Viagem de avião: como fazer uma conexão e não perder o seu próximo voo

by

Dependendo da distância, da data ou destino, uma viagem de avião poderá sofrer uma ou mais conexões. Há também os casos em que optamos por viagens com mais de um voo por ser uma alternativa mais barata para viajar. Já passei por todas essas situações. Minha viagem ao Japão, em maio de 2018, é um exemplo. Não há voos diretos desde o Brasil. Saindo de Fortaleza, foram duas trocas de aeronaves (Rio de Janeiro, Brasil, e Atlanta, nos Estados Unidos) até o destino final.

Outro exemplo foi minha recente viagem a Foz do Iguaçu, em outubro deste ano. Na ida, apenas uma conexão, no Rio, pois também não há voos diretos para essa cidade paranaense desde o Nordeste. Já na volta, a fim de baratear o valor da passagem, optei por um voo com duas conexões (Congonhas e Brasília).

O fato é que independentemente do motivo que nos leve a voar com conexões, muita gente se enrola nas mudanças de aeronaves que ocorrem durante o trajeto. Várias vezes chegam a perder o voo seguinte e aí a coisa se complica e muito, afinal suas malas já seguiram viagem automaticamente.

Pretende viajar? Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a passagem em até 12 vezes sem juros.

Por isso, é bom se informar e prestar atenção nas dicas que eu dou a seguir para saber o que fazer durante a sua conexão e não perder o próximo voo.

Antes de comprar a passagem

Tenha em mente que conexão e escala não são a mesma coisa. Nos voos com escala, o passageiro não sai do avião. Já em uma conexão é preciso desembarcar e trocar de aeronave.

Em uma viagem internacional se a conexão for em um país que você não vá ficar lá, certifique-se de que não há a necessidade de visto, nem que seja só para ficar no Aeroporto. Os Estados Unidos e o Canadá são exemplos de países que exigem visto de trânsito.

Ao comprar um voo com conexão, fique atento se o aeroporto entre os dois voos de conexão é o mesmo e verifique se vai haver tempo suficiente para a desembarcar e reembarcar novamente. Principalmente se a bagagem não for despachada até o destino final.

Dê preferência a comprar todo o trajeto com a mesma companhia aérea, pois se algo der errado e você perder a conexão sem ser sua culpa, você tem direito a uma compensação ou reembolso.

Já se comprar as passagens em empresas diferentes e perder o próximo voo, você vai ter que comprar uma nova passagem ou pagar uma multa. Por isso, caso compre seja necessário utilizar companhias diferentes adquira os bilhetes com tempo suficiente entre um voo e outro.

Teve problemas com seus voos? Veja aqui se você tem direito a uma indenização e receba.

No momento do check-in

Informe-se se a sua mala vai até o destino final ou se você vai ter que retirá-la no aeroporto seguinte e apenas despachar novamente ou se vai precisar fazer um novo check-in.

Confira bem a etiqueta da bagagem despachada, observando o destino de entrega, assim como se todos os cartões de embarque foram emitidos. Este é o momento de tirar as suas dúvidas e seguir viagem tranquilo.

Muitas vezes as conexões são dentro de um mesmo aeroporto, mas em terminais diferentes. De qualquer forma, vale dar uma olhada no mapa do aeroporto antes de embarcar. Para isso você pode consultar esse link, que mostra os mapas dos principais aeroportos do mundo. Revistas de bordo das companhias aéreas também costumar ter esses mapas.

Durante a conexão

Fique atento às instruções durante o taxiamento do seu avião até o portão de desembarque. As frequentes mudanças de portões devido à reposicionamentos da aeronave podem lhe fazer ter que se informar e não confiar cegamente no seu cartão de embarque. Os avisos à passageiros em conexão são obrigatórios e você precisará deles.

Confira a sua bagagem de mão e retire-a do avião com você. Normalmente, a companhia aérea irá transferir sua bagagem despachada de um avião para outro; você geralmente não precisa retira-la na esteira de bagagens no aeroporto de conexão.

A única situação na qual você precisará retirar seus itens na esteira e despachar novamente será quando você estiver em voo internacional e isso for informado no check-in do seu primeiro voo.

Certifique-se que o cartão de embarque para o seu voo de conexão está com você.

Depois que deixar o avião, você poderá pedir a um agente da companhia aérea para que lhe oriente sobre seu próximo voo. Muitas vezes, sempre há alguém em pé logo após o portão de saída, como quando você entra no aeroporto.

Se não houver nenhum agente de portão presente, cheque os painéis de voos para informações sobre o portão referente ao seu voo.

Conexão nacional

Em uma conexão nacional, desembarque e dirija-se até o portão de embarque do seu próximo voo.

Conexão internacional

Em uma conexão internacional, desembarque, passe pela Imigração (se necessário) e pela Segurança de Conexões Internacionais e dirija-se até o portão de embarque do seu próximo voo.

Conexão nacional com destino internacional

Desembarque, caminhe até a área de Embarques Internacionais, passe pela Segurança e Imigração e dirija-se até o portão de embarque do seu próximo voo.

Conexão internacional com destino nacional

Desembarque, passe pela Imigração, pegue a sua bagagem, passe pela Alfândega, entregue sua bagagem para que seja despachada novamente pela companhia aérea, dirija-se a área de embarques nacionais, passe pela Segurança e dirija-se até o portão de embarque do seu próximo voo.

Gostou das nossas dicas? Sente-se mais seguro para realizar conexões? Pois então está na hora de planejar a sua próxima viagem. Veja a seguir o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Monte a sua viagem com a gente

Aqui, você encontra tudo o que necessita para a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia, depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter e no Pinterest.

 

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *