Como usar o Uber no exterior

by

Com intuito de economizar nos deslocamentos que preciso fazer de táxi, há pouco mais de uma ano eu aderi ao uso do Uber. Demorou, você deve estar pensando. É verdade! Mesmo conhecendo o aplicativo (app) e com base na avaliação positiva de vários amigos, não sei porque levei tanto tempo para começar a utilizá-lo. E assim como no Brasil, o serviço, que surgiu nos Estados Unidos, é muito solicitado em diversas cidades ao redor do mundo.

E é sobre a minha experiência de uso do Uber no exterior que eu trato nesse post. Mais precisamente na Europa, em países como Portugal e Inglaterra, onde estive entre os meses de junho e julho de 2017. Mas as regras se aplicam a qualquer lugar do mundo.

Por mais intimidador que seja pedir um carro em um país que não é o seu, não se preocupe. Para começar, o app é o mesmo que você já usa no Brasil.

Além disso, usar o Uber, ao invés do táxi, pode ajudar muito a economizar nos horários em que não há transportes públicos disponíveis, como nos casos de termos de nos deslocar para o aeroporto de madrugada ou voltar de uma programação noturna altas horas.

Em Lisboa, por exemplo, precisei ir ao aeroporto às 5h da manhã e o serviço me atendeu muito bem. Em poucos minutos um carro chegou e logo eu estava no meu destino.

Rápido, eficiente, sem dor de cabeça, motorista educado e nem foi preciso abrir a carteira, pois a cobrança foi feita no cartão de crédito. Não é aceito pagamento em espécie.

Pela corrida paguei cerca de 8 euros. De ônibus e metrô combinado teria me saído por aproximadamente 4 euros – metade do valor, é verdade -, mas certamente o Uber me custou muito menos do que um táxi, por meio do qual, segundo apurei depois, a corrida teria valido de 12 a 14 euros.

Já na Inglaterra, embora eu não tenha pedido um carro do Uber por meio do aplicativo instalado no meu smartphone, eu utilizei muito o serviço acompanhado de amigos que moram lá e, da mesma forma, tudo correu muito bem.

No entanto, para que você tenha experiências positivas como as que eu tive, listei alguns pontos que precisam ser observados ao utilizar o Uber fora do Brasil.

Como funciona o Uber no exterior

  • O app é igual ao que você já usa no Brasil. Ele funciona da mesma maneira em qualquer parte do mundo. Portanto, se já o tem instalado não é preciso fazer o download novamente quando estiver viajando.
  • Se  ainda não tem o Uber instalado, pode baixar enquanto estiver no Brasil ou já no seu destino. O mais indicado é instalar antes de chegar para que você não perca tempo se cadastrando ou configurando.
  • Para fazer o download basta buscar por Uber na loja online do sistema operacional do seu smartphone (Android, Ios, etc)
  • Se deseja saber se o serviço opera no destino em que você planeja visitar, confira no Site do Uber a lista de cidades onde o serviço está disponível.
  • Mesmo daqui do Brasil, você já pode fazer uma simulação da corrida e saber quanto a viagem irá custar. Basta ter o aplicativo instalado ou acessar o Site do Uber e ter em mãos os endereços dos locais de onde deseja partir e chegar.
  • Não esqueça de verificar com seu banco ou operadora se o seu cartão de crédito está habilitado para uso no exterior. Normalmente dinheiro em espécie não é aceito como pagamento.
  • Se o seu cartão não estiver habilitado na hora da corrida, o app não deixará você fazer o pedido.
  • O valor da corrida será mostrado na moeda local, mas o valor a ser debitado no cartão vai ser convertido em dólar (se esta não for a moeda do país em questão) e depois para real, acrescentando 6,38% do IOF.
  • Assim, nos lugares onde o Uber dá a opção de pagar a corrida em dinheiro, pague. Será mais vantajoso a fim de fugir do imposto.
  • Para usar o Uber fora do Brasil, você precisa ter acesso a uma rede móvel ou Wi-Fi. Antes de viajar, verifique com a sua operadora de celular como funciona o seu plano de dados no exterior e habilite seu celular para funcionar em outros países. Mas cuidado, que isto geralmente custa bem caro.
  • Para economizar ao utilizar dados móveis fora do Brasil , o ideal é adquirir um chip pré-pago no país de destino ou uso de um chip válido em vários países, como o Easysim4U, nosso parceiro nessa viagem.
  • Tenha senso de localização. Se for pegar o Uber na rua, por exemplo, o ideal é pedir em um local onde o motorista não vai ter como errar (porta de hotel, de restaurante etc). E, em vez de solicitar em uma esquina, peça em frente a uma loja e em uma rua no sentido que você vai seguir para já facilitar e economizar.
  • Se não for fluente no idioma local, não se preocupe! Só fique de olho se o motorista não está dando voltas. Se ele tentar lhe enganar reclame via avaliação do aplicativo (no idioma local) que eles recalculam a corrida.
  • Esteja atento às categorias de carros. Diferentemente do Brasil, lá fora, algumas cidades têm tipos diferentes de veículos como UberPOOL (corridas compartilhadas), UberLUX (carros de luxo), UberSUV e outras, o que pode implicar em variações de tarifas. Evite surpresas!
  • Preste atenção aos avisos dados pelo aplicativo, especialmente em aeroportos, onde há locais específicos para solicitar o serviço, por problemas com a fiscalização.
  • Por fim, lembre-se de só sair do carro após o motorista finalizar a corrida, para evitar ser cobrado mais do que o devido.

Monte sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal  nos dar uma força a fim de poder continuá-lo?

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradeço de coração.

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

 

 

23 Responses
  • Luciano
    dezembro 30, 2017

    Muito bom seu blog

    • Anchieta Dantas Jr.
      dezembro 30, 2017

      Muito obrigado, Luciano!

      Que bom que você gostou. Volte sempre aqui que mantemos o site atualizado quase que diariamente. Além disso, não somos apenas um blog, mas um portal de informações e serviços para o viajante. Se você observar, na lateral direita temos a seção Planeje sua Viagem. Por meio dos banners dos nossos parceiros, você pode montar a sua viagem inteirinha aqui pelo blog, sem sair de casa ou de onde estiver. Tudo em um só lugar! Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda ajuda a manter o meu trabalho.

      Abraços e um Feliz 2018!

      Atenciosamente,

      Anchieta.

    • Cristiane Edna Camboim
      dezembro 18, 2018

      Luciano,
      Excelente iniciativa. Em relação aos créditos que inserimos no Brasil, para o Uber, também podem ser utilizados em outro país?

      • Anchieta Dantas Jr.
        dezembro 21, 2018

        Cristiane,

        Normalmente, o Uber só aceita pagamento com cartão de crédito para o caso de estrangeiros.

        Atenciosamente,

        Anchieta.

    • Pedro Lopes
      março 28, 2019

      Uma pergunta por gentileza, vocês sabem se o código promocional da Uber do brasil pega da mesma forma em outro país?

      • Anchieta Dantas Jr.
        abril 8, 2019

        Pedro,

        O app é o mesmo, mas códigos promocionais só valem para cada país, até onde sei.

        Att,

        Anchieta.

  • Carlos Nobrega
    janeiro 14, 2018

    O blog está muito interessante e o felicito por isso.
    Quanto ao uso do Uber fora do país tenho dúvida: já o utilizo há tempos no Brasil. Na minha conta cadastrei nr do telefone e cartão de crédito (no meu caso Internacional, mas sem habilitação para uso no exterior, visto que estou no Brasil). Ao adquirir um SimCard da EASYSIM4YOU e instalá-lo no smartphone irá modificar meus dados de cadastro, o nr do telefone não conferirá com o cadastro original. O que fazer? baixar novo aplicativo. Gostaria de sair no aeroporto de destino já de uber.

    • Anchieta Dantas Jr.
      janeiro 14, 2018

      Oi Carlos,

      Primeiramente obrigado por sua visita e por nos acompanhar.

      Eu pedi várias vezes o Uber no exterior usando o EasySim4U e não tive o menor problema. O telefone reconhece que o número é temporário e seu WhatsApp, por exemplo, funcionará com o número do Brasil.

      Assim, não precisa baixar outro app do Uber, ele é o mesmo que você usa no Brasil, conforme eu expliquei no post. Também não precisa alterar o seu cadastro. O único cuidado é lembrar de liberar o cartão internacional que estiver cadastrado no Uber para ser usado no exterior.

      Mas atenção: ao trocar seu chip brasileiro pelo o do EasySim4U, você tem de lembrar de permitir dados em roaming nas configurações do seu celular, a fim de que ele possa começar a funcionar corretamente.

      Caso o seu WhatsApp não funcione com o número do Brasil, quando você já tiver usando o EasySim4U, leia o post que fiz sobre a minha experiência com o o chip que explico como proceder.

      Espero ter ajudado e volte mais vezes. E para não perder nenhuma dica do Blog Andarilho, o convido assinar a nossa Newsletter semanal, assim você recebe tudo diretamente no seu e-mail e ainda fica por dentro das promoções dos nossos parceiros.

      Abraços,

      Anchieta.

    • Patrícia Graça Aranha
      março 24, 2019

      Estou de mudança de Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil, para Setúbal, em Portugal no mês que vem, abril de 2019 e não estou conseguindo me cadastrar para usar UBER porque está ocorrendo um impedimento que não estou conseguindo acessar a finalização, podem me ajudar??

      • Anchieta Dantas Jr.
        abril 8, 2019

        Patrícia,

        Você deve resolver isso com a equipe do Uber. É só entrar em contato pelo app.

        Att,

        Anchieta.

  • Nilda
    janeiro 21, 2018

    Muito legal saber compartilhar experiências e dúvidas sem cobrança. Pra mim isso é renovação nas relações humanas. Parabéns.

    • Anchieta Dantas Jr.
      janeiro 22, 2018

      Obrigado, Nilda!

      Adorei sua visita ao nosso site.

      E para que você não perca nenhuma dica da gente eu lhe convido, por gentileza, a assinar a nossa Newsletter semanal. Assim você recebe diretamente no seu e-mail todo o nosso conteúdo uma vez por semana.

      Abraços,

      Anchieta.

  • Lucas
    julho 27, 2018

    Amigo, aqui no Brasil, quando eu uso o uber, eu o utilizo de forma pré-paga. Você compra os créditos em sites como smiles e picpay e põe no aplicativo. Você sabe dizer se em viagens internacionais esses créditos são descontados?

    • Anchieta Dantas Jr.
      julho 31, 2018

      Lucas,

      Infelizmente eu não tenho essa informação. Mas acredito que não, pois geralmente aí fora o pagamento sempre é feito com cartão de crédito. O melhor seria perguntar ao próprio Uber.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Anderson
    agosto 19, 2018

    Moro em uma região de tríplice fronteira, minha dúvida seria se eu comprar um carro no país vizinho com a placa daquele país eu poderia trabalhar como uber aqui no Brasil também.
    Agradeço desde já e aguardo retorno.

    • Anchieta Dantas Jr.
      agosto 22, 2018

      Oi Anderson,

      Infelizmente eu não tenho como lhe ajudar com essa informação. Consulte o Uber que eles podem lhe informar melhor.

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Joel Pontin
    agosto 28, 2018

    Obrigado pelas valiosas informações, Achieta.
    Por acaso você sabe me dizer se a exemplo daqui, posso pré-carregar o uber em real ou mesmo euro ? Uso muito isso aqui no Brasil. A proporcao de milhagem é bem favorável (1 real = 4 milhas smiles; as vezes 5 até 6) e com isso meus filhos ter total liberdade.
    Obrigado pela atencao

  • Paulo
    dezembro 14, 2018

    Prezado Anchieta;

    Ano passado, 2018, em julho tentei utilizar “meu UBER brasileiro” na China (Beijing) mas infelizmente não funcionou (usava um chip da EasySim4you) , soube agora que a empresa deu no pé de lá por que perdeu a corrida para aplicativos de mobilidade para a chinesa Didi. No Japão têm Uber só em Tóquio mas custam o mesmo que o taxi comum, que são super charmosos com suas cortininhas de renda e motoristas de luva branca.

    • Anchieta Dantas Jr.
      dezembro 18, 2018

      Paulo,

      Tudo bem? Primeiramente, obrigado por nos visitar. Olha, não importa como você esteja conectado, na China certos aplicativos são proibidos (Google, WhatsApp, Instagram, Facebook e afins) e só funcionam mediante um VPN, para burlar o Grande Firewall Chinês. No caso do Uber eu não sabia desse acontecido. A mesma situação ocorreu por lá com o WhatsAPP, substituído pelo chinês We Chat, muito bom também. Grato, por avisar.

      De fato, tentei usar o Uber em Tóquio e desisti, pois não tem categoria UberX, a mais barata, só da Select para cima, o que custa o meso preço de um táxi comum mesmo. Não dei essa dica, porque ainda vou postar sobre a minha viagem desse ano ao Japaão.

      No mais, volte sempre por aqui e lembre-se da gente quando for organizar as suas viagens usando os links e banners dos nossos parceiros aqui no site. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai me ajudar a manter o meu trabalho.

      Abraços,

      Anchieta.

  • Karen
    dezembro 23, 2018

    Olá, Anchieta, sabe se preciso trocar meu chip de telefone por um chip local ou basta ter acesso ao wi-fi para conseguir usar o uber? Vou para Portugal e pretendo alugar um roteador móvel e ficar só no whats. Obrigada!

    • Anchieta Dantas Jr.
      dezembro 23, 2018

      Karen,

      Tudo bem? Primeiramente obrigado por sua visita qui no blog. Olha, basta estar com o celular conectado para poder chamar um Uber, não importa se a conexão é pela operadora ou WiFi. Quanto ao roteador, o que você acha de ao invés de usá-lo, contratar o Plano Europa 4G do nosso parceiro EasySim4U? É muito mais prático, você tem sinal em todo lugar e não depende Wi-Fi. A boa notícia é que para compras realizadas até o dia 25.12.2018, todos os planos estão com 30% de desconto digitando o código MAROLA no campo Cupom e clicando em Apply Cupom antes de finalizar a compra. Basta acessar o nosso link https://www.easysim4u.com/?sourceCode=blogandarilho e seguir as etapas. Desde já agradeço!

      Atenciosamente,

      Anchieta.

  • Isabella
    abril 27, 2019

    Olá Anchieta,

    Tenho uma dúvida. Se eu tiver créditos no meu app do Uber poderei usa-lo em qualquer lugar do mundo?

    • Anchieta Dantas Jr.
      maio 17, 2019

      Isabella,

      Até onde eu sei não pode. Os créditos só são válidos no Brasil. De qualquer forma, consulte o Fale Conosco no aplicativo.

      No mais, obrigado pela visita e sempre que for viajar se lembre da gente e faça as suas reservas por meio dos links e banners dos nossos parceiros aqui no site. assim, você estará me ajudando a manter o meu trabalho.

      Grato,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *