Organização de fotos: como guardar suas recordações

by

Fotografar nunca esteve tão ao alcance como na era dos smartphones. Como resultado, temos uma infinidade de fotos feitas a todo momento e em todo lugar. Eu até costumo brincar que “a cada esquina é um flash”. E é mesmo! Para você ter uma ideia eu já voltei de viagem com quase cinco mil registros. Mas brincadeiras a parte, isso nos cria um problema: o armazenamento e a organização de fotos. O que fazer para que esses milhares de imagens não caiam no esquecimento? E mais: para que não ocupem tanto espaço nos nossos dispositivos.

O fato é que ficar em casa e ter os planos de rodar o mundo adiados, me fez buscar não apenas conteúdos diferenciados para o Blog Andarilho, como também aproveitar o tempo para arrumar muitas coisas. Uma delas foram as milhares de imagens que tenho guardadas. Embora a preguiça tenha sido por vezes um empecilho (quem não tem, não é?), foi bem legal revisitar os lugares inesquecíveis que já estive.

Claro que eu já mantenho uma certa organização. Mas é que as fotos das viagens mais recentes estavam todas espalhadas entre a memória do celular e da máquina fotográfica. Ao mesmo tempo, resolvi pesquisar mais sobre o tema, para ter tudo fácil de achar quando eu precisar.

Espero que essas dicas de organização de fotos lhe ajudem como me ajudaram, e que você também possa recordar os seus melhores momentos de viagem, deixando tudo arrumadinho à espera do seu próximo destino. Torçamos para que seja em breve!

Crie pastas para as fotos

Dentro da categoria fotos, eu tenho uma pasta batizada de “Viagens”. Nesta, eu costumo manter subpastas como o nome de cada destino, separando por país e indicando o ano da viagem, por exemplo Viagens/Portugal2017. Isso é importante porque você pode visitar em anos diferentes este lugar.

Em seguida, no interior da pasta do respectivo país, eu crio mais uma pasta, desta vez, com o nome das cidades visitadas. Assim, o caminho fica Viagens/Portugal2017/Lisboa.

O importante é catalogar as fotos de maneira que você possa encontrá-las mais facilmente no futuro. A decisão sobre os nomes das pastas e arquivos deve ser uma escolha sua. Acima, é o modelo que eu sugiro. No entanto, não importa como você defina, o importante é manter o padrão para ajudar na organização.

Tudo em um mesmo lugar

Uma vez criado o local onde as fotos serão armazenadas, é hora de vasculhar a memória do seu celular e do seu computador. Assim como o que está salvo nos cartões de memória e HDs externos, se os tiver. Sem falar nas fotos que vão parar na nuvem, em serviços como o Google Fotos.

Daí é só copiar e colar na pasta que você criou, respeitando a ordem de países e cidades. Feito isto, você terá a noção exata de quantas fotos tem de cada destino e estará pronto para os próximos passos.

Delete as fotos desnecessárias

Se você chegou até aqui, esta será a parte mais fácil. Ou ao menos deveria ser, mas como existe muita gente apegada por aí, essas pessoas poderão ter dificuldades.

Comece pelo mais fácil, ou seja, passe os olhos e elimine de cara as fotos que não ficaram boas – tremidas, escuras ou simplesmente as que não gostou.

Entre as que sobraram, seu foco deverá ser, agora, nas imagens daquela sequência infinita de fotos bem parecidas. Sabe uma pose diante de uma paisagem que a gente chega a registrar umas 20 vezes? É disso que estou falando. Escolha apenas uma foto para ficar (ou duas, se as posições forem muito diferentes)! Seja forte e evite deixar um material repetitivo demais de um mesmo local.

E embora eu saiba que já deva ter sido bem difícil a seleção de fotos até este ponto, não custa dar mais uma espiadinha e ver se não ficou nada para trás.

Dê nome aos arquivos

Depois de limpar todo o material e deixar apenas as fotos que interessam guardar, renomeie todos os arquivos. Não deixe a identificação automática dos smartphones ou máquinas fotográfica, geralmente uma sequência de letras e números.

Adote um esquema que também ajude na localização, assim você poderá buscar uma foto específica. Por exemplo, renomear a foto como Lisboa-torre-de-belem, Lisboa-Chiado etc. Se tiver guardado mais de uma foto de um mesmo local, adicione uma sequência de números, de modo que fique assim: Lisboa-Chiado1, Lisboa-Chiado 2 e por aí vai.

O importante é que todas as fotos sigam o mesmo padrão, tornando a localização do arquivo fácil em qualquer lugar.

Não esqueça do Backup

Perder fotos de viagens é algo que apavora qualquer pessoa. Para se prevenir, é bom ter os arquivos armazenados em mais de um local. As mesmas pastas que eu tenho na memória do meu computador estão salvas na nuvem. No meu caso, eu uso o One Drive da Microsoft e o Google Fotos. Dependendo do volume de conteúdo, o armazenamento é gratuito. Para ter mais segurança, também decidi salvá-las em um HD externo.

Monte um album online

Para aqueles que gostam de compartilhar os momentos vividos, além de postar algumas imagens na suas redes sociais, eu acho uma ideia muito boa montar um album online e enviar o link para quem a gente quiser, principalmente familiares e amigos mais próximos. Vale mandar também para quem nos acompanhou na viagem. Ao receber o link, a pessoa poderá só admirar ou, se quiser, baixar as que mais gostar para ter de recordação.

Para criar um álbum (ou uma pasta) online, você pode usar o Google Photos e todos os outros serviços de armazenamento na nuvem que permitem compartilhamento, como o Google Drive, WeTransfer e afins.

Juntamente com a organização, você poderá também imprimir algumas fotos para colocar em porta-retratos ou para decorar a sua casa por meio de quadros e murais. E ainda através de objetos, como canecas e almofadas. Certamente há serviços especializados que podem confecionar o que você deseja a partir dos arquivos de suas fotos.

Outra coisa, as fotos não precisam ser necessariamente com você nela. Poderá aproveitar aquela bela paisagem, monumento ou detalhe que você fotografou. Aliás, eu tenho um post bem bacana sobre o que fazer com recordações de viagem. Confira aqui.

E aí o que você achou das nossas dicas sobre organização de fotos? Se quiser complementar com alguma sugestão é só deixar aí nos comentários. E para receber mais conteúdos como este cadastre-se para receber as atualizações por e-mail ou WhatsApp.

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *