Seis dicas para manter o passaporte seguro em viagem

by

Uma coisa que todo viajante precisar ter sempre em mente é que a partir do momento que sai do Brasil, o documento mais importante que tem em mãos é o passaporte. Se passarmos por qualquer situação onde tal identificação seja solicitada e não a tivermos, a dor de cabeça pode ser grande e acabar com o clima da viagem.

Sabe por quê? Sem o passaporte, não será possível seguir viagem em uma terra estrangeira ou mesmo voltar para o Brasil. Portanto, o cuidado deve ser redobrado.

Além disso, cuidar bem do passaporte evita toda aquela chateação de ter que comunicar a perda ou roubo às autoridades locais.

Ou ter ainda que comparecer à embaixada ou consulado brasileiros mais próximos para obter um novo documento, o que nem sempre pode ocorrer no mesmo dia e o custo chega a ser o dobro do que se paga para emitir aqui no Brasil.

Agora, se você não pretende continuar a viagem para outros países, ou já ia voltar para casa a partir da cidade onde perdeu o documento, o consulado também pode emitir uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB) – sem custos –, que serve apenas para você pegar o voo de volta ao país.

O fato é que, independentemente da situação, acho que deu para você entender a roubada que se mete por não ter cuidado com o passaporte e não guardá-lo bem, né?

Por isso, listo, a seguir, seis dicas para manter o passaporte seguro em viagem, assim como todos os demais documentos. Senso comum? Pode até ser, mas um viajante prevenido vale por dois!

1. Tenha sempre duas ou mais cópias do passaporte

Faça várias cópias das páginas de identificação do passaporte (aquelas que contém o número, seus dados e sua foto) e  coloque-as em diferentes locais: na bagagem de mão, na mala despachada e poderá dar também uma a quem viaja com você.

Vale ainda deixar uma cópia em casa e com alguém em quem confie como contato de emergência.

Na verdade, você deve fazer isso com todos os demais documentos que leva na viagem.

2. Faça fotos

Além das cópias, tenha em seu e-mail, em algum dispositivo de viagem (notebook, smartphone ou tablets) ou armazenado em nuvem (Drive do Google, Dropbox ou equivalente) uma foto de todos os documentos. Afinal, podemos perder as cópias também.

É importante ainda é encaminhar por e-mail, antes do embarque, uma cópia dos documentos, passagens e roteiro da viagem para algum familiar, amigo e para você mesmo!

Uma medida simples e que em uma emergência fará toda a diferença.

3. Mantenha o passaporte trancado

Assim que você chegar ao destino, coloque o seu passaporte em um cofre. Normalmente, os hotéis disponibilizam um cofre gratuito nos quartos.

Se este não for o caso, você pode pedir à recepção para o guardar em um local seguro.

Se não houver nenhuma dessas opções, coloque o passaporte na mala e tranque-a com um cadeado.

4. Esconda-o

Isto quer dizer que não basta simplesmente colocá-lo no bolso. Poderá transportá-lo por exemplo em um porta-dólar, aquelas bolsas amarradas à cintura por um cinto que colocamos por debaixo da roupa, à venda em lojas de artigos de viagem.

Este acessório poderá ser útil ainda para transportar dinheiro ou cartões de crédito.

Porém, evite acessar esta bolsa em público para não chamar a atenção de potenciais golpistas.

5. Proteja seu passaporte contra danos

Assim como seu smartphone pode cair em lugares improváveis, o mesmo pode acontecer com seu passaporte quando menos se espera.

A água ou simplesmente a umidade podem danificar o documento, o que poderá comprometer a leitura dos seus dados pessoais, e em último caso, ter de tirar um novo.

Assim, cubra-o com uma capa à prova d’água.

6. Pesquise e esteja informado sobre seus direitos

Pesquise antes de chegar ao seu destino. Em alguns países, quando precisar apresentar um documento com foto – ao realizar uma compra com cartão de crédito, por exemplo – podem solicitados apenas a sua carteira de motorista ou RG brasileiro.

Para saber, basta você dar uma olhada nos sites da embaixada ou consulado do destino.

Assim é possível deixar seu passaporte bem guardado onde você estiver hospedado, como eu citei no item 3.

Não sei se você sabe, mas segundo o Passport Index 2017, o passaporte brasileiro está na 14ª posição entre os passaportes mais poderosos do mundo.

Podemos entrar em 144 países com este documento sem precisar de visto adicional. Portanto, ele é super visado!

Quer mais segurança em sua viagem? Não deixe de conferir também:

As 10 cidades mais visadas pelos batedores de carteira e como se prevenir

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *