Teve a mala extraviada? Saiba o que fazer!

by

Embora essa seja uma situação pra lá de desagradável, o extravio de bagagem é mais comum do que se imagina. Não importa se nos aeroportos nacionais ou estrangeiros. Eu já passei por isso em minha primeira viagem internacional e não gosto nem de lembrar da cena: ver todos os companheiros de voo, recolherem as suas malas e eu lá plantado ao pé da esteira e nada da minha aparecer. Tanto que, até hoje, este é o momento mais tenso de uma viagem para mim.

Aí imagine aí essa tensão junto com o cansaço da viagem e da vontade de ir logo para o hotel ou para casa. Imaginou? Pois bem, eu não desejo isso a ninguém. Quem passou pelo mesmo transtorno sabe bem o que isso significa.

Quando minha mala foi perdida, eu fiquei quase 24 horas sem uma peça de roupa para trocar. Confesso que por inexperiência à época, pois não levei nada para vestir dentro na mochila.

Claro que existem alguns cuidados para proteger a bagagem e diminuir as chances de que ela se extravie, conforme você pode conferir no post Viaje seguro: 7 acessórios para proteger a sua mala. Mas isto não nos dá 100% de segurança.

Levar apenas o necessário para a viagem, optando somente pela bagagem de mão é a única forma de ter a certeza de que os seus pertences não serão extraviados.

Você pode dar uma olhada no nosso post Desapegue: viajar apenas com a bagagem de mão tem suas vantagens e se inspirar para a sua próxima viagem.

Claro que essas dicas não servirão para todas as suas viagens, mas se adequarão perfeitamente para aquelas de curta duração. Para você ter uma ideia, eu consegui passar 12 dias viajando apenas com a mala de mão.

Entretanto se a sua bagagem já foi extraviada, eu separei algumas dicas para tentar reavê-la, caso ela não apareça na esteira. Medidas que também funcionarão como provas para exigir os seus direitos e uma indenização da companhia aérea. Vamos a elas!

Dirija-se ao balcão da companhia aérea

Este balcão fica na própria sala de desembarque, informe ao funcionário da companhia e veja se ele consegue localizar imediatamente sua bagagem.

Algumas vezes, os funcionários das companhias conseguem encontrar pelo localizador do seu bilhete de embarque.

Caso não seja possível achar a mala, algumas companhias oferecem um valor para o passageiro comprar os itens necessários, durante este período em que está sem os seus pertences.

Se isto não acontecer, você deve guardar todos os comprovantes de gastos para pedir o ressarcimento futuro.

Procure no aeroporto o local para realizar o RIB

O RIB é o chamado Registro de Irregularidade de Bagagem. Para realizá-lo é necessário a apresentação do tíquete da bagagem, pois é por meio dele que se comprova que a bagagem estava na responsabilidade da companhia. Sempre anote o número do protocolo de registro.

E nunca deixe seu tíquete de bagagem com a companhia aérea, apenas diga o número, pois esta é uma de suas principais provas contra a companhia, você deve guardá-lo para caso decida exigir seus direitos no futuro.

Guarde todos os documentos possíveis

Você deve guardar todos os documentos, tanto para cobrar firmemente da companhia, como para pedir uma indenização, caso sua bagagem não seja encontrada.

Apesar de sempre torcemos para que não ocorra conosco, devemos está preparados para qualquer imprevisto.

Então, provas como: bilhete da passagem aérea, tíquete de bagagem, RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) e notas fiscais, caso necessite comprar alguma coisa por culpa do extravio, são muito importantes.

Qualquer outra prova que você veja com alguma relevância, guarde ou bata uma foto, é melhor pecar pelo excesso do que pela falta!

Aguarde o prazo da Companhia Aérea de devolução

Segundo a lei brasileira, a companhia aérea tem até 7 dias para voos nacionais e 21 dias em voos internacionais, para devolver a sua bagagem, conforme determina a Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac.

No caso de ser uma companhia estrangeira, que tenha vendido diretamente para brasileiros, deve-se seguir o mesmo procedimento, já que elas se submetem a mesma lei.

Por outro lado, se a sua bagagem não tenha sido extraviada, mas tenha sido danificada, ou seja, o zíper, as rodinhas ou a própria mala tenham chegado quebrados, você também tem direitos.

Caso sua bagagem não seja encontrada no prazo

Você pode exigir seus direitos com a Resolvvi  clicando aqui (parceira do Blog Andarilho), já que a companhia aérea lhe deve uma indenização!

Eles já atenderam muitos casos pelo Brasil, ganhando todas as causas. E o melhor: você pode reclamar seus direitos sem sair de casa, tudo online – dá até para fazer do seu celular -, e só paga pelo serviço se ganhar a causa. É mole ou não é?

O esquema é muito simples: você passou por um aperto com uma companhia e acha que tem direito a algum tipo de indenização? Entre então no site da Resolvvi, conte sua história e eles irão avaliar se seu caso pode resultar em algum tipo de ressarcimento.

Se for preciso, a empresa entra na justiça por você. Caso haja indenização, eles ficam com 30% do valor. Se isso não ocorrer, você não precisa pagar nada. Segundo eles, a taxa de sucesso tem sido de 100% dos casos. Os valores das indenizações podem chegar a até R$ 10.000.

Então, está esperando o que? Clique aqui e receba o que é seu por direito!

Saiba que no momento da compra da passagem aérea, você adquiriu o direito de ser transportado até seu destino final em segurança, junto com a sua bagagem. Se você tiver tido qualquer problema neste sentido, nos últimos dois anos, você tem direitos e deve exigi-los.

E para conhecer mais sobre o trabalho da Resolvii acesse o post Teve problemas com voos? Saiba como garantir uma indenização. Nele, você poderá conferir, inclusive, depoimentos de quem já usou o serviço e saiu bastante satisfeito!

Nunca embarque sem um seguro viagem

Ninguém gosta, mas por mais experiente que sejamos em viagens, imprevistos acontecem e podem não apenas colocar o passeio em risco – extravios de bagagem, problemas jurídicos e outros pepinos – como também a sua própria saúde.

E, nesses momentos, estar sem cobertura alguma no Brasil ou no exterior pode se tornar uma tremenda dor de cabeça e um rombo daqueles no orçamento. Por isso, nunca viaje sem um seguro viagem. Saiba mais aqui.

Pesquise opções de seguro viagem e contrate agora o seu seguro viagem. Digite BLOGANDARILHO5 no campo cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto. Se pagar no boleto ganha mais 5%. No cartão de crédito o valor pode ser dividido em até 12 vezes sem juros.

Monte a sua viagem com a gente

Se você gosta das nossas dicas, admira o nosso trabalho, que tal  nos dar uma força a fim de poder continuá-lo?

Fazendo as suas reservas por meio dos banners na lateral direita do site, ou dos links a seguir, você não paga nada a mais por isso e vai nos ajudar a manter o blog atualizado, dada a pequena comissão que nossos parceiros nos pagam. Desde já, agradeço de coração, desejando uma excelente viagem!

Pesquise passagens aéreas baratas: passagenspromo, Voopter, Max Milhas

Reserve aqui o seu hotel, apartamento ou hostel. Há várias opções de cancelamento grátis!

Confira hotéis e pacotes de viagem com preços especiais e parcelamento em até 12 vezes sem juros

Contrate agora seu seguro viagem e embarque com toda a proteção! Use o cupom BLOGANDARILHO5 e ganhe 5% de desconto.

Adquira aqui um chip internacional com internet ilimitada nos Estados Unidos e em mais 140 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete.

Ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Alugue aqui um carro em seu destino

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *