Brasil poderá deixar ranking de países com cidades mais visitadas em 2019

by

Em minha vida de viajante, carrego na bagagem cerca de 45 países visitados, incluindo o Brasil, e mais de 130 cidades, e sei o quanto podemos nos destacar turisticamente falando. O nosso potencial é enorme, considerando as belezas naturais, receptividade do nosso povo e diversidade gastronômica e cultural. Aí, quando eu me deparo com a notícia de que o nosso país poderá não estar mais no “Top 100 City Destination” ( 100 cidades mais visitadas) em 2019, eu fico extremamente incomodado.

De acordo com o Top 100 City Destination 2018, da Euromonitor International, destacando as 100 cidades mais visitadas em 2017, segundo o número de viagens internacionais, bem como estimativas para o este ano, o Rio de Janeiro é único destino brasileiro que está no ranking.

Situado na 94ª posição, de 2016 para 2017, a capital carioca obteve queda de 2,5% no número de chegadas internacionais, resultando na perda de oito posições na lista. Para 2018, é estimado um crescimento de 2,4%, no entanto, apesar da performance positiva, é prevista sua saída da lista.

Para quem ainda não conhece, a Euromonitor International, é uma provedora global de inteligência estratégica de mercado, que pesquisa e analisa milhares de dados de produtos e serviços em todo o mundo.

E assim, como uma fonte independente, fornece informações históricas, tendências e previsões imparciais para cada país, região do globo, categoria de produto, canal de distribuição e perfil de consumidor.

Ásia em alta

Mas o que faz como que o Top 100 City Destination aponte para a tendência de que o Brasil deixe de constar do ranking no ano que vem?

Basta observar o que está acontecendo por aí afora para perceber que o turismo tem sido uma preocupação muito maior na Ásia, por exemplo, do que pelos lados de cá.

O continente asiático possui seis das dez cidades mais visitadas globalmente em 2018. E, ao que tudo indica, permanecerá em ascensão e continuará trabalhando fortemente nessa direção.

“A Ásia continua em ascensão, representando 41 das 100 cidades mais visitadas globalmente em 2018, quatro a mais do que foi registrado no ranking em 2012”, destaca o consultor de Turismo da Euromonitor International, Wouter Geerts, ao comentar o relatório deste ano.

Atualmente, Hong Kong (região administrativa especial da China), Bangkok (Tailândia), Cingapura (Cingapura), Macau (região administrativa especial da China), Kuala Lumpur (Malásia) e Shenzhen (China), puxam a lista das dez cidades mais visitadas do mundo.

De fato, são cidades vibrantes, assim como outras localidades asiáticas como Tóquio, que visitei este ano, e que chamam a atenção por misturar formas arrojadas da arquitetura moderna com a tradição de cada país, uma cultura surpreendente, além de a Ásia contar, atualmente, com companhias aéreas no ranking das 10 melhores do mundo.

Outro fator que conta pontos positivos para o continente asiático é o fato de eles terem reinventado o conceito do luxo, fisgando o viajante que não abre mão da sofisticação, oferecendo experiência únicas e genuínas.

E não posso deixar de mencionar, ainda, a desvalorização de algumas moedas locais ante o dólar, o euro e até mesmo o nosso real, tornando o custo de vida do visitante, durante a sua viagem a alguns países, bem atrativo. Portanto, fique de olho na Ásia!

O relatório também destaca a presença de três cidades inéditas no ranking: Batam, na Indonésia, que subiu 31 posições desde 2012 e reforça o time das cidades asiáticas; Santiago, no Chile, que apresentou um forte crescimento de 18% em 2017 e subiu 17 posições desde 2012; e Porto, em Portugal, que subiu 42 posições a partir dos últimos cinco anos.

Ao mesmo tempo, enquanto a Ásia domina o ranking, cidades do Oriente Médio e África, como Jerba e Sousse (ambas na Tunísia) e Sharm el Sheikh (Egito) saem do ranking, principalmente aos ataques terroristas e subsequente queda na demanda de Turismo, nos últimos anos.

Em contrapartida, a Turquia se recupera de um período conturbado em 2016 e apresenta bom desempenho, conclui o Euromonitor International,

*com informações do Panrotas

Monte a sua viagem com a gente

Aqui, você encontra tudo o que necessita para a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes sem juros.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *