de débito), recomendo, como forma de segurança, que você crie uma pasta online com a cópia de todos eles, o que pode ser feito via Google Drive, One Drive ou Dropbox.

Isso é importante, pois o material poderá ser acessado não só por você, mas também compartilhado com sua família, pois ali estarão todas as informações da sua viagem – nomes de hotéis, endereços, datas de passagens, fotos dos documentos, etc.

Isto serve para tranquilizar quem vai ficar em casa, pois saberão onde você deverá estar em cada data, caso não dê notícias e também porque dá para imprimir os arquivos de onde você estiver e tendo as fotos de todos os documentos salvas, em caso de perda, facilita na hora de conseguir novos.

3. Relacione endereços, telefones e dados importantes

Registre em um caderno de anotações ou digite e imprima, levando com você, endereços de amigos e familiares no destino, da embaixada ou consulado do Brasil, os telefones, números de cartões de débito e de crédito, com dados, incluindo os telefones das centrais de atendimento, para o caso de necessitar.

É a maneira mais fácil de ter tudo a mão quando for preciso, sem depender da tecnologia, que pode lhe deixar na mão por falta de acesso à internet em um dado momento ou para o caso de a bateria do seu celular ou do computador estiver descarregada.

4. Desbloqueie o uso dos cartões no exterior

Se você vai levar o seu cartão de débito e/ou crédito em viagens internacionais, não esqueça de avisar ao seu banco/administradora sobre a sua viagem, liberando o uso fora do Brasil.

Dessa forma, a instituição financeira saberá que o cartão será utilizado presencialmente em outros países e autorizará as compras e saques sem suspeitar de fraude.

É possível fazer esse procedimento online, em poucos minutos, via site ou aplicativo do banco.

5. Agende seus pagamentos e transferências bancárias

Nada mais chato do que esquecer de pagar uma conta ou não ter saldo suficiente na conta bancária para cobrir uma despesa extra e ter que pagar juros por isso.

Portanto, se já não estiverem, coloque em débito automático todas as contas que vencem no período da viagem e programe as transferências de dinheiro de suas aplicações para a conta corrente para cobrir o saldo se necessário.

6. Faça backup das fotos e esvazie cartões de memória

Imagina se acontece alguma coisa com o seu celular e você perde não só as fotos da viagem, mas também aquelas tiradas anteriormente? Ou ainda, tão ruim quanto, receber aquele aviso irritante de “memória insuficiente” bem no meio de um passeio incrível?

Portanto, libere espaço no aparelho. Faça um backup no seu computador ou em nuvem das fotos constantes na memória do celular ou do cartão inserido no mesmo, assim como da sua câmera fotográfica, viajando tranquilo, com memória suficiente para registrar todos os momentos da nova viagem.

Caso goste de tirar muitas fotos, recomendo levar um cartão de memória extra ou ir esvaziando os dispositivos ao longo do caminho em um HD externo ou fazendo o upload das imagens para a nuvem.

7. Faça cópia do passaporte para levar no dia a dia

Não gosto de sair com o meu passaporte por aí, pois tenho medo de ser roubado, esquecer em algum lugar ou qualquer outro incidente.

O que costumo fazer é tirar uma cópia da página com os meus dados (incluindo a parte com a assinatura) e mandar plastificar.

Não serve como documento oficial, é bom ficar claro, mas saiba que portar uma cópia ao andar pelas ruas de uma cidade é aceito pela polícia em muitos países e se você for solicitado a apresentar o original, normalmente tem até 24 horas para fazê-lo junto às autoridades locais. Mas é bom consultar ao chegar ao destino.

Além disso, há lugares que costumam aceitar sem problemas para provar que sou o dono do cartão de crédito que está sendo utilizado em uma compra ou para comprovar a minha idade e nacionalidade.

Veja aqui Seis dicas para manter seu passaporte seguro em viagem

8. Contrate um seguro viagem

Nunca viaje sem seguro. Se você já não o tiver feito, é hora de provicenciar. Como o preço não costuma variar, tem quem deixe para comprar as vésperas do embarque, ou antes caso surja alguma promoção. Só não deixe para a véspera.

Recomendo atenção para o período de carência de cada seguradora, pois algumas não aceitam que os clientes as acionem em até tantos dias depois de fechar o contrato.

Eu uso sempre a Segurospromo, parceira aqui do blog, que funciona como um comparador de seguros viagem, e além de trabalhar com as principais seguradoras do Brasil, ele oferece parcelamento em até 10 vezes no cartão.

Na maioria das vezes o preço é melhor que o do site da própria seguradora, e usando o cupom “BLOGANDARILHO5″ você economiza ainda mais, pois terá 5% de desconto. Se pagar no boleto ainda ganha mais 5% de abatimento.

Caso você tenha dúvidas sobre o seguro, como ele funciona e por quê contratar, sugiro ler o post Seguro Viagem: devo ou não fazer um.

9. Compre lanches para comer no aeroporto e no avião

Alimentar-se em aeroportos sai caro. Ficar com fome durante o voo também não dá. A comida de bordo pode não é suficiente, isso quando não é do nosso gosto.

Portanto, costumo de colocar na minha lista de pré-embarque uma passada no supermercado para comprar lanchinhos! Meus favoritos são barras de cereais, biscoitos e chocolates.

Veja aqui Seis gastos desnecessários em aeroportos e como evitá-los

10. Monte uma pequena farmácia

Se ficar doente em casa já é ruim, imagina em outro país onde você não sabe dizer o nome do remédio que precisa e este só é vendido com receita médica. Assim, não dê espaço para imprevistos, leve seus remédios já do Brasil!

Eu costumo levar relaxante muscular, remédio para dor de cabeça, para cólica e enjoo, vitaminas, anticéptico, anti-alérgicos, protetor solar e labial e os medicamentos de uso contínuo em quantidade suficiente e com uma certa folga para os dias da viagem.

Lembre-se de conferir se os princípios ativos desses medicamentos são permitidos no seu destino.

Caso faça uso de medicamento controlado, leve a receita médica, preferencialmente também uma tradução da receita para a língua oficial do país.

Tem mais dicas do que fazer na semana pré-embarque? Deixe nos comentários e ajude outros viajantes!

Recomendo ainda a leitura

Cinco coisas que as pessoas mais esquecem de levar na mala

Guia para uma mala leve e prática

Os 12 erros mais comuns dos viajantes inexperientes

14 passos para uma viagem bem-sucedida

22 dicas valiosas para quem vai viajar sozinho

Planeje sua viagem com a gente

Está pensando em viajar? Já escolheu o destino? Se dentro ou fora do Brasil? Veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Conosco, é possível montar uma viagem inteirinha sem sair de casa e com poucos cliques. Olha só!

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem. Não viaje sem seguro. Evite perrengues.

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Agora se você está a fim de navegar pelos 7 mares, veja os cruzeiros da nossa parceira Costa Cruzeiros. Há sempre novidades e promoções!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

 

Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem sabendo as dez coisas para fazer uma semana antes de viajar? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

Sempre teve vontade de agradecer as dicas dadas pelo blog e não sabe como?

Veja aqui Como ajudar um blog que lhe ajuda a montar a sua viagem

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no  Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

 

2 respostas
  • Fernando
    Janeiro 1, 2018

    Poderiam; por gentileza, repassar um email especifico para futuro contato?

    Desde já agradecido. Fernando Tavares

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *