Viagem à Europa: o que você precisa saber sobre o Tratado de Schengen

by

Quando se planeja uma viagem à Europa, existe um termo bastante associado à questão que é o Tratado de Schengen. E é muito importante que você tenha conhecimento do mesmo, pois se os países que for visitar fizerem parte desse tratado, o viajante deverá atender a algumas exigências, entre elas, a contratação obrigatória de um seguro viagem para poder ingressar em seus territórios. Mesmo que você já tenha viajado para a Europa e nunca tenha sido solicitado a apresentá-lo é bom não se arriscar.

Até agora, em todas as viagens que fiz ao continente europeu nenhum oficial de imigração chegou a pedir para ver o documento, mas caso me fosse pedido para mostrar e eu não estivesse portando uma apólice de seguro viagem, provavelmente minha viagem acabaria naquele momento, pois a entrada certamente seria negada e eu teria que voltar para o Brasil, arcando com o prejuízo do cancelamento da viagem.

E não é só por essa exigência que você deve portar um seguro viagem. Despesas médicas no exterior podem lhe custar uma fortuna. Confira o post Seguro Viagem: devo ou não fazer um? e me diga se não é fundamental a contratação desse serviço.

Portanto, jamais viaje sem seguro. Evite perrengues!

E para facilitar a sua vida, o Blog Andarilho tem uma parceria super bacana com a Segurospromo, o melhor site de comparação de seguros viagem do Brasil. São mais de dez seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido.

Faça agora sua cotação e confira! E não esqueça de usar o nosso cupom exclusivo BLOGANDARILHO5 para ganhar 5% de desconto.

Mas vamos voltar ao nosso tema!

O que é o Tratado de Schengen

Trata-se de um acordo firmado entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes.

Esse Tratado, como eu falei no início desse post, também estabeleceu a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros para todos os turistas.

O objetivo dessa regra é garantir que o visitante possa pagar as possíveis despesas médicas surgidas durante a viagem, inclusive em caso de óbito.

Que países fazem parte do Tratado de Schengen

Em ordem alfabética são eles:

Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça, Liechtenstein d Chipre.

Os únicos países europeus que não participam do Tratado atualmente são: Reino Unido, Irlanda, Croácia, Romênia e Bulgária.

O Tratado de Schenguen na prática

Se estiver planejando uma viagem pelo continente europeu, saber o que é o Tratado de Schengen e como ele funciona na prática é muito importante, porque isto vai lhe ajudar a traçar um itinerário mais inteligente e evitar inconvenientes.

Vamos a alguns exemplos para que você entenda melhor!

Se você vai para Paris, Madri e Roma, fará imigração apenas na cidade de entrada. Nas demais, não haverá controle de passaporte. Afinal, as três cidades são capitais de países que fazem parte do Tratado de Schenguen.

Já se você estiver viajando para Londres e Paris, haverá imigração nas duas cidades. Isto por que o Reino Unido não faz parte do Tratado. Assim, o controle de passaportes também é feito em Paris porque você estará entrando neste no Espaço Schengen.

Vai para Londres, Paris e Madri? Haverá imigração em Londres e em Paris, se a ordem da viagem for essa.

Voos com conexão? Se o seu destino final é Londres, mas você fará conexão em Portugal, por exemplo, sua imigração será em Londres. Enquanto se o seu destino final for Roma, a imigração será apenas em Portugal, dado que assim como este país, a Itália também é signatária do Tratado de Schengen.

E se o seu destino final for Amsterdam, mas você fará conexão em Londres, sua imigração será em Amsterdam.

Vale lembrar ainda que esse tratado já passou por revisões no passado, alterando os países signatários do acordo.

Mudanças geopolíticas recentes, como o grande fluxo de imigrantes para a Europa, também podem acarretar mudanças profundas no Espaço Schengen mais à frente.

Por isso, não deixe que a falta de conhecimento lhe atrapalhe.

Vai viajar para a Europa?

Esses posts vão lhe interessar:

Saiba que documentos são necessários para sua viagem à Europa

Dez perguntas que a imigração na Europa costuma fazer

Mapa mostra as sobremesas mais típicas da Europa

Mapa mostra as frases que mais irritam os europeus

Ficou com alguma dúvida? Então deixe sua pergunta no espaço reservado aos comentários no final do post. Será um prazer lhe ajudar.

Monte a sua viagem com a gente

Está pensando em viajar para a Europa? Veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você. Com a gente, é possível montar uma viagem inteirinha sem sair de casa e com poucos cliques. Olha só!

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *