Saiba quando é melhor comprar passagens aéreas

por

Que é preciso planejar uma viagem com antecedência todo mundo sabe. Agora, com quanto tempo antes isso deve acontecer, principalmente quando se trata da compra de passagens aéreas? Aliás, esta é uma das perguntas que mais me fazem e que também vejo circulando frequentemente nos fóruns de viajantes pela internet. E uma pesquisa rápida no Google sobre o tema vai mostrar ainda o quanto as pessoas se interessam pelo assunto, dada a infinidade de postagens existentes. Mas, afinal, qual o melhor período para comprar passagens de avião?

Na tentativa de obter uma resposta mais precisa, fui atrás de falar com quem entende, com quem acompanha no dia a dia o sobe e desce dos preços das passagens aéreas, assim como as promoções. Contatei três, entre os maiores sites de planejamento de viagens e comparadores de preços da atualidade – Kayak, Voopter e Skyscanner.

Apesar de toda a experiência, é consenso entre essas empresas de que é preciso entender que não existe uma regra fixa, o importante mesmo é pesquisar sempre até fechar a compra das passagens.

Porém, afirma Nicolas Scafuro, que é o vice-presidente do Kayak para a América Latina, a recomendação é que se comece essa pesquisa três meses antes da data pretendida de partida, no caso de passagens para destinos no Brasil.

“As chances de conseguir boas ofertas, sobretudo de passagens aéreas nacionais, vão ser maiores de 55 a 60 dias antes da viagem. Esse é o período no qual o passageiro tem maior probabilidade de encontrar promoções de última hora, que acontecem quando as companhias aéreas não conseguem encher suas aeronaves. Mas isso depende muito da oferta e da demanda para o destino”, destaca.

Até porque, “os preços variam muito de acordo com o interesse dos viajantes para a época como, por exemplo, feriados, festas típicas das cidades ou grandes eventos”, acrescenta.

“Uma passagem para algumas cidades do Nordeste brasileiro no fim do ano, por exemplo, em geral, sobem bastante de valor. Então a antecedência, às vezes só vai ajudar na possibilidade de o viajante se programar melhor, parcelar a passagem para suavizar o custo no orçamento ou aumentar as chances de ter uma mega promoção para o destino que ele escolheu. Mas isso não vai ser garantia de encontrar o preço mais barato para uma data de alta temporada”, explica o responsável pela comunicação do Voopter, Fábio Lima.

De acordo com ele, uma boa dica para encontrar passagens aéreas nacionais é fazer a busca nos fins de semana, quando boa parte das companhias aéreas costumam realizar promoções e mega-feirões.

Já no que se refere a passagens aéreas para destinos internacionais, “a recomendação é que o viajante comece a pesquisar com até seis meses de antecedência“, orienta Scafuro, do Kayak.

Alertas de preços

Hoje em dia uma funcionalidade que ajuda bastante nas buscas pelas melhores tarifas para viajar de avião é uma ferramenta chamada alerta de preços, comum em todos os sites de planejamento de viagens.

“Os alertas avisam assim que o preço das passagens aéreas caem ou chegam no valor determinado que o usuário deseja pagar. É possível criar vários alertas, para diferentes destinos, preços e datas. O viajante também pode definir somente um mês e se houver promoção, ele receberá um e-mail ou aviso no celular cadastrados”, explica Assumpção. Em suma: “Você não precisa ficar o tempo todo pesquisando”, acrescenta Fábio Lima, do Voopter.

Outra sugestão é utilizar a ferramenta “Mês a Mês”, presente no Skyscanner. Segundo a empresa, é possível saber a média de preços das passagens aéreas em determinado mês, ou durante todo o ano, o que facilita o planejamento para quem tem datas flexíveis. Isto também pode ajudar a selecionar o melhor período para marcar a viagem em termos de custo.

E é bem simples de utilizar: na hora de buscar o preço das passagens, em vez de preencher as datas específicas, é só clicar no calendário e colocar “Mês Inteiro” nas opções, o que encaminhará o usuário a uma outra página com o calendário ou gráfico dos melhores valores de acordo com o dia. A partir daí, é só escolher as datas da viagem e fazer a reserva diretamente com a companhia aérea ou agência de viagens escolhida.

Os melhores dias para voar

Lógica de mercado e comportamento do consumidor são o que ditam as regras. “Pense que várias pessoas querem viajar no fim de semana, pegando o voo na sexta-feira à noite e voltando na segunda de manhã. Logo, esses dias, por terem maior demanda, tendem a ter preços mais altos. Mas se você pesquisar datas que caiam em dias de semana, como na segunda-feira, terça-feira ou quarta-feira e ainda no sábado, provavelmente terá mais chances de encontrar uma tarifa menor para comprar as passagens”, orienta Fábio Lima, do Voopter.

Além disso, segundo pesquisa realizada pelo Kayak, em 2015, os dias ideais para uma viagem internacional, com mais de uma semana de duração são a segunda-feira com volta em uma quinta-feira ou com saída na terça-feira e retorno na quarta-feira. A economia chega a ser de até 6%.

E para uma viagem nacional mais longa, o melhor dia para partir é o domingo com volta em uma quinta-feira, já que os preços podem ser 11% mais baratos. Vale destacar que as maiores altas estão nos voos com saída aos domingos com retorno aos sábados. Neste caso, os preços chegam a ser até 18% mais caros.

Voos diretos versus com escalas e conexões

Geralmente voos com escalas e conexões costumam ser mais em conta, mas é muito importante ter em mente que seu tempo é precioso e vale dinheiro. “Então, em alguns casos, pagar por um voo direto um pouco mais caro, pode ser mais econômico do que um com várias conexões mesmo que seja mais barato, já que você perderá horas preciosas da sua viagem e ainda terá que pagar mais taxas de embarque”, avalia Fábio.

Ter flexibilidade de datas é fundamental

Às vezes, ao comparar um dia antes ou um dia depois da data pretendida para viajar,  o valor da passagem aérea pode mudar muito. Eu mesmo já experimentei e deu certo. Certa vez, eu consegui diminuir em R$ 600 o preço de uma passagem para a Espanha voltando pelo Marrocos, ambos os trechos com conexão em Portugal, indo um dia antes da data inicialmente pensada para o embarque.

Pesquise aeroportos próximos do destino

Outra dica bacana, destacam esses especialistas, é procurar aeroportos menores e/ou perto da cidade para onde você vai. Verifique a distância e o custo de transporte do local do aeroporto, pois pode ser que a diferença do valor da passagem seja bem maior do que a despesa que você vai ter para se locomover entre as cidades, se optar por um aeroporto menor.

Exemplo disso é o caso de um amigo de Fortaleza que ia viajar para Fernando de Noronha no período do Carnaval. Os voos saindo de Natal, cidade a 580 km de Fortaleza lhe custaram menos da metade do valor que pagaria partindo de Fortaleza, com conexão em Recife, outro hub de voos para esta ilha brasileira. Somando os deslocamentos de ônibus ida e volta até à capital Potiguar para tomar o avião, ainda assim ele pagou muito menos.

Conclusão

Voos nacionais – as pesquisas devem começar três meses antes, com a probabilidade de os melhores preços das passagens serem encontrados 60 dias antes do embarque.

Voos internacionais – seis meses de antecedência é o período ideal para começar a buscar as passagens.

Além disso, ter flexibilidade datas e poder voar em dias de semana e sábados podem ajudar ainda a obter as melhores tarifas.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais! os botões estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

4 respostas
  • Roseni costa
    Fevereiro 23, 2017

    Ótima dica , eu não observava os melhores dias , para mim era tudo igual .

    • Anchieta Dantas Jr.
      Fevereiro 24, 2017

      Que bom que gostou, Roseni! E obrigado por sempre acompanhar o Blog Andarilho.
      Um abraço,
      Anchieta.

  • Vinicius Xisto
    Março 12, 2017

    Com essa nova mudança nas regras, eu espero a mudança ou compro antes que mude??
    Obrigado

    • Anchieta Dantas Jr.
      Março 12, 2017

      Vinicius,

      Se você já tem as datas definidas e pretende despachar uma mala ao viajar é melhor comprar logo e garantir a tarifa já com esse serviço incluso. Se você comprar até a segunda-feira, 13 de março de 2017, o despacho de bagagem estará garantido pelo preço que você pagou, não importando a data da viagem.

      No mais, obrigado por sua visita e continue acompanhando o Blog Andarilho.

      Abraço,

      Anchieta Dantas Jr.
      Editor

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *