Lista de documentos para emissão de passaporte será reduzida

por

Boa notícia para quem precisa tirar o passaporte. O governo brasileiro anunciou nesta quarta-feira, 29, que a partir de dezembro próximo, quem for solicitar o documento precisará apresentar um número menor de documentos. De forma gradual, a apresentação dos comprovantes de quitação eleitoral, de serviço militar e do pagamento da taxa cobrada para emissão do passaporte deixará de ser necessária.

Esses documentos poderão ser consultados pelos agentes da Polícia Federal diretamente em um banco de dados da Casa Civil.

No entanto, para tirar o passaporte, continua obrigatória a apresentação do documento de identidade (RG), CPF, passaporte anterio, comprovante de naturalidade, caso você seja naturalizado brasileiro, e dados biométricos.

Outra coisa: apenas o comprovante da taxa para emissão do passaporte que não precisa ser apresentado, os R$ 257,25 continuam sendo de pagamento obrigatório.

Saiba como tirar seu passaporte aqui

Segundo o governo, a medida começará a ser implementada a partir do fim do próximo mês e valerá para todo o país até o fim de 2018.

Até lá, quando você for solicitar seu passaporte consulte antes a página da Polícia Federal para saber se na sua cidade a nova medida já está valendo, ou se você ainda precisa apresentar todos os documentos até então solicitados.

Essa redução no número de documentos pedidos para emissão do passaporte faz parte do programa do governo batizado de Brasil Eficiente, criado em março de 2017, a fim de desburocratizar a oferta de serviços e reduzir custos.

* Com informações da Agência Brasil de Notícias

Leia também:

Brasil tem passaporte mais poderoso da América Latina

Seis dicas para manter o passaporte seguro em viagens

Viagem ao exterior: menor pode ter autorização no passaporte

Planeje sua viagem com a gente

Está pensando em viajar ao exterior? Já escolheu o destino? Veja o que o Blog Andarilho pode fazer por você!

Fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não paga nada a mais por isso, e ainda ajuda a manter a nossa página.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens.

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem. Não viaje sem seguro. Evite perrengues.

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12X, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U, chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Agora se você está a fim de navegar pelos 7 mares, veja os cruzeiros da nossa parceira Costa Cruzeiros. Há sempre novidades e promoções!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

 

Gostou desse post? Ele foi útil para você? Então, que tal compartilhar com seus amigos nas redes sociais para que eles também fiquem sabendo sobre a diminuição da lista de documentos para emitir o passaporte? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

 

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *