Tour gastronômico: Comida di Buteco é atração em 21 cidades do Brasil

by

O que é o que é? Um lugar sem sobrenome, mas com muita história. Onde não há cor, porque é colorido por natureza. Onde não existe nacionalidade, mas todos falam a mesma língua. Onde não tem preconceito, religião ou profissão. Onde todos falam de tudo e de todos. É também um local onde se faz amizades e se paquera. Enfim, é pura cultura e cumplicidade.

Essa foi a definição (aliás sensacional), que um botequeiro anônimo, de Campinas, encontrou para a palavra boteco. Quem nunca foi em um, hein? Tomar aquela cerveja geladinha, petiscar e bater papo como se não houvesse amanhã.

Salivou? Ou então a garganta ficou seca por um golinho? Pois saiba que a partir desta sexta-feira, 13, começa a temporada de “botecar” em todo o Brasil.

Estou falando da 19ª edição do “Comida di Buteco”, que segue até 13 de maio próximo. E dessa vez com mais uma cidade como novidade: Florianópolis!

O concurso, criado no início dos anos 2000, em Minas Gerais, a fim de resgatar e valorizar a culinária de raiz – e, claro, o espaço democrático dos botecos – foi crescendo, ganhando o Brasil, e hoje conta com 21 cidades de norte a sul do país.

São mais de 550 botecos concorrendo este ano, onde o tema para a criação do petisco é livre. Portanto, é bom ir se preparando para muito sabor e criatividade.

Mas porque “buteco” com u? Porque é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Já o “di” vem do sotaque gostoso daquele estado.

Portanto, uma ótima pedida para você anotar na agenda se mora em um desses destinos ou pretende visitá-los. Até porque, existe maneira mais gostosa de conhecer um lugar do que por meio da sua gastronomia? Não, né?

Como funciona

Ao longo dos 30 dias de concurso, todos os botecos são avaliados pelo público, que vai até o bar comer o prato participante, e por um corpo de jurados mantidos sob sigilo.

O peso dos votos de cada um deles é de 50% e vai decidir o melhor boteco da cidade. Além do tira-gosto, que contempla 70% da nota, a qualidade do atendimento, a higiene do local e a temperatura da bebida também são avaliadas e têm o peso de 10% cada.

Posso visitar todos os botecos e votar, ou seja, fazer uma espécie de tour gastronômico? É claro! No entanto, é possível votar apenas uma vez em cada bar. A avaliação é qualitativa e não quantitativa.

Ao final, um instituto de pesquisa faz a apuração do grande vencedor, que recebe premiação dos patrocinadores do evento.

Depois da escolha do melhor boteco de cada uma das 21 cidades participantes, ainda ocorre uma eleição nacional para eleger o melhor boteco do país.

Essa eleição é decidida apenas com o voto de um júri especializado que viaja todas as cidades para dar sua nota.

Onde encontrar o Comida di Buteco

Em ordem alfabética, os locais são: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiás, Juiz de Fora, Manaus, Montes Claros, Poços de Caldas, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José do Rio Preto, São Paulo, Uberlândia e Vale do Aço.

Para conhecer os bares e petiscos participantes em cada uma dessas regiões basta clicar no nome respectivo, se programar e aproveitar. Bom apetite!

Monte sua viagem com a gente

Ficou a fim de visitar uma ou mais cidades do Comida di Buteco? Pois planeje sua viagem com o Blog Andarilho!

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho e quer nos dar uma força a fim de continuá-lo, vou aproveitar para lembrar que temos uma série de parcerias que lhe ajudam a organizar a sua viagem com o melhor custo-benefício.

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já agradeço de coração. Confira!

Para procurar voos baratos, acesse nossos parceiros de passagens aéreas PassagenspromoVoopter ou Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve aqui seu hotel ou hostel e tenha uma estada com o melhor preço. No Booking, há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 12 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

Procura por passeios e atividades turísticas pelo Brasil? O Get Your Guide pode lhe ajudar a encontrar. Acesse aqui e confrira!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Experimente o nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *