Valendo! Companhias aéreas aumentam fiscalização de bagagem de mão

por

Tem viagem de avião marcada? Então, é bom redobrar a atenção quanto ao tamanho e o peso da sua bagagem de mão. É que a partir de hoje, 10 de abril, as companhias aéreas brasileiras – Latam, Gol, Azul e Avianca – vão iniciar uma ofensiva contra o embarque de bagagens fora das especificações regulamentares. A campanha é uma iniciativa da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, a Abear, e será feita em duas etapas.

A primeira delas, que começa hoje e vai até o próximo dia 24 de abril, tem caráter educativo, de forma a somente informar aos passageiros se suas malas estão dentro do padrão ou não. Ela será feita em 15 aeroportos do país.

Na segunda etapa, a partir de maio e válida em todos os aeroportos brasileiros, o passageiro com bagagem de mão fora dos padrões terá que retornar ao check-in para despachar mala. O serviço, obviamente, será cobrado – exceto se a tarifa do cliente permitir o despacho gratuito.

Vale lembrar que o valor médio para uma bagagem de até 23 quilos despachada, pago antecipadamente é de R$ 60, podendo chegar a R$ 120 se deixar para contratar o serviço no aeroporto. Saiba mais aqui.

Em nota à imprensa, a Abear disse que a medida foi implementada devido ao “aumento no volume de bagagens de mão nas aeronaves desde a implementação da Resolução 400 da Anac (Associação Nacional de Aviação Civil), a partir de março de 2017, quando teve início a criação das tarifas sem despacho de bagagem”.

Por esse motivo, tem sido cada vez mais comum a gente ver as companhias aéreas, durante o embarque, convidando os passageiros a despacharem suas malas de mão sem custo, visto que as cabines das aeronaves não comportam mais do que 90 a 100 unidades.

De fato, tenho observado um aumento considerável no volume de bagagens levadas na cabine do avião em todos os aeroportos brasileiros que passo. Aliás, em tamanhos bem fora das regras, o que me deixa sempre com um ar de questionamento como essas pessoas conseguem embarcar com elas. Ou seja, tem passageiro abusando e acredito que esse também seja um dos motivos da campanha.

Precisa de uma passagem aérea? Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando em até 12 vezes iguais

Dimensões permitidas da bagagem de mão

Pelas normas atuais da Anac, cada passageiro pode levar gratuitamente dentro das cabines das aeronaves uma mala com até 10 quilos, desde que estejam dentro dos padrões de tamanho – 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade.

Em todo caso, na dúvida, é sempre bom consultar a companhia aérea para não ter surpresas ao embarcar e desembolsar mais do que o previsto, dado que pagar para despachar bagagem no aeroporto é bem mais caro do que contratar o serviço antecipadamente.

Bagagem de mão

Dica: veja aqui  aplicativos que ajudam a medir a bagagem de mão e dizem se ela etá de acordo com as regras.

Aeroportos participantes da campanha educativa

  • Aeroporto Afonso Pena (Curitiba/PR)
  • Aeroporto Aluízio Alves (São Gonçalo do Amarante/RN)
  • Aeroporto de Confins (Belo Horizonte/MG)
  • Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP)
  • Aeroporto de Guarulhos (Guarulhos/SP)
  • Aeroporto Galeão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ)
  • Aeroporto Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE)
  • Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF)
  • Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA)
  • Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE)
  • Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS)
  • Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)
  • Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO)
  • Aeroporto Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)
  • Aeroporto Viracopos (Campinas/SP)

Leia também

Desapegue: viajar com a mala de mão tem suas vantagens

Guia para uma mala leve e prática

Monte a sua viagem com a gente

Como eu sempre gosto de lembrar, aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Você não vai pagar nada a mais por isso,  poderá ganhar descontos exclusivos e ainda vai nos ajudar a manter o nosso trabalho e o blog sempre atualizado.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite ANDARILHO10 no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 10% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

2 respostas
  • Marcelo
    abril 10, 2019

    Uma completa e total zona estas passagens aéreas no Pais da banana.

    • Anchieta Dantas Jr.
      abril 12, 2019

      Hei de concordar, caro Marcelo!

      Abraços,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *