Como se prevenir do coronavírus em viagens de avião

by

Já que o assunto da vez entre os viajantes tem sido a epidemia mundial do novo vírus, eu resolvi dividir com vocês essas dicas super importantes sobre como se prevenir do coronavírus em viagens de avião. Em meio às minhas pesquisas e leituras sobre o tema, me chamou a atenção uma matéria publicada no site da Bloomberg, que traz de forma simples e direta como devemos proceder. Portanto, nada de ter medo de se infectar com a doença ao enfrentar aquelas horas de voo para chegar ao seu destino. Confira!

Primeiramente, ao contrário do que muita gente pensa, pode esquecer as máscaras faciais e luvas de borracha. Segundo a publicação, os especialistas consultados são taxativos em afirmar que a melhor maneira de evitar o coronavírus em viagens de avião (e em outros lugares também) é lavando as mãos com frequência. Vale usar também antisépicos à base de álcool.

Uma novidade que me deixou mais tranquilo é que de acordo com o médico e consultor da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), David Powell, um das fontes citadas na matéria, é que o risco de pegar uma infecção viral séria tocando no apoio de braço, assentos ou em outra superfície da aeronave é baixo. Isso por que os aparelhos de ar-condicionado de um avião são modernos e similares aos usados em salas cirúrgicas.

Coronavírus e o ar do avião

“O ar na aeronave é uma combinação entre ar fresco e ar recirculado. O ar recirculado passa por filtros como os que são utilizados em salas cirúrgicas. Isso significa que o ar fornecido é pelo menos 99,97% livre de vírus”, afirma. Ainda de acordo com ele, se há algum risco de contaminação nos aviões comerciais, o foco são as pessoas, não os objetos ou o ar.

Dessa forma, a fim de se proteger, a higienização das mãos é a forma mais recomendada. “Ao contrário do que as pessoas pensam, as mãos são a maneira pela qual os vírus se espalham com mais eficiência. Portanto, faça a higienização delas e evite tocar em seu rosto”, garante. Conforme disse, o risco de contágio do vírus é maior ao apertar as mãos de outras pessoas do que ao tocar em uma superfície seca.

Outra dica do especialista é usar um lenço descartável para secar as mãos após a lavagem, assim como utilizar produtos que tenham em sua composição o álcool em gel.

Máscaras faciais ajudam?

Com relação às máscaras faciais, no entanto, Powel não considera uma boa opção. “Usar uma máscara o tempo todo será ineficaz. Ela permitirá que os vírus sejam transmitidos ao seu redor e pior ainda, se ficar úmida, incentivará o crescimento de vírus e bactérias”, afirmou.

Da mesma forma, as luvas também são ineficazes. “Elas são ainda piores, porque as pessoas tocam outros objetos. Então, isso se torna outra maneira de transmitir o vírus. E dentro das luvas, suas mãos ficam quentes e suadas, o que é torna bom ambiente para o crescimento dos vírus”, disse.

Contudo, vale destacar que apesar da opinião desse especialista, com o avanço da pandemia, os protocolos de segurança foram atualizados e as máscaras passaram a ser consideradas eficazes pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo, dessa forma, exigidas tanto enquanto estivermos nos aeroportos como durante o voo.

Coronavírus e viagens de avião

Resumindo, a melhor forma de se prevenir contra o coronavírus em viagens de avião é higienizando sempre as mãos, usar máscara, evitando, ao mesmo tempo, tocar o seu rosto.

Para ajudar tenha sempre com você lenços descartáveis para secar a mão após a lavagem e produtos que tenham em sua composição o álcool em gel 70%. Combinado?

E antes que eu esqueça, jamais embarque sem um bom seguro viagem. Acredite: ele será a sua salvação diante de imprevistos e necessidade de atendimento médico. Faça a sua cotação sem compromisso pelos nossos links exclusivos com a Seguros Promo ou Real Seguro Viagem e ganhe até 15% de desconto.

Gostou deste post? Então, por favor, compartilhe! E como temos muito mais para mostrar, nós também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. Já quando voltar a viajar, também lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *