Dois destinos com a mesma passagem aérea: como fazer um stopover

by

Provavelmente você já deve ter ouvido falar que com uma mesma passagem aérea é possível visitar, sem custo adicional, outra cidade pelo caminho, além do seu destino final. Ou se houver alguma diferença, o valor não será significativo, certo? De fato, é assim mesmo que funciona e é o que chamamos, na aviação, de stopover. O termo, em inglês, refere-se a uma parada voluntária, superior a 24 horas, que um passageiro faz em uma cidade que conecta dois voos.

As companhias aéreas que permitam emitir passagens com stopover costumam adotar a prática em cidades onde a partir delas há voos diretos para o destino que pretendemos visitar, tornando-se uma maneira bem interessante de viajar.

Eu acho um benefício sensacional e já usufrui bastante dessa possibilidade, principalmente em viagens à Europa, combinando, por exemplo, uma parada em Lisboa (cidade que adoro e onde já estive mais de dez vezes), com uma visita a capitais como Londres, Paris, Atenas, Copenhagen, Roma, Istambul, Moscou e tantas outras.

E você, já emitiu uma passagem aérea com um stopover? Sabe como fazer? É mais simples do que imagina e, nesse post, eu vou lhe explicar como se faz. Assim, aproveito para tirar a dúvida de alguns leitores que têm me perguntado como proceder.

Aliás, eu acho que depois que você aprender a como comprar um bilhete de avião com stopover, vai mudar a forma como encara uma conexão. A maioria das pessoas odeia voos com muitas paradas (ainda mais quando são longas), pois esperar no aeroporto é cansativo e demorado, e por isso dá preferência aos voos diretos, embora mais caros.

No entanto, acrescentar um dia ou mais à viagem, na ida ou na volta, para fazer uma conexão voluntária, quando for possível, é sempre uma boa ideia. Isso nos ajuda a dar uma descansada no corpo entre longas horas de voo, assim como possibilita adicionar novos destinos à nossa lista ou rever cidades que adoramos.

Pesquisando passagens aéreas? Encontre as melhores ofertas acessando os nossos parceiros Viajanet e PassagensPromo.

Diferença entre Stopover e Layover

Porém, antes de continuar, vale um parênteses para explicar a diferença entre stopover e layover, outro termo bastante comum na aviação, já que ambos se referem a uma conexão, mas apresentam diferenças as quais você precisa estar por dentro para não misturar as coisas e não se enganar na hora de emitir as passagens aéreas.

Um layover é uma conexão entre dois destinos que pode ser curta (como 30 minutos) ou longa (sempre menor do que 24 horas). No layover a mala é enviada diretamente ao destino final. Na hora da pesquisa e emissão dos bilhetes apenas os campos origem e destino são preenchidos.

Já o stopover é diferente. Em viagens internacionais, esse tipo de conexão tem mais de 24 horas. Ao emitir os bilhetes é preciso adicionar a parada desejada e a sua mala deverá ser retirada na cidade de conexão e despachada novamente quando você for tomar o voo seguinte.

Essa parada voluntária, se a companhia aérea permitir, pode ser feita na ida ou na volta do seu destino final.

Como comprar uma passagem aérea com stopover

Primeiramente você precisa saber se a companhia aérea permite fazer um stopover. As empresas que oferecem essa modalidade, como eu adiantei, fazem isso em cidades onde é preciso fazer uma conexão e há voos diretos para seu destino final.

Por exemplo, se você vai viajar para Bangkok e faz um voo com conexão em Paris, poderá fazer um stopover de um ou mais dias na capital francesa, já que de lá saem voos diretos para a Tailândia. Dessa forma, você curte dois destinos com apenas uma passagem aérea.

Tem mais! Dependendo da companhia aérea você ainda poderá conseguir descontos em hospedagem, restaurantes e tours pela cidade e até diárias gratuitas em hotéis parceiros. Isso acontece quando a empresa mantém um programa de stopover ou similar. Essa informação poderá ser obtida nos respectivos sites das empresas.

Mas vamos ao que interessa! Para emitir uma passagem aérea com stopover é muito simples. Normalmente, basta escolher a opção multidestinos (ou vários destinos) e inserir a parada voluntária, superior a 24h, na cidade de conexão.

Como emitir uma passagem aérea com stopover

Em alguns casos (mais raros), é preciso telefonar para a companhia aérea solicitando ou acessar uma área específica no site na hora de comprar a passagem.

Nossos parceiros Viajanet e PassagensPromo, por meio dos quais sempre emitimos as nossas passagens aéreas, têm a opção multidestinos, além do que eles comparam preços entre todas as companhias aéreas que fazem o trajeto pretendido, ajudando a economizar.

Cote e compre agora a sua passagem aérea com stopover por meio do Viajanet e do ParceirosPromo.

Passagem aérea com stopover é mais cara?

Na quase totalidade das vezes, não custa nada a mais. Afinal, voos com conexão saem mais baratos do que voos diretos, mas algumas companhias podem cobrar uma tarifa extra, correspondendo, geralmente apenas às taxas de embarque, que não representam uma despesa expressiva no valor total da passagem.

Para saber se você estará pagando mais caro ao decidir fazer um stopover, faça o seguinte: cote o valor do bilhete de ida e volta, ou seja, preenchendo apenas os campos origem e destino, e depois faça a cotação selecionando a opção multidestinos, acrescentando a parada (sempre superior a 24h) na cidade de conexão, para comparar se houve alteração no valor e se vale a pena fazer o stopover.

Atenção aos voos promocionais

No entanto, vale ficar atento às passagens aéreas promocionais, pois, nesses casos, acrescentar o stopover poderá encarecer o bilhete e a promoção desaparecer.

Para você ter uma ideia, tanto quando eu viajei para Tóquio, no Japão, com conexão em Atlanta nos Estados Unidos, e para Xangai, na China, com conexões em Toronto e Vancouver, no Canadá, se eu colocasse a opção multidestinos, ficando um ou mais dias em algumas dessas cidades pelo caminho, eu perderia o valor promocional. Então não valeria a pena.

Nesse caso, mais uma vez repito: para saber se o stopover não altera o valor da passagem, cote o valor do bilhete de ida e volta, ou seja, preenchendo apenas os campos origem e destino, e depois faça a cotação selecionando a opção múltiplos destinos, acrescentando a parada (sempre superior a 24h) na cidade de conexão, para saber se existe diferença de preço.

Companhias aéreas que permitem fazer stopover

Abaixo, eu trago uma lista de companhias aéreas internacionais que operam no Brasil e por meio das quais você poderá fazer um stopover nas cidades listadas entre parênteses, a caminho do seu destino final. Confira!

  • Air Canada (Montréal, Toronto ou Vancouver), Air China (Pequim, Xangai e Madri), Air France (Amsterdã, Paris e Fortaleza), Alitalia (Roma), American Airlines (Miami, Nova York, Dallas e Los Angeles).
  • Copa Airlines (Cidade do Panamá).
  • Emirates (Dubai), Ethiopian (Addis Abeba), Etihad (Abu Dhabi).
  • KLM (Amsterdã, Paris e Fortaleza).
  • Qatar Airways (Doha).
  • Royal Air Maroc (Casablanca).
  • Swiss (Zurique).
  • TACV (Ilha do Sal, em Cabo verde), TAP (Lisboa ou Porto), Turkish Airlines (Istambul).

Esses são apenas alguns exemplos. Obviamente existem outras companhias que permitem stopover. Portanto, mesmo que elas não divulguem informações referentes ao serviço, não deixe de simular a compra de passagens utilizando a opção múltiplos destinos.

Para isso, como eu já expliquei, basta adicionar uma conexão superior a 24 horas na cidade onde houver a troca de avião. Depois, compare o resultado encontrado buscando passagens de ida e volta sem o stopover.

Dessa forma, como pode haver um aumento no custo do bilhete com o stopover, ele também pode ter um valoro equivalente a uma passagem de ida e volta ou mesmo inferior, valendo a pena a parada.

Além da busca multidestinos dos sites das companhias aéreas, como eu falei no terceiro tópico desse post, é possível emitir passagens com stopover através de agências de turismo online, como as nossas parceiras Viajanet e PassagensPromo, o que eu considero mais vantajoso, pois elas compraram preços entre as companhias aéreas que operam o trajeto.

Reserve agora a sua hospedagem com desconto acessando o Boonking.com ou o Hotel Urbano.

Vale a pena fazer um stopover?

Se não houver alteração (ou se ela for mínima) no preço da passagem aérea, eu não vejo motivos para deixar de fazer uma conexão de mais de um dia em outra cidade.

É claro que a companhia aérea é que determina qual será a localidade onde será feito o stopover, mas como geralmente são grandes hubs aéreos, tendem a ser lugares com atrações interessantes.

A única situação na qual eu não vejo vantagem em fazer um stopover é aquela que mexe significativamente com o nosso bolso.

Se para fazer o stopover for preciso desembolsar um valor considerável ou se os gastos na cidade de conexão forem muito altos, prejudicando financeiramente o restante da viagem, assim como comprometendo roteiros que você faria no destino final, pode não ser uma boa.

Contudo, quem sabe da sua disponibilidade de dinheiro é você. Pese os prós e os contras e seja feliz! O importante é viajar, não é?

Jamais viaje desprotegido! Cote e contrate o seu seguro viagem com o melhor preço com a SegurosPromo e Real Seguro.

O que achou da nossa dica? Bacana, não é? E se você gosta do nosso trabalho, que tal nos dar uma força para poder continuá-lo? Saiba como a seguir. Você não vai pagar nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Confira!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo por meio dos nossos parceiros Viajanet  ou PassagensPromo.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela SegurosPromo ou Real Seguros.

Compre aqui seu chip internacional com 10% OFF e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Deseja fazer um cruzeiro? Veja agora as melhores ofertas para navegar pelo Brasil e o mundo pagando em 12X sem juros.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *