Quebra-cabeça on-line: um jeito divertido de “viajar”

by

Que tal uma atividade divertida para você curtir em casa, seja sozinho ou mesmo com a toda a família? E mais: capaz de lhe fazer viajar por meio de lindas paisagens, cidades e monumentos. Pois a dica que eu tenho é montar quebra-cabeças. Mas a boa notícia é que não precisa se preocupar com aquele monte de pecinhas espalhadas. Eu me refiro ao quebra-cabeça on-line. É, se você não sabia, eles existem. Em minhas andanças pela web, eu me deparei com três sites que são excelentes para nos acompanhar nessa “viagem”.

Uma dado curioso, é que atualmente, enquanto as pessoas procuram o que fazer em casa, as estatísticas de busca no Google relatam que a procura por “quebra-cabeça” cresceu mais de 100% em comparação com abril de 2019. Com esse aumento no interesse, o passatempo volta com tudo, sendo uma atividade saudável para o raciocínio lógico e analítico. Além de ser uma ótima opção de entretenimento, conforme eu já mencionei.

Para mim, completar um quebra-cabeça é muito emocionante. A cada pecinha encontrada e encaixada na imagem, eu me sinto muito contente de ter avançado rumo ao objetivo de ter a imagem completa. E você? Já experimentou essa sensação? Caso contrário, vá em frente. Garanto que vai gostar!

Na verdade, fazia um tempinho que eu não me dedicava à tarefa. Foi muito legal voltar a fazê-lo. Tanto que no mesmo dia, eu completei uma imagem de Cuba e outra de Veneza. Mas antes de indicar os três sites de quebra-cabeça on-line, vamos curtir um pouquinho da história desse passatempo?

A origem do quebra-cabeça

Os quebra-cabeças surgiram ainda no século XVIII, na Europa, com o nome em inglês de Puzzle. O primeiro modelo era um mapa-mundi recortado após ter sido colado em uma plataforma de madeira. A partir daí, eles nunca saíram de moda desde a sua criação, atingindo seu auge na primeira metade do século XX, após a grande depressão.

Há imagens que depois de completas ficam tão bonitas, que tem gente que chega a montar o seu sobre um cartolina ou algo mais firme para depois colar as peças e mandar enquadrar. E aqui para nós, é, sem dúvida, uma linda recordação.

Veja, a seguir, algumas opções de quebra-cabeça para montar on-line, Espero que você se divirta tanto quanto eu. Vamos lá?

Onde achar o passatempo

Os temas de um quebra-cabeça são os mais diversos possíveis: animais, carros, transportes, natureza, dentre muitos outros. No entanto, como o nosso foco é viagem, eu concentrei a minha busca em sites que também tivessem a categoria lugares, onde normalmente encontramos imagens de paisagens, cidades e monumentos.

Levando em conta esse critério, eu tenho três dicas de páginas que oferecem, gratuitamente, quebra-cabeças on-line e em português: JS Puzzles, JigSaw Planet e Jogos Puzzle.

Antes de indicá-las, eu montei um quebra-cabeça em cada uma e gostei bastante. Não precisa se inscrever, somente se você desejar, e cada uma tem funcionalidades que podem deixar a sua experiência mais divertida.

Como jogar on-line

Em linhas gerais, você deve fazer o seguinte: ao acessar o site desejado, primeiramente, escolha o nível de dificuldade do jogo, o que é representado pelo número específico de peças. Em seguida, selecione com qual formato de peça você deseja jogar, maiores ou menores e o tipo de encaixe. Mas saiba que as peças com encaixe quadrado deixam o jogo um pouco mais difícil.

Quebra cabeça on line
Antes de começar a montar o quebra-cabeça, você precisa definir a quantidade de peças e o formato Imagens: Reprodução internet

Uma vez definido como quer jogar, basta movimentar as peças com o mouse para encaixá-las nos seus respectivos lugares. Uma coisa que achei bacana é que caso a gente não consiga terminar o jogo no momento, é possível continuar de onde paramos. Para isso, vale a pena criar um cadastro no site que estiver jogando.

Por fim, o jogo termina quando todas as peças estiverem posicionadas corretamente. E para facilitar a montagem, mude para o modo tela cheia. Assim terá mais espaço para montar o quebra-cabeça.

Quebra cabeça On line Cuba
Montando um quebra-cabeça de Cuba em modo tela cheia

Dica esperta: em alguns dos sites indicados, após montar a imagem, é possível salvá-la em PDF e depois imprimir em papel de boa qualidade. Daí, você poderá enquadrar ou criar um mural com os quebra-cabeças que você montou, a fim de decorar a sua casa. Bacana, não é?

E se você gostou desse post não deixe de compartilhar. Também vale se cadastrar para receber mais conteúdos como este por e-mail ou WhatsApp.

Já quando você puder voltar a viajar, lembre-se da gente e veja, logo abaixo, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *