Comprar passagens aéreas de madrugada é realmente mais barato?

by

O que mais prolifera na internet são artigos, e-books e vídeo-aulas – alguns, inclusive, pagos -, ensinando como comprar passagens aéreas baratas. Mas o fato é que não existe milagre! Encontrar passagens de avião a preços baixos exige muita paciência, determinação, o uso adequado das ferramentas de pesquisa e, principalmente, flexibilidade de datas para viajar. E em meio a tantas promessas e mitos criados por aí, existe um que fala que comprar voos de madrugada sai mais barato. Será?

Olha, para começo de conversa, antes de você perder uma boa noite de sono de olho nos sites das companhias aéreas, na esperança de encontrar eventuais promoções, é importante entender o mecanismo de ofertas dessas empresas.

E mais: é fundamental, ainda, diferenciar situações como a compra da passagem aérea durante a madrugada, para viajar seja em que horário for, e voar entre a meia-noite e 6h da manhã.

O que determina o preço das passagens aéreas?

Simples: a lei da oferta e da procura. Nos horários e dias mais buscados, as passagens de avião tendem a ser mais caras; enquanto que nos menos procurados, mais baratas.

Por isso, dependendo do destino, do horário e do dia da semana, os preços dos voos variam. E como variam, viu?

Um exemplo são voos que têm a ida marcada para sexta-feira e a volta no domingo. Esses dias são muito cobiçados em função do calendário de trabalho das pessoas, o que motiva um aumento de preço.

Por outro lado, passagens para voos no meio da semana tendem a ser mais em conta e ainda, assim, a depender do horário.

A mesma lógica determina as altas tarifas cobradas em períodos de férias escolares e feriados. Como a procura aumenta, os preços das passagens aumentam na mesma proporção.

Voos que partem de madrugada são mais baratos?

São sim. E basicamente porque se você viajar pelo Brasil entre às 23h e às 5h da manhã, pegará um menor tráfego nos aeroportos, em função de uma baixa procura por voos de madrugada.

Como os horários de pico nos aeroportos serão evitados, estima-se uma economia que pode chegar a quase 50% do valor original. Pelo menos é o que afirma um artigo, que eu li sobre o tema, publicado pelo site de busca de passagens aéreas SkyScanner.

De acordo com a publicação, não devemos pensar que as companhias aéreas estão perdendo com isso: “elas justamente incentivam esses voos noturnos para liberar os aeroportos quando há muito movimento”.

E quem já voou de madrugada sabe: a qualidade do voo é a mesma, assim como o serviço prestado. Dessa forma, se você encontrar um valor incrivelmente barato para um voo no meio da noite, não é pegadinha!

Embora, eu deteste voar de madrugada e não dormir bem,  quando a oferta é muito boa, porque não aproveitar, né?

Comprar passagens de madrugada garante preço baixo?

Não necessariamente, afirma o referido artigo. Como eu falei, trata-se de um grande mito que se criou.

Isto porque, os acessos na internet de madrugada são menores e já que as empresas aéreas querem vender seus assentos, não faz sentido fazer grandes promoções nesses horários. Concorda?

O que pode acontecer entre a meia-noite e as 6h da manhã é uma melhora na estabilidade do site, facilitando que a compra seja feita sem interrupções ou quedas da página.

Colocando isso de lado, não espere muito de uma madrugada em claro em busca de passagens aéreas promocionais.

Quer, de fato, voar pagando menos?

Mais uma vez eu repito: não existe milagre e nem fórmulas mágicas! Se você realmente deseja voar pagando menos, atente para o seguinte:

Tenha datas e horários flexíveis para as suas viagens. Comprar as passagens com o período de férias pré-determinado pode ser um fator limitante e, normalmente, o levará a pagar tarifas mais caras, visto você não ter a opção de escolher voar justamente no período em que ocorrer uma promoção.

Encontrar passagens aéreas baratas exigirá ainda paciência, determinação e o uso de boas ferramentas de pesquisa;

Procure criar alertas de preços, por meio dos sites de busca, para receber por e-mail as variações de preços no trecho escolhido;

Pesquisar por todos os aeroportos de uma cidade, se existir essa opção, (Exemplo: São Paulo Guarulhos e Congonhas) ou por terminais próximos do seu destino, você terá a chance de ver como os valores podem variar.

Que tal buscar suas passagens aéreas agora mesmo?

Nós aqui do Blog Andarilho sempre pesquisamos e compramos nossas passagens por meio do nosso parceiro Viajanet.  Além de sempre encontramos as melhores ofertas, o valor pode ser parcelado em até 12X iguais. Acesse aqui e pesquise você também!

Ao mesmo tempo, o Viajanet tem duas ferramentas que eu acho incríveis para encontrar promoções.

Para se diferenciar ainda mais dos concorrentes, além de mostrar aos usuários os preços mais vantajosos, comparando os valores cobrados pelas diversas companhias aéreas, o site conta com um link totalmente voltado para promoções, disponível aqui.

Ao mesmo tempo, o Viajanet oferece uma ferramenta específica para quem deseja encontrar os melhores preços, e também os melhores dias para comprar passagens em promoção, trata-se do Quando Viajar, localizado dentro do próprio site.

A facilidade nos mostra um panorama dos próximos seis meses das tarifas para o destino escolhido, incluindo os dias em que elas estarão mais baratas.

Termine de montar a sua viagem com a gente

E como eu sempre gosto de lembrar, aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do site e boa viagem! Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar a manter o nosso trabalho.

Além de poder pesquisar e comprar o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais, veja o que mais podem os fazer por você!

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite ANDARILHO10 no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 10% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *