Bagagem de mão: apps ajudam a medir mala e dizem se atende às regras

by

Você sabia que por meio da tecnologia já é possível chegar ao aeroporto com a certeza de que a sua bagagem de mão estará de acordo com as regras das companhias aéreas? Pois é, mesmo sem ter qualquer instrumento de medição em casa, isso já uma realidade, e a solução (super simples, por sinal) está bem na palma da mão, basta acessar o celular.

São aplicativos (apps) que se valem do recurso da realidade aumentada e são uma mão na roda para a maior parte dos viajantes, cuja arrumação da mala é sempre um suplício. Afinal, decidir o que levar e ainda mais limitado a pequenas dimensões e a apenas 10 quilos, não é tarefa fácil para qualquer um, né?

Aliás, devo confessar que mesmo sendo um viajante experiente e que gosta de viajar leve, vez por outra, eu dou uma escorregadinha e quero levar mais do que o necessário. Porém, cada vez é preciso ficar atento ao peso e tamanho do que levamos na cabine do avião.

Conforme, eu noticiei na semana passada, desde este mês, as companhias aéreas brasileiras intensificaram a fiscalização das bagagens de mão. Portanto, sair de casa com a certeza de que não seremos pegos de surpresa no momento do embarque, e pagar para despachar a mala por esta não estar de acordo com as regras, é uma ajuda e tanto!

Assim, eu selecionei quatro aplicativos (apps) que vão auxiliar a medir a sua mala de mão. A única ressalva é que, infelizmente, não dá para saber se a bagagem estará dentro do peso permitido. Aí já seria um sonho, né?!

Vale lembrar que, agora, todas companhias passaram a seguir a mesma regra: as bagagens de mão podem ter 35 cm de largura, 25 cm de profundidade e 55 cm de altura (incluindo rodinhas e alça).

Já para o item pessoal (bolsa, pasta ou mochila), que deve ser levado abaixo do assento da frente, o limite de tamanho é de 45 cm de largura, 20 cm de profundidade e 35 cm de altura.

Buscando uma passagem de avião? Pesquise e reserve aqui o seu voo, pagando em até 12 vezes iguais

Como saber se a sua mala está de acordo com as regras

Se você tem um iPhone, caso não saiba, já vem disponibilizado de fábrica o app chamado Medidas, que surgiu na última atualização do sistema, no iOS 12.

Usando apenas a câmera, é possível medir a bagagem ligando os pontos de cada extremidade da mala, como se fosse uma fita métrica digital.

Aplicativos ajudam a medir a bagagem de mão
Foto: Reprodução iOS

Outra opção é o momondo, plataforma de busca de passagens, que também tem um recurso semelhante em seu aplicativo (disponível para Android e iOS), batizado de medidor de bagagem.

A ferramenta digitaliza a mala e mostra as dimensões, como comprimento, largura e altura, além de comparar estas medidas com as exigências das companhias aéreas. Para isso, basta apontar a câmera para a sua mala e segurar por alguns minutos.

Aplicativos ajudam a medir a bagagem de mão
Foto: momondo/Divulgação

Tem ainda o app da Latam, que também oferece um recurso de medida de bagagem. O sistema apresenta uma espécie de caixa virtual de acordo com as dimensões permitidas.

Assim, uma vez acionada a ferramenta no app da companhia aérea, basta apontar a câmera do telefone para a mala, encaixando-a dentro da tal caixa. O aplicativo também está disponível para iOS e Android.

Aplicativos ajudam a medir a bagagem de mão
Foto: Latam/Divulgação

Mais uma alternativa para medir sua bagagem de mão, é o app do Kayak, outro comparador de preços de passagens aéreas. Este também disponibiliza uma ferramenta de medição de bagagem.

Ao acessar, ele pedirá que você escaneie o chão (o que ajudará a calibrar a medição). Daí é só deslizar a câmera do celular pela mala para registrar o seu tamanho.

A partir daí, o app faz as contas, dando as medidas exatas (comprimento, largura e altura) da bagagem, para que você saiba se poderá levá-la como bagagem de mão ou se ela precisará ser despachada.

Aplicativos ajudam a medir a bagagem de mão
Foto: Kayak/Divulgação

E aí gostou das nossas dicas? Então não deixe de compartilhar com seus amigos para que eles também fiquem sabendo.

Quer ajudar a gente a continuar esse trabalho e a manter o blog sempre atualizado? É só fazer as suas reservas de viagem por meio dos banners e links dos nossos parceiros. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda pode ganhar desconto. Veja como a seguir!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *