WiFi público em viagens: riscos ao usar e como se proteger

by

Quando eu comecei a viajar com mais frequência, há uns 10 anos mais ou menos, as redes sociais ainda engatinhavam – à época, o sucesso no Brasil era o Orkut – e não havia aplicativos de comunicação instantânea como o WhatsApp, mas, mesmo assim, a gente gostava de checar e-mails e manter algum tipo de vínculo com os amigos e familiares que deixávamos em nossa cidade.

E como utilizar o roaming das operadoras de telefonia móvel, principalmente o internacional, sempre custaram uma fortuna, a saída era apelar para o WiFi público. Quem nunca, não é?

Infelizmente, naquela época, não encontrávamos muitos locais públicos com WiFi gratuito e era aquela tortura. Hoje em dia, por outro lado, as redes sem fio estão presentes em lanchonetes, cafés, shoppings, praças, em ônibus, trens e diversos outros locais.

Conectamos sem dificuldades, navegamos, usamos as redes sociais e aproveitamos para checar emails e resolver questões como se estivéssemos em casa.

E na ânsia de não ficar um minuto sequer sem conexão, o que fazemos? Buscamos a primeira oferta de WiFi pública gratuita que aparece na relação detectada pelo celular e, logo, tratamos de nos conectar.

Ainda mais quando esta rede não pede senha, certo? Afinal, o que pode haver de tão perigoso em logar em um site, visto que as senhas não são armazenadas?

Errado! Não se tem a menor garantia se é mesmo seguro. E eu estou cada vez mais convicto de que não, pois para você ter uma ideia do que tem de gente mal intencionada nesse mundo, eu já encontrei em diversas cidades, rede WiFi aberta usando, por exemplo, o nome de um determinado restaurante e, na verdade, a rede correta não era aquela.

Aí vem a pergunta? Por que alguém faria isso? A resposta é óbvia: roubar senhas ou qualquer outro dado que possa trazer um benefício, às nossas custas, para quem criou a rede falsa.

Por isso, nesse post, eu resolvi falar dos riscos que existem nas redes WiFi públicas. Se você costuma utilizá-las em suas viagens, principalmente para trabalhar ou consultar a sua conta bancária, vale conferir nossas dicas. Para chegar a elas, eu consultei alguns amigos que manjam do assunto e aqui vão as considerações!

Falta segurança

Quem conhece um pouco sobre redes sem fio sabe que existem alguns procedimentos que impedem a conexão de intrusos a elas.

Usando protocolos de segurança (lembre dessas siglas: WEP, WPA e WPA2), os roteadores (dispositivos que encaminham dados entre redes de computadores) e pontos de acesso garantem que apenas máquinas (computadores, notebooks, celulares, impressoras, etc) autenticadas façam parte da rede.

Em configurações mais avançadas — e até mais seguras —, somente as máquinas autorizadas através do endereço chamado MAC (um código único que identifica cada dispositivo na configuração do roteador) têm permissão para se conectar com a internet e fazer parte daquele grupo.

No entanto, na maioria das redes públicas, não existe nenhuma dessas características para garantir a nossa segurança.

Algumas usam um login realizado por meio do navegador ou pedem que façamos check-in no Facebook a fim de liberar o acesso. Outras até contam com senhas WPA2, mas, se você pensar bem, todo e qualquer usuário que tenha a senha correta ou faça o login fará parte daquela rede WiFi.

Mais um entre centenas de usuários conectados

Normalmente, na rede da sua casa, seu computador fica protegido por um firewall (barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo) e uma senha de rede.

Tais recursos impedem que intrusos tenham acesso facilitado ao tráfego de dados do seu computador ou celular. No caso de uma WiFi pública, no entanto, você é apenas mais um entre centenas de usuários ali conectados.

Quais os riscos de usar wifi público e como se proteger

Em um WiFi público, você é apenas mais um entre centenas de usuários conectados Fotos: Divulgação

Assim, em meio a essa gente toda, uma pessoa má intencionada, que entenda um pouco de redes, não terá dificuldade em descobrir seu endereço de IP, que que dizer “Internet Protocol”, um número que identifica um dispositivo em uma rede, seja ele um computador, um celular, uma impressora, um roteador, etc.

Dessa forma, basta fazer algumas tentativas até encontrar um dispositivo vulnerável e interceptar as informações.

Muitas vezes, o ataque não passa de uma exploração nas pastas e arquivos armazenados, mas ele pode ser uma invasão bem pior!

E olha que isso ocorre mesmo que o roteador que gerencia as conexões tenha um firewall, pois ele não impede a conexão direta entre os dispositivos conectados àquela rede.

É que, para o roteador, todos os aparelhos conectados são “amigos” e ele não realiza nenhuma ação caso um dispositivo tente contato com outro. Assim, todo cuidado é pouco!

Você pode estar se conectando à rede errada

Uma coisa que nem passa pela cabeça de muita gente é a existência de redes falsas. Geralmente, as pessoas partem do princípio de que o estabelecimento em questão usa o próprio nome como identificador da sua rede WiFi.

Porém, existem lugares que não seguem esse padrão. Há também aqueles que nem WiFi gratuito ou mesmo pago oferecem. Aliás, não entendo com nos dias de hoje ainda há quem não tenha o serviço. No entanto existe, viu?

Mas onde eu estou querendo chegar é que pode acontecer de algum vizinho próximo criar uma rede com o mesmo nome do local em que você está visitando.

Quais os riscos de usar wifi público e como se proteger

Cuidado para não se conectar em uma rede sem fio que não seja oferecida pelo estabelecimento

Com isso, é possível que você se conecte a uma rede sem fio que não seja oferecida pelo estabelecimento, existindo chances de você ter se conectado em um WiFi falso que serve apenas para atrair pessoas que vão ser vítimas de ataques, pois essa artimanha pode facilitar a obtenção de senhas e dados da sua navegação.

Depois de obter suas informações, a pessoa que ofereceu o WiFi falso pode guardar os dados para usar posteriormente.

Como se proteger e dificultar os ataques

Analisando todas essas possibilidades, não há como negar que é arriscado se conectar a redes públicas.

Considerando isso, resta a dúvida: como sobreviver em um mundo sem estar conectado à internet? Calma! Não é necessário você se desesperar, pois você não precisa parar de usar o WiFi do hotel, do shopping, dos restaurantes entre outros locais enquanto viaja, ou até mesmo em sua cidade.

Veja abaixo como se proteger e dificultar a ação de pessoas mal intencionadas ao usar Wifi públicos:

  • Desligue o WiFi dos seus aparelhos se não estiver usando, a fim de evitar conexão automática em caso de redes abertas e/ou sem senha;
  • Não deixe senhas salvas nos navegadores, nem em aplicativos que logam de forma automática;
  • Prefira usar algum serviço de dados 3G/4G de sua operadora de telefonia celular. Em viagens ao exterior, para baratear, eu sempre compro um chip internacional pré-pago. Saiba mais aqui.
  • Tenha um antivírus instalado e atualizado, que tenha ferramenta de proteção às suas conexões;
  • Confirme com algum funcionário do estabelecimento em que você está se eles realmente oferecem WiFi e qual a senha de acesso;
  • Não realize transações bancárias ou compras online em WiFi públicos;
  • Não realize compras com Cartão de Crédito e/ou Débito em WiFi público;
  • Desconfie sempre de redes WiFi sem senha;
  • Mantenha os sistemas operacionais do seu computador e celulares atualizados;
  • Utilize apenas o básico.

E aí, gostou desse post? Ele foi útil para você? Então o que acha de compartilhar para que mais gente fique sabendo sobre os riscos de usar WiFi públicos em viagens? Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do post.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

Está pensando em viajar? Já sabe o destino, se dentro ou fora do Brasil? Pois veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você e, assim, ajude a manter o nosso site!

Monte sua viagem com a gente

Conosco, é possível montar a sua viagem inteirinha sem sair de casa ou de onde estiver e com poucos cliques.

Além disso, fazendo suas reservas aqui pelos banners na lateral direita do blog ou pelos links a seguir você não pagará nada a mais por isso e ainda ajudará a manter o nosso trabalho.

Nossos parceiros foram escolhidos a dedo para lhe oferecer o melhor custo/benefício em suas viagens. Olha só!

Para procurar voos baratosacesse o Voopter  ou o Confira o Max Milhas e encontre tarifas que se encaixem no seu bolso. Eles reúnem várias ofertas de passagens em um só lugar!

Reserve seu hotel ou hostel pelo Booking clicando aqui e tenha uma estada com o melhor preço. Há várias opções com cancelamento grátis!

Seguro viagem com desconto? Nosso parceiro Segurospromo oferece mais de 10 seguradoras com planos e preços imbatíveis para você viajar protegido. Faça a sua cotação e garanta já seu desconto exclusivo.

Utilize o cupom “BLOGANDARILHO5”. Ele lhe dá direito a 5% de abatimento na compra do seguro de viagem e ainda é possível parcelar em até 10 vezes. Não viaje sem seguro. Evite perrengues!

Vai querer alugar um carro em seu destino? Então, compare preços e tenha o melhor atendimento com Rentcars.com. Alugue aqui um veículo pagando em até 12 parcelas, livre de IOF e com até 60% de desconto.

E se você já quiser chegar ao seu destino conectado sem pagar uma fortuna de roaming, aposte no EASYSIM4U (saiba como foi nossa experiência), chip com internet ilimitada em mais de 140 países. Compre aqui.

Sua viagem é para a Europa? Viaje de trem pelo Velho Mundo e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Agora se você está a fim de navegar pelos 7 mares, veja os cruzeiros da nossa parceira Costa Cruzeiros. Há sempre novidades e promoções!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Ajudajus  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *