Seguro viagem: devo ou não fazer um?

by

Feche os olhos e imagine a seguinte cena: você está caminhando em direção à Torre Eiffel, fazendo um belo registro com a folhagem das árvores servindo de moldura. Encantado, se distrai por um segundo e tropeça, torcendo o pé. E aí? Se desespera? Eu diria que sim, caso você não tenha um seguro viagem e precise pagar por todo o atendimento médico, e o pior: em euros.

Ninguém gosta, mas por mais experiente que sejamos em viagens, imprevistos acontecem e podem não apenas colocar o passeio em risco – extravios de bagagem, problemas jurídicos e outros pepinos – como também a sua própria saúde.

E, nesses momentos, estar sem cobertura alguma no exterior pode se tornar uma extrema dor de cabeça e um rombo daqueles no orçamento.

Para você ter uma ideia, o custo médio diário de uma internação hospitalar nos Estados Unidos, por exemplo, é de US$ 2.271 (ou quase R$ 7.500) por dia, segundo dados mais recentes da Kaiser Family Foundation, grupo especializado em pesquisas sobre saúde.

Veja no infográfico abaixo outros custos de despesas médicas no exterior:

Devo ou não fazer um seguro viagem

Portanto, é dispensável dizer que contratar um seguro vale a pena. Pode ter certeza de que um seguro viagem custa menos bem do que você imagina.

Faça uma simulação e encontre o melhor preço

Sem contar que você pode não dominar o idioma local e tudo se tornar ainda mais complicado para buscar ajuda.

Além de eventuais problemas de saúde e dos valores exorbitantes que se tem com cuidados médicos no exterior, outros motivos fazem com que seja imprescindível fazer um seguro de viagem.

Por que contratar um seguro viagem

Exigência: nesses casos não tem jeito. Muitos países exigem o seguro viagem de estudantes, intercambistas e turistas, como é o caso dos países da Europa que integram o Tratado de Schengen.

Imprevistos: desde um problema de saúde até um furto ou roubo, nunca se sabe o que pode acontecer, afinal você não conhece a legislação local. E quando você está fora do país e sem assistência nenhuma tudo pode ser mais complicado.

Coberturas extras: muitos planos incluem coberturas que deixam a viagem ainda mais segura, como auxílio em caso de atraso do voo, bagagens extraviadas, comunicação, entre outras.

Como funciona o seguro

Ele é como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes.

O seguro será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato.

Normalmente, ele é feito para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não têm validade.

O que o seguro viagem cobre

Eles cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência.

Entretanto, as seguradoras oferecem outras garantias para os usuários, como indenização em função de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral.

Os seguros serão tão completos quanto os pacotes que você venha a contratar.

Veja as principais coberturas dos seguros viagem:

  • Atendimento médico e odontológico 24h;
  • Seguro no caso de interrupção ou cancelamento da viagem, em caso de emergência médica;
  • Visita ao segurado hospitalizado;
  • Acompanhante em caso de hospitalização prolongada;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Hospedagem após alta hospitalar;
  • Remarcação de passagem para regresso;
  • Repatriação médica e funerária, que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento;
  • Assistência funeral;
  • Indenização no caso de morte;
  • Indenização no caso de invalidez permanente ou total;
  • Localização de bagagem extraviada;
  • Indenização no caso de extravio de bagagem;
  • Despesas jurídicas; e
  • Pagamento antecipado de fiança.

Como contratar um seguro viagem

As apólices hoje são totalmente digitais e a contratação é feita pela internet.

O Blog Andarilho é parceiro da Segurospromo, um buscador de seguradoras que lista, de acordo com os dados da sua viagem, os preços em mais de dez operadoras para facilitar a sua escolha e garantir os melhores preços. Todas têm atendimento 24h, 7 dias por semana e em português.

Utilize o nosso cupom promocional exclusivo “BLOGANDARILHO5” e na hora de efetuar o pagamento obtenha 5% de desconto.

Faça a cotação agora mesmo sem compromisso

Não deixe de ler a apólice

É importante você estar atento à cobertura do seu seguro nas Condições Gerais da sua apólice. Elas mudam de operadora para operadora e listam os direitos e obrigações do segurado.

É na apólice que você encontrará quais imprevistos estão cobertos e em quais circunstâncias.

Como comprovar que você tem um seguro viagem

É muito importante ter em mãos (ou em meio eletrônico) o contrato do seguro escolhido.

Além de haver a possibilidade de ser exigido na imigração do país de destino, ele será útil em caso de emergência para entrar em contato com a empresa do seguro.

Você deve ter em mãos o número do contrato e todos os telefones de atendimento possíveis para casos de emergência.

Deixe todos esses contatos também com um responsável no Brasil e com os companheiros de viagem, se estiver viajando em grupo.

Como acionar o seguro

Sua apólice deve trazer os telefones de emergência 24h com atendimento em português que aceitam inclusive ligações a cobrar do exterior. Algumas operadoras já trabalham também com Whatsapp e Skype.

Teve problemas com o seguro viagem? O que fazer

A agência reguladora do setor de seguros é a Superintendência de Seguros Privados, a Susep, e o órgão responsável por fixar as diretrizes e normas é o Conselho Nacional de Seguros Privados, o CNSP.

Lembrando que os dois se referem apenas aos seguros vendidos no Brasil. Para seguros contratados no exterior outras agências serão responsáveis.

O melhor caminho para resolver problemas com o seguro é o próprio seguro, especialmente se você está precisando dele com urgência.

Tenha todos os documentos em mãos e deixe também cópias no Brasil, assim alguém poderá lhe auxiliar a resolver questões jurídicas, caso seja necessário.

Sites como Reclame Aqui são excelentes ferramentas para auxílio.

No caso de reembolso não efetuado pela seguradora, guarde todos os comprovantes de pagamento, tanto de hospital e médico quanto de medicamentos.

Eles serão muito importantes se for necessário acionar a justiça brasileira para receber os valores devidos pela seguradora.

Tem mais dúvidas?

Nosso parceiro Segurospromo têm uma página com perguntas e respostas sobre a contratação dos planos, seja no exterior ou mesmo no Brasil.

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *