Como viajar mais em 2017 e nos anos seguintes também

by

Estamos nos despedindo de 2016. Fato. Se não deu tempo de você fazer tudo aquilo que havia planejado, este é o momento de questionar porque as coisas não caminharam como você queria. Viajar, por exemplo. Quem não planejou viajar mais neste ano e finalmente conhecer aquele tão sonhado destino? Acho que todo mundo, né? Não deu? Paciência. Agora, o que resta, é olhar para frente e aproveitar os 365 dias do ano que se aproxima para retomar os planos de fazer as malas e sair por aí.

Não tem ideia por onde começar? Veja, a seguir, as dicas para você viajar mais em 2017, que eu preparei para você. Olha só!

Comece o ano com o calendário em mãos

Tome nota de todos os feriados nacionais, estaduais e municipais. Verifique quais vão ser estendidos ou que podem ser esticados.

Dessa forma, fica muito mais fácil começar a pesquisar as promoções de passagens aéreas e pacotes de viagem para esses períodos e ainda negociar com antecedência um dia de folga no trabalho, caso seja necessário.

Para facilitar, segue a lista dos feriados nacionais em 2017:

  • Carnaval – 28 de fevereiro (terça-feira);
  • Sexta-feira da Paixão – 14 de abril (sexta-feira);
  • Tiradentes – 21 de abril (sexta-feira);
  • Dia Mundial do Trabalho – 1º de maio (segunda-feira);
  • Corpus Christi – 15 de junho (quinta-feira);
  • Independência do Brasil – 7 de setembro (quinta-feira);
  • Dia de Nossa Senhora Aparecida – 12 de outubro (quinta-feira);
  • Finados – 2 de novembro (quinta-feira);
  • Proclamação da República – 15 de novembro (quarta-feira);
  • Natal – 25 de dezembro (segunda-feira).

Se você observar, no ano que vem, teremos cinco feriados que podem render feriadões: Carnaval, Corpus Christi, Independência do Brasil, Dia de Nossa Senhora Aparecida e Finados. E não esqueça de acrescentar a essa lista os feriados estaduais e municipais.

Garanta logo suas férias

Este também é o momento de já marcar as suas férias. Hoje em dia, muitas empresas definem o calendário de férias de seus funcionários para o ano seguinte antes dele iniciar. Então, se apresse para assegurar as suas. Se este não é o seu caso, não custa se antecipar e procurar o seu chefe para agendar. Atente para associar os dias de descanso à baixa temporada, quando tudo costuma ser mais barato.

Sabendo quando será o seu período de férias você já pode começar a se planejar.

Selecione para onde quer viajar

Pense nos lugares que você gostaria de conhecer e classifique-os entre destinos para feriados e para férias, que podem ser divididas em férias de inverno e férias de verão, a depender de quando cairão as suas.

Procure viajar na baixa temporada

Nem precisa dizer que é bem mais barato embarcar nesse período, quando tudo fica mais vazio e você pode aproveitar mais. Para quem tem filhos e viaja em família é claro que isso normalmente não é possível. Nesse caso, é se valer da reserva com antecedência para encontrar os melhores preços.

Outra dica, é saber quando é alta e baixa temporada em cada país que você pretende visitar e inclusive dentro do Brasil, visto que cada região pode ter épocas de maior e menor procura.

Atente ainda para que o período de baixa em determinado lugar não corresponda à temporada de chuva, o que inviabiliza qualquer passeio.

Acompanhe as promoções

O segredo é ficar de olho todos os dias em sites que dão as dicas de promoções e tentar encaixá-las com as suas datas. Indico o “Melhores Destinos” e o “Passagens Aéreas”.

Você pode também se cadastrar nos sites das companhias aéreas para receber as promoções por e-mail.

Use os serviços de “Alerta de Preço” de passagens aéreas

Atualmente, há vários sites buscadores e comparadores de preços de passagens aéreas, a exemplo do Skyscanner, Kayak, Voopter e Momondo, para citar alguns, que oferecem a opção de cadastrar um “Alerta de Preço” com a rota da viagem, o período que queremos viajar e quanto desejamos pagar pelo bilhete aéreo. O sistema funciona por meio do envio de e-mails.

Atenção às milhas acumuladas

Muita gente tem e nem sabe que possui e a maioria das pessoas deixa expirar. Assim, comece a olhar com mais carinho para o seu cartão de crédito e para o saldo de pontos dos programas de fidelidade nos quais é inscrito.

No caso do cartão de crédito, veja quantos pontos você tem acumulados e como faz para transferí-los para esses programas de fidelidade. Atentando sempre para o que ofereça mais vantagens.

Depois, fique de olho em todas as promoções de passagens. Muitas vezes é possível viajar por cinco mil pontos cada trecho para voos nacionais.

E para acumular mais milhas, quando for viajar, nunca esqueça de colocar seu número fidelidade na hora do check-in. Se não tiver cadastro no programa daquela empresa, veja se ela não é parceira de nenhuma outra.

Saia do lugar comum

Como eu costumo dizer, nem sempre o destino da moda é para onde temos que ir. Dessa forma, pesquise destinos menos procurados. Muitas vezes eles são bem mais baratos.

Economize sempre que puder

Com as datas definidas, a pesquisa dos destinos pronta e com a busca por passagens feita, é hora de pensar sobre como juntar dinheiro para a sua viagem. Veja aqui como economizar dinheiro para viajar. E ainda: Oito conselhos para aproveitar as férias sem dívidas.

 

Quer inspiração para onde ir em 2017?

Você poderá gostar desses outros posts:

Veja as dez cidades mais visitadas do mundo

Os top 10 países para viajar em 2017

As dez melhores cidades para conhecer em 2017

Dez destinos em conta para viajar em 2017

E se você gostou das nossas dicas, não deixe de compartilhar esse post nas suas redes sociais. Seus amigos também podem gostar.

Antes de nos deixar inscreva-se na nossa Newsletter e não perca nada aqui no blog.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *