As paisagens são distintas, a localização geográfica também, mas se tem uma coisa que os une é o idioma que os seus habitantes falam. Assim como, os cenários paradisíacos que preservam, o que, certamente, deixa qualquer pessoa com vontade de visitá-los. Porém, infelizmente, a maioria desses países não está no radar dos turistas, o que é uma pena. Para mudar essa história, eu resolvi reunir neste artigo 12 paraísos onde se fala português pelos quais você vai se apaixonar!
Tem mais: essa postagem se torna ainda mais siginificativa, porque neste 5 de maio foi comemorado, pela primeira vez, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. A data foi declarada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a Unesco, em novembro de 2019.
A ideia foi proposta por todos os países lusófonos apoiada ainda por outras 24 nações. Entre elas, a Argentina, o Chile, a Geórgia, Luxemburgo e o Uruguai.
Para quem não sabe, o português é uma língua global, falada por mais de 260 milhões de pessoas. Isto corresponde a 3,7% da população mundial.
Mas voltando à nossa lista dos doze paraísos onde se fala português, vale destacar que a relação original, elaborada pelo site Sapo, de Portugal, contém apenas nove localidades.
Entretanto, eu quis dar um toque mais pessoal e acrescentei outros três lugares, os quais, acredito, também mereçam com louvor entrar nesse rol.
E como toda lista, chegar aos indicados é sempre uma escolha muito difícil, por isso, estamos abertos a mais sugestões no espaço reservado aos comentários.
Dito isto, arrume as malas, mesmo que no imaginário, e vem comigo nessa viagem virtual por lugares paradisíacos onde o português é a língua oficial. Aposto que você vai adorar!
12 paraísos de língua portuguesa
Bazaruto, Moçambique
Com praias desertas e mar cristalino, Brazuto é o que se pode chamar de paraíso sobre a terra. Localizado ao largo de Moçambique, este arquipélago de seis ilhas é classificado como parque nacional protegido pelo Fundo do Governo Moçambicano e pela World Life.
Arquipélago de Bijagós, Guiné-Bissau
Este arquipélago, pertecente a Guiné-Bissau, é formado por 88 ilhas, situadas ao longo da costa africana. Em 1996, foi classificado pela Unesco como reserva da biosfera. A atmosfera tranquila, a vida simples do lugar e o vasto coqueiral, banhado por um mar calmo, são um presente da natureza.
Praia de Chaves, Boa Vista – Cabo Verde
Esta é uma praia na parte ocidental da ilha de Boa Vista, em Cabo Verde, perto da cidade de Rabil. Tem cerca de 5 quilômetros de comprimento. Na parte norte da praia, é comum a presença de resorts, mas a parte sul está incluída na Reserva Natural Morro de Areia. As dunas douradas e o mar azul chamam a atenção.
Praia da Canhotinha, Benguela – Angola
Com apenas 100 metros de comprimento, esta é uma das praias mais bonitas de Benguela, na Angola. As águas transparentes e as imensas falésias são uma festa para os olhos e trazem paz para a alma.
Bioco, Guiné Equatorial
Bioco é principal ilha da Guiné Equatorial, cuja paisagem é dominada por dois vulcões, com altitudes entre dois mil e três mil metros. Um paraíso em meio a muito verde e lindas quedas d’água, como esta da foto em Santo Antônio de Ureca.
Ilha Grande, Rio de Janeiro – Brasil
Uma das joias do litoral sul do Estado do Rio de Janeiro, Ilha Grande é um dos destinos mais procurados do ecoturismo brasileiro. Uma profusão de praias a perder de vista. Todas ligadas por um eficiente sistemas de trilhas em meio à Mata Atlântica, ou por barcos, garantem a felicidade dos visitantes.
Ilha do Jacó, Timor-Leste
Esta ilha fica localizada no ponto mais alto do Timor-Leste, em Kap Cutcha. Por ser considerada sagrada pelos povos autóctones, a pernoite na ilha é proibida, podendo ser visitada somente durante o dia. As praias imaculadas e a rica vida marinha tornam o lugar mais do que especial.
Ilha do Príncipe, São Tomé e Príncipe
A ilha é a primeira reserva mundial da biosfera reconhecida pela Unesco, sendo também a primeira reserva africana nessa condição. Na imagem, uma das praias mais belas da ilha, a Praia das Bananas.
Ilha das Flores, Açores – Portugal
Situada na parte ocidental do Arquipélago dos Açores, a Ilha das Flores é uma das mais belas da região. Apesar de sua dimensão reduzida, 17 quilômetros de comprimento e 12,5 quilômetros de largura, oferece picos, vales, lagoas, cascatas e penhascos íngremes. Enfim, ela possui uma enorme riqueza paisagística.
Praia do Sancho, Noronha – Brasil
Viajar para Fernando de Noronha é o sonho de muitos viajantes. Afinal, trata-se de uma ilha paradisíaca com natureza totalmente preservada aqui mesmo no Brasil. E a melhor parte é que em Noronha você tem a oportunidade de visitar a Praia do sancho. Ela foi eleita quatro vezes pelo site TripAdvisor como a melhor praia do mundo! Portanto, não tinha como ficar de fora da nossa lista de doze paraísos onde se fala português, né?
Ponta da Piedade, Lagos – Portugal
A Ponta de Piedade, na cidade de Lagos, no Algarve, em Portugal, não é uma praia, mas sim um conjunto de falésias. Elas têm, aproximadamente, 20 metros de altura e foram esculpidas pelo oceano e o vento.
O tom das rochas, puxando para o dourado, contrasta perfeitamente com o azul esverdeado da água do mar. É lindo demais! No entorno existem muitas cavernas, grutas e arcos para mergulhar.
Lençóis Maranhenses, Brasil
Paraíso escondido no Nordeste brasileiro, os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Estado do Maranhão. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – com área total de 156,5 mil hectares – integra um roteiro maravilhoso batizado de Rota das Emoções.
A profusão de dunas, formadas pela força dos ventos, cria uma paisagem única e altera constantemente sua aparência. Nesse espécie de deserto gigante é possível encontrar belíssimas lagoas cristalinas, formadas pelo acúmulo de água das chuvas do primeiro semestre do ano.
E aí, você gostou do nosso post com doze paraísos onde se fala português? Então, para começar, não deixe de compartilhar com amigos e familiares. Em seguida, cadastre-se para receber mais conteúdo como este por e-mail ou WhatsApp.
Em terceiro lugar, quando você puder voltar a viajar, lembre-se da gente. Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho poderá fazer por você e a sua viagem!
Deb
julho 22, 2020Adorei e já sonho com um périplo pela Africa lusófona assim que for possível voltar a viajar novamente.
Um abraço!
Deb
Anchieta Dantas Jr.
julho 22, 2020Deb,
Obrigado pela visita ao blog. De fato, são lugares tão lindos e fora da rota turística que dá muita vontade de visitar.
Abraços,
Anchieta.
Sergio luiz roman
abril 14, 2023Ótimo conteúdos
José da Silva
dezembro 9, 2021Muito boa reportagem. Obrigado.