135 países estão exigindo a vacina contra a febre amarela, confira quais!

by

Viajar sempre pede planejamento, porém, por desconhecimento ou até mesmo distração (quem nunca, não é?), é capaz que deixemos escapar determinados detalhes, aliás bem importantes. Um deles é relacionado a vacinas. Ainda mais agora, que até mesmo para circular dentro do Brasil, existem áreas que merecem a nossa atenção em relação à febre amarela.

Então, pensando nisso, e a pedido de alguns de nossos leitores, eu resolvi reunir a lista de países que exigem comprovação de vacinação contra a febre amarela.

Assim como o Brasil, diversos novos países incluíram a exigência de certificado de vacinação contra a doença.

Sendo assim, em caso de viagens já programadas, é indicado que o passageiro verifique com a companhia aérea, por meio da qual vai viajar, se há novas exigências em relação ao seu destino. Lembrando que a vacina contra febre amarela deve ser tomada no máximo dez dias antes de embarcar.

O mais recente desses países é Aruba, que estabeleceu a obrigatoriedade de apresentação do Certificado Internacional de Vacinação ou profilaxia (CIVP) para entrada em seu território a partir do dia 1º de março deste ano.

Saiba que esse certificado é solicitado pelas companhias aéreas antes do embarque no Brasil e ainda pelos funcionários do departamento de Imigração, Segurança e Alarme de Aruba (IASA).

As únicas exceções são: passageiros em conexão, onde estarão menos de 24 horas na ilha; crianças menores de nove meses de idade; indivíduos com histórico de reação ou de hipersensibilidade aguda a qualquer componente da vacina; e pessoas imunocomprometidas.

Caso o passageiro esteja incluído nesse grupo, ele deverá apresentar um relatório médico atualizado, comprovando que ele não pode ser imunizado, devidamente assinado e carimbado, antes da data de viagem.

Infelizmente, o Ministério da Saúde informa que, no momento, não existe quantidade suficiente de doses da vacina contra febre amarela, por isso estão sendo distribuídas doses fracionadas à população.

Só que para viagens internacionais a vacina fracionada não é válida, já que ela só corresponde a um quinto da vacina e dura cerca de apenas oito anos.

Assim, se você tomou a dose fracionada vai ter que esperar um mês para tomar a dose única integral e poder viajar.

Como obter o Certificado Internacional de Vacinação

Se não fosse essa limitação na quantidade de doses da vacina contra febre amarela que no momento o Brasil passa, Após a vacinação, bastava comparecer a um posto de atendimento da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e fazer o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia sem burocracia alguma, recebendo-o na hora.

No entanto, dada a atual conjuntura, o procedimento agora é o seguinte: após a vacinação, você deve fazer um cadastro no site da Anvisa e agendar o atendimento em um dos centros de orientação ao viajante (COV), onde será exigido um pré-cadastramento para agilizar.

Saiba mais: Certificado Internacional de Vacinação em 23 perguntas

Para retirar o certificado leve sua cartela de vacinação, um documento original com foto e uma comprovação de que vai desembarcar em um país que exija a certificação.

Essa exigência foi uma maneira de restringir a emissão do certificado, frente ao aumento na procura do mesmo.

Países que exigem a vacina contra a febre amarela

Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia Fotos: Divulgação

E se você já recebeu uma única dose integral e tem o certificado não é necessário trocar ou renovar, desde que sua certificação esteja regularizada com os dados completos da vacina.

Se o certificado estiver vencido também não há problemas de acordo com a Anvisa, pois desde 2014 a OMS (Organização Mundial da Saúde) regulamentou que uma dose completa vale para toda a vida. Leia mais sobre isso aqui.

Veja a seguir que países, além de Aruba, estão exigindo a vacina integral e programe-se. A relação está em ordem alfabética.

Relação de países que exigem a vacina da febre amarela

  • Afeganistão, África do Sul, Albânia, Angola, Antígua e Barbuda, Antilhas Holandesas, Arábia Saudita, Argélia, Argentina e Austrália.
  • Bahamas, Bahrein, Bangladesh, Barbados, Belize, Benim, Bolívia, Botswana, Brunei, Burkina Faso, Burundi e Butão.
  • Cabo Verde, Camarões, Camboja, Cazaquistão, Chade, China, Colômbia, Coreia do Norte, Costa do Marfim, Costa Rica, Cuba, Djibouti e Dominica.
  • Egito, El Salvador, Equador, Eritreia, Etiópia, Fiji, Filipinas, Gabão, Gâmbia, Gana, Granada, Guadalupe, Guatemala, Guiana, Guiana Francesa, Guiné, Guiné Equatorial e Guiné-Bissau.
  • Haiti, Honduras, Ilha do Natal, Ilha Norfolk, Ilhas Salomão, Índia, Indonésia, Irã, Iraque, Jamaica, Jordânia, Kiribati, Laos, Lesoto, Libéria e Líbia.
  • Madagáscar, Malásia, Malawi, Maldivas, Mali, Malta, Martinica, Maurícia, Mauritânia, Mayotte, Moçambique, Myanmar, Namíbia, Nauru, Nepal, Nicarágua, Níger, Nigéria, Niue e Nova Caledónia.
  • Omã, Panamá, Paquistão, Paraguai, Peru, Pitcairn, Polinésia Francesa, Quênia, Quirguistão, República Centro-Africana, República Democrática do Congo, República do Congo, Reunião e Ruanda.
  • Samoa, Santa Helena, Santa Lúcia, São Bartolomeu, São Cristóvão e Nevis, São Martinho, São Tomé e Príncipe, São Vicente e Granadinas, Senegal, Serra Leoa, Seychelles, Singapura, Somália, Sri Lanka, Suazilândia, Sudão, Sudão do Sul e Suriname.
  • Tailândia, Tanzânia, Timor-Leste, Togo, Trindade e Tobago, Tristão da Cunha, Uganda, Venezuela, Vietnã, Wallis e Futuna,Zâmbia e, por fim, Zimbabwe.

* Com informações do Panrotas.

Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto. Também dá para encaminhar por e-mail e mandar pelo WhatsApp (se você estiver usando um celular).

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Está pensando em fazer uma viagem internacional? Já sabe o destino? Pois veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Monte sua viagem com a gente

Conosco, é possível montar a sua viagem inteirinha sem sair de casa ou de onde estiver e com poucos cliques.

Além disso, fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não pagará nada a mais por isso e ainda ajudará a manter o nosso trabalho.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens. Olha só!

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 10 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Agora se você está a fim de navegar pelos 7 mares, veja os cruzeiros da nossa parceira Costa Cruzeiros. Há sempre novidades e promoções!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

5 Responses
  • André
    fevereiro 5, 2018

    Olá! Onde vc obteve a informação de que a Argentina está exigindo a vacina contra febre amarela? No site da Anvisa eles dizem que a Argentina apenas recomenda, não exige. E naquele PDF da OMS tb consta que não exigem. Agora estou em dúvida!

    • Anchieta Dantas Jr.
      fevereiro 8, 2018

      Oi André!

      Tudo bem?

      Amigo, as informações foram obtidas via o Panrotas, um site especializado em informações para o trade turístico. De qualquer forma, independentemente disso, como as coisas sempre mudam, eu sugiro você contatar a embaixada da Argentina no Brasil ou a companhia aérea por meio da qual você vai viajar, pois eles podem ter informações mais atualizadas.

      No mais, obrigado pela visita no nosso site e não deixe de assinar a nossa Newsletter semanal. assim você não perde nenhuma das nossas dicas e ainda fica por dentro de todas as promoções de nossos parceiros.

      Outra coisa: se puder fazer suas reservas por meio dos banners de nossos parceiros aqui no site eu lhe agradeço. Você não pagará nada a mais por isso e ainda ajudará a manter o meu trabalho.

      Abraços,

      Anchieta.

  • Paulo Bolera
    março 31, 2018

    Peru não exige. Apenas recomenda para quem vai visitar a região amazônica do país. Favor corrigir sua lista!

  • Anthoni
    abril 13, 2018

    Argentina não exige, apenas recomenda.

    • Anchieta Dantas Jr.
      abril 16, 2018

      Oi Anthoni, conforme você pode ler no post, a relação não foi montada por mim, mas agradeço demais a sua colaboração ao atualizar essa informação.

      Abraços e volte sempre,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *