Montevidéu: dicas para conhecer a capital do Uruguai

por

Apesar de Montevidéu ser bem menos agitada do que Punta del Este, ela não deixa nem um pouco de ser atrativa. Aliás, acho que essa calma, o que se reflete na qualidade de vida do lugar, seja seu grande trunfo. A cidade, de fato, se destaca nesse quesito ante as demais capitais sul-americanas, a começar pela educação das pessoas no trânsito e pela limpeza nas ruas.

Maior cidade do país, concentrando quase a totalidade da população, Montevidéu é arborizada, tranquila, perfeita para caminhar. Basta um passeio pela Rambla, sua avenida costeira, enquanto se observa o Rio da Prata, ou uma caminhada pelo centro histórico e você terá a sensação de estar em um lugar aconchegante, com ares de cidade do interior, mas que, a seu ritmo, vai se modernizando.

E não importa se está frio ou calor, a capital do Uruguai é perfeita para ser visitada em qualquer época do ano. Mas se você quiser combinar a viagem com um passeio a Punta del Este, recomendo os meses de verão, quando o balneário tem muito mais a oferecer.

E aí, ficou a fim de conhecê-la? Confira a seguir as principais dicas, pontos de interesse e o que ver e fazer em Montevidéu!

Como chegar na capital do Uruguai

A maior oferta de voos diretos para Montevidéu sai de São Paulo (Latam, GOL e Azul). Mas há opções desde Porto Alegre (Azul) e ainda um voo semanal partindo de Recife, via GOL, chegando ao Aeroporto Internacional de Carasco, a 18 quilômetros do centro.

Assim, ser você estiver em qualquer outra cidade brasileira, certamente terá que fazer uma conexão em uma destas capitais, sendo São Paulo a melhor opção, pela variedade de dias e horários.

Além dessas companhias, a Aerolíneas Argentinas voa do Rio de Janeiro ou de São Paulo (Guarulhos) para a capital do Uruguai, mas aí você terá que fazer uma conexão em Buenos Aires.

Para sair do aeroporto e acessar a cidade da forma mais econômica, as empresas de ônibus COT e Copsa passam do lado de fora do desembarque internacional e levam você até a rodoviária, na parte central, podendo de lá você tomar um táxi até à região do seu hotel. Consulte horários e preços nos respectivos sites.

Se preferir você pode tomar diretamente um táxi, cuja empresa que opera o serviço fica na área de desembarque do aeroporto. Para saber mais acesse a sua página na internet.

Dicas do que ver e fazer em Montevidéu

Comece a explorar a cidade pelo centro. Nesse sentido, a Plaza Independencia (Praça Independência) deve ser o seu ponto de partida. Ela é o coração da capital uruguaia. Caminhe sem receio e deixe-se encantar pelas construções antigas dessa região de Montevidéu, conhecida como Ciudad Vieja (Cidade Velha).

Plaza Independencia Montevidéu Dicas para conhecer a capital do Uruguai

Plaza Independencia, o coração de Montevidéu

Por ali, você vai encontrar o belíssimo Teatro Solís e a Puerta de la Ciudadela, um portal que restou da época colonial, quando a cidade ainda tinha um muro de proteção. Desta praça, caminhe pelo Calçadão Sarandi, com bela arquitetura, repleto de cafés e lojas.

Montevideu Teatro Solis dicas para conhecer a capital do Uruguai

O belíssimo Teatro Solís Foto: Anchieta Dantas Jr.

Montevideu Puerta de la Ciudadela dicas para conhecer a capital do Uruguai

A Puerta de la Ciudadela em Montevidéu

Bateu a fome? É no Mercado del Puerto (Mercado do Porto), ali próximo, que recomendo você passar para almoçar e comer uma “parrillada” (churrasco típico uruguaio) ou um “chivitos” (a versão local do popular sanduíche X Tudo daqui no Brasil), acompanhado de boas cervejas, como a Patrícia ou a Zillertal.

Após o almoço, caminhe pela Avenida 18 de Julio, observando os edifícios e as árvores suntuosas. Se estiver com seu companheiro ou companheira vale trancar um cadeado com as iniciais de vocês na Fonte dos Cadeados, que fica nessa mesma avenida. Reza a lenda que o casal que assim o fizer, permanecerá junto para sempre e ainda retornará a Montevidéu. Interessante, não?

Montevideu Avenida 18 de Julio Fonte de Cadeados dicas para conhecer a capital do Uruguai

A Fonte de Cadeados na Avenida 18 de Julio

Já no fim da tarde, seu destino deve ser a Rambla, a avenida que se estende por mais de 20 km ao longo da costa, para admirar o pôr do sol e ver muita gente se exercitando no calçadão ou nas areias.

O trecho que fica na Playa de los Pocitos é o mais legal. Muito movimentado e dá impressão de estarmos na Praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Acredite, apesar de você estar vendo o Rio da Prata, ele mais se parece como o mar, não dá nem para notar a diferença.

Montevideu Playa de los Pocitos dicas para conhecer a capital do uruguai

A Playa de los Pocitos em Montevidéu Foto: Anchieta Dantas Jr.

Montevideu Playa de los Pocitos dicas para conhecer a capital do uruguai

O Rio da Prata banha Montevidéu e mais parece o mar

Ali próximo, em Punta Caretas (bairro vizinho) vale visitar também o Shopping Punta Caretas, uma antiga prisão reformada, sendo um dos shoppings centers mais visitados de Montevidéu. Em seu interior, além de diversas lojas, há também um supermercado.

Montevideu Shopping Punta Caretas dicas para conhecer a capital do Uruguai

O hopping Punta Caretas, em Montevidéu Foto: Anchieta Dantas Jr.

Outro shopping bacana é o Montevideo Shopping, com vários restaurantes e lojas. Fica em Buceo, bairro logo depois de Pocitos, e é para onde Montevidéu se atualiza. Lá está o World Trade Center, um complexo comercial e financeiro, mas que também oferece boas opções gastronômicas e para dançar à noite.

Onde se hospedar na cidade

Embora muitos hostels e hotéis se localizem na Ciudad Vieja, sendo comum para quem viaja de pacote turístico que eles ofereçam hospedagem nessa área da cidade, não considero o local ideal para se alojar. À noite, o centro é meio deserto e não é nada atrativo.

mapa_bairros_montevideu_uruguai

Mapa dos bairros de Montevidéu Fotos: brasileirosnouruguai.com.br

Pocitos, é por onde eu recomendo, por experiência própria, você se hospedar e badalar em Montevidéu. Este bairro, de classe média alta, concentra bons restaurantes, bares, boliches (como eles chamam as boates por lá). É uma delícia circular pela região!

Outra opção é Punta Caretas. Mas escolha um hotel nas proximidades do shopping de mesmo nome.

Como circular em Montevidéu

Caminhar é a melhor maneira para conhecer o centro de Montevidéu e sua Ciudad Vieja, já que em diversas ruas é proibida a circulação de carros.

Para outras áreas, Montevidéu é muita bem servida de ônibus, mas o táxi é também uma boa pedida. Afinal, são bem baratos se comparados ao Brasil.

Por conta disso, o carro é perfeitamente dispensável. Alugar um só deve ser feito para se deslocar para outras cidades como Punta del Este e Colonia del Sacramento. E mesmo para estas localidades as empresas COT e Copsa fazem o trajeto em ônibus confortáveis com ar-condicionado e wi-fi a bordo, saindo da Rodoviária de Montevidéu.

Vale ressaltar que a carteira de habilitação brasileira é válida para alugar um carro no Uruguai.

Quer mais dicas para planejar sua viagem ao Uruguai? Leia também:

Uruguai: informações práticas para visitar o país

Punta del Este: como chegar, o que ver e fazer no balneário uruguaio

Colonia del Sacramento: um passeio pela cidade mais antiga do Uruguai

Gostou das nossas dicas? Então, que tal você compartilhar este post nas redes sociais para que mais pessoas tomem conhecimento. Os botões de compartilhamento estão no início e no fim do texto.

E para acompanhar tudo que acontece no Blog Andarilho siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter e também não deixe de se cadastrar para receber a nossa Newsletter.

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *