Japão além do sushi: sete comidas típicas para você provar na sua viagem

by

Quando se fala em comida japonesa no Brasil, o que logo vem à mente são sushis e sashimis, né? Mas saiba que em uma viagem ao Japão, você vai encontrar muitos outros pratos típicos, que não pode deixar de experimentar. Claro que também poderá comer, e deve, os sushis feitos na sua terra natal. Mas saiba que eles são bem diferentes dos do Brasil: o sabor é bem mais intenso, não existe os “hots” e nada de cream cheese ou combinações estranhas de frutas com arroz.

No entanto, você vai achar uma variedade de sushis muito maior, feitos com peixes, além do clássico atum, que talvez nunca tenha ouvido falar, encontrados apenas naquela região.

Ao mesmo tempo, a gastronomia japonesa ultrapassa os famosos rolinhos de arroz com peixe cru. Quanto estive no Japão, eu provei várias comidas, uma gostosas e outras sem condições para o nosso paladar. Nesse post, eu vou mostrar os sete pratos tipicamente japoneses que eu mais gostei e que são bem populares no Japão. Confira!

Takoyaki

Simplesmente sensacionais! Foram os bolinhos de polvo mais deliciosos que eu já provei. Eles são feitos em uma chapa com formas arredondadas e quem a estiver preparando vai colocando, em cada bolinha da chapa, a massa ainda líquida e um pedaço de polvo.

Conforme vai cozinhando, a massa vai tomando forma e o cozinheiro, bastante habilidoso com o hashi (os talheres japoneses em forma de pauzinhos), vai movendo as bolinhas para que não queimem e cozinhem por igual.

Melon pan

Traduzindo, é o que você está pensando mesmo: pão de melão. Mas não é o melão que temos no Brasil. É um verde, bem menor. É como se fosse um pão doce, mas fica o gostinho da fruta no fundo.

A casquinha por fora fica crocante e a massa do pão é bem fofa. Ele pode ser recheado (com sorvete de creme, geralmente), ou não, mas de uma forma ou de outra é sempre saboroso. Fresquinho então, nem se fala!

Pratos tipicamente japoneses
Melon pan

Guioza

Embora seja um prato típico da culinária chinesa, ele se difundiu para a culinária japonesa e até para o resto da Ásia. Consiste basicamente de um recheio de carne moída e/ou de legumes dentro de um fino invólucro de massa, que é então selado, com a ponta dos dedos, por meio da pressão em suas extremidades e pode ser cozido ou frito.

Tem um formato semelhante ao do ravióli, e são consumidos com um molho à base de shoyu. A iguaria está entre os pratos mais típicos da culinária japonesa atual.

Até confesso para você que eu tentei aprender a fazer. Tivemos uma “Guioza Night” (Noite do Guioza) no hostel no qual eu estava hospedado em Quioto, e eles ensinaram a moldar a massa, ou pelo menos tentaram. O meu ficou horrível! (risos).

Pratos tipicamente japoneses
Guioza

Bolo e sorvete de matcha

Mesmo que seu consumo milenar tenha origem na China, o matcha tornou-se uma parte importante da cultura japonesa, onde era consumido por monges budistas para ficarem calmos e, ao mesmo tempo, alertas durante as longas horas de meditação.

Apesar de ser amplamente utilizado na Ásia, o matcha virou o ingrediente queridinho dos confeiteiros japoneses. Além do próprio chá, vai bem com quase tudo, principalmente em bolos e sorvetes.

O matcha é feito a partir das folhas da Camellia sinensis, a mesma planta que dá origem ao chá verde e ao chá branco, o que o diferencia dos demais é o método de preparo de suas folhas. Depois de colhidas, as folhas são secas e trituradas em um moinho de pedra até ficarem com uma textura ultrafina.

O seu gosto é forte. A princípio, quem não está acostumado pode estranhar  (na minha opinião, seu gosto lembra o espinafre). Se preferir pode adoçá-lo a gosto.

Lámen (ou rámen)

Esse prato você talvez já conheça e tenha até provado. Trata-se de uma sopa com macarrão e ingredientes variados, como alga (nori), ovos, peixe, frango, carne de porco, cebolinha, soja (shiromisso) e até massa de peixe (naruto).

Há vários tipos de lámen e os ingredientes podem variar dependendo da região do Japão e do restaurante.

Pratos tipicamente japoneses
Lamen ou Ramen

Yakitori

São deliciosos espetinhos de frango grelhado, geralmente acompanhados com molho tarê. Comer yakitori com uma cerveja bem gelada é simplesmente sensacional!

Pratos tipicamente japoneses
Yakitori

E aí, o que você achou da seleção de pratos japoneses que eu fiz? Já provou algum deles? O que achou? Conta pra gente aí no espaço reservado aos comentários.

Vai ao Japão? Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada no Japão e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o Japão.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

1 Response
  • ROSI MOURO
    junho 23, 2019

    Obrigada Anchieta Dantas, suas dicas sobre comidas japonesas me tranquilizaram bastante, não gosto de sushi e sashimi. Adorei seus comentários. Kakkoí.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *