O que acontece com o nosso corpo quando viajamos o mundo

by

Adoro visitar lugares diferentes, conhecer pessoas e experimentar costumes e culturas às vezes bem distintos do que o Brasil tem a oferecer. No entanto, eu não sei quanto a você, mas, hoje em dia, entrar em um avião é algo que me deixa cansado e até mesmo entediado. Isto, claro, até chegar ao meu destino.

É que depois que eu comecei a viajar com freqüência, voar acabou se tornando sinônimo de jet lag, aquelas alterações no nosso ritmo biológico, que ocorrem após mudanças do fuso horário em longas viagens de avião. Quem já passou por isso sabe como é e não tem como gostar.

Aliás, esse assunto foi pauta de uma conversa recente com familiares após enfrentarem mais de 20 horas de viagem, entre voos e aeroportos, tanto para ir como para voltar de seu destino. Este sete horas a frente do Brasil.

Escutava-os falar sobre os efeitos sentidos pelo corpo, principalmente na qualidade do sono e da fome fora de hora que lhes acometia.

Coincidência, ou não, eis que dias depois, acabei lendo um artigo no site de estilo de vida The List, abordando uma entrevista com a médica e autora do livro Diet Slave No More (Escravo de Dieta Nunca Mais), onde ela apota que, infelizmente, viagens freqüentes trazem mais riscos à nossa saúde do que o jet lag propriamente dito.

A luz amarela imediatamente acendeu na minha cabeça. Então, eu achei mais do que pertinente dividir com você o que ela disse sobre o que acontece ao nosso corpo quando viajamos o mundo.

Coágulos no sangue

De acordo com a médica, ficar sentado em espaços apertados durante um longo período não só é desconfortável, como também pode provocar coágulos. É que nas viagens de avião, as mudanças de altitude fazem com que a proteína que provoca a coagulação fique ativa.

O mesmo pode acontecer em uma viagem de carro, com a compressão das veias femorais, ainda que em menor grau do que em uma aeronave.

Assim, quando viajar, tente levantar-se e andar um pouco. Eu costumo fazer isso de hora em hora, mas, conforme Kogan, o ideal é a cada 30 minutos.

E se você tiver algum histórico ligado a este problema, é importante pedir ao seu médico um remédio para prevenir a coagulação do sangue e evitar trombose.

Infeções

Quando viajamos estamos também mais predisposto a apanhar infeções, seja no avião, em um ônibus ou mesmo no transporte público em nossa cidade, visto que, afirma a doutora, estes são locais repletos de bactérias infecciosas. Ainda mais quando totalmente fechados.

E contrariamente ao que se pensa a circulação do ar não é problema principal. O contato físico é cerne da transmissão. Os germes podem ser transmitidos das mãos para o rosto.

Assim, é aconselhável andar sempre com lenços e álcool em gel para higienizar as mãos antes de levá-las à boca ou coçar os olhos.

Radiação

Por essa eu não esperava! Você sabia que, se já viajou de avião, esteve exposto a radiações? Pois é. Isso também acontece, assegura Svetlana Kogan.

Dessa forma, especialmente mulheres grávidas terão de ter algum cuidado, para não pôr o bebé em risco.

“Um voo de Nova Iorque para Los Angeles expõe uma pessoa à mesma quantidade de radiação que uma radiografia ao tórax”, afirmou a médica. Assim, recomenda, se estiver grávida consulte o seu médico antes de embarcar.

Insônia

Viajar para lugares com fusos horários diferentes, pular refeições e não dormir bem é o que provoca o famoso jet lag. Mas este não é necessariamente causado pela falta de sono, mas sim por dormir fora do horário em que estamos acostumados. Por consequência, vêm a fadiga, a ansiedade e o mau humor. Aliás, como eu sofro com isso.

Para evitar o problema, ou ao menos diminuir as consequências, o melhor truque, diz a doutura, é tentar comer e dormir o mais próximo possível da hora do local onde estivermos.

Dores no corpo

Esse é outro problema recorrente comigo após longas horas de voo. A dor nas costas, assim como em outras partes, é, geralmente, provocada pela rigidez, imobilidade, compressão e diminuição da circulação e drenagem do corpo.

“Ouça o seu corpo”, aconselha Svetlana Kogan. “As pessoas têm a tendência de se exceder quando viajam. No entanto, poderão ficar sofrer dores insuportáveis. Por isso, descanse sempre que puder”, emenda.

Alterações na pele

Ainda conforme a especialista, muita gente também sente alterações na pele depois de uma viagem de avião. Isto acontece porque ela reage ao ar seco, tornando-se, ao mesmo tempo, também muito ressecada, o que pode alterar a oleosidade e causar uma reação, como as acnes.

“E quem tem pele oleosa, é provável que ela se torne ainda mais oleosa, porque tentará se proteger do ar seco”, destaca Kogan.

A doutora orienta que sempre que formos tomar um avião, limpemos o rosto antes, durante e depois do voo. Eu acredito que uma boa dica é levar um pacote de lenços umedecidos.

 

Por fim, é como eu sempre digo: viajante prevenido vale por dois! Agora, depois de saber de todos esses efeitos sobre o nosso corpo quando viajamos o mundo,  é que eu não deixo mesmo de consultar um médico antes de uma longa viagem!

Ao mesmo tempo, jamais viajo sem a minha farmácia portátil, como eu costumo dizer e não abro mão de um seguro viagem. Saiba porque aqui.

Monte a sua viagem com a gente

E por falar em viagem, sempre é bom lembrar que aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem! Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai nos ajudar a manter o nosso trabalho.

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

 

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *