Viagens após a pandemia: como planejar e se proteger

by

Adiamentos e cancelamentos de viagem foram inevitáveis desde quando foi decretada a pandemia do novo coronavírus. Além do medo de contágio, uma série de retrições foram impostas pelos governos, a fim de limitar a circulação de pessoas. Nesse contexto, muita gente encontrou dificuldades com as companhias aéreas, agências de viagens, hotéis, atrações entre outros fornecedores de serviços turísticos para poder modificar ou cancelar as suas reservas. Em meio a tudo isso, eu tirei muitas lições e aprendi que cuidados devemos reforçar nas viagens após a pandemia de Covid-19.

Esse aprendizado veio tanto das minhas experiências nesse processo, como do relatos de outras pessoas. Assim como de dicas que fui reunindo de especialistas do setor.

Por isso, eu relacionei o que eu considero fundamental levar em consideração ao planejar uma viagem daqui por diante.

Ainda mais que, segundo pesquisa recentemente divulgada pela Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), em parceria com a Universidade de Brasília (UNB) e a Amplia Mundo, 70% dos brasileiros têm a intenção de viajar ainda este ano.

Enquanto para 2021, os planos de viagens sugerem aumento de 82%, uma vez que 67% dos entrevistados acreditam que a pandemia vai durar até seis meses. Eu confesso que estou no segundo grupo.

Ou seja, as pessoas estão ávidas para viajar. Mas, ao mesmo tempo, precisam de informação confiável para ter a melhor experiência possível em suas viagens após a pandemia de Covid-19. Dessa forma, segue a nossa contribuição a fim de minimizar problemas futuros e você se sentir seguro diante de eventos inesperados.



Dicas de viagens pós-pandemia

Compre passagens, reserve hospedagens, alugue carro, adquira ingressos e passeios e até mesmo pacotes de viagem com a garantia de cancelamento grátis, podendo isso ser feito o mais próximo possível da data do embarque. Assim, caso não consiga viajar, conseguirá recuperar o seu dinheiro.

Procure já sair de casa com ingressos e passeios comprados. Cada vez mais, as atrações turísticas vão priorizar a venda de entradas on-line, definindo o dia e a hora da visita, a fim de evitar filas e aglomerações em determinados horários. A ideia é expor o mínimo possível os visitantes.

Jamais deixe de contratar um seguro viagem, mesmo que o destino não exija a comprovação. Despesas médicas no exterior são caríssimas. Ao mesmo tempo, fique atento às coberturas e se há garantia de atendimento em caso de Covid-19. Já existe plano com esse tipo de cobertura. Confira aqui.

Se o destino for internacional, pesquise bem sobre as condições de admissão de turistas em seu território, se existem restrições, até quando vão, assim como sobre a situação sanitária local. Não esqueça de verificar a documentação necessária e exigência de vacinas para viajar. Evite surpresas!

Pelo menos até o fim de 2020 e meados de 2021, tanto para destinos nacionais, quanto internacionais, evite locais que costumam ter muita aglomeração. Mas se for impossível, o ideal é manter o distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metro das pessoas ao redor.

Antes de viajar, é interessante fazer um check-up com um clínico geral ou com seu médico de confiança para verificar como está a sua saúde de um modo geral. Existem doenças que podem começar sem sintomas, ou manifestá-los enquanto você estiver viajando.

O look do viajante moderno

O uso de máscara deverá fazer parte do look do viajante moderno. Mesmo com o fim da pandemia, o vírus continuará circulando, então é sempre importante manter as precauções que já foram sugeridas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

No Brasil ou fora dele, essas medidas são essenciais para que não haja imprevistos, além de priorizar a saúde. Já há notícias de que as companhias aéreas estão exigindo máscaras no processo de embarque e durante o voo daqui por diante.

Além do que, os locais que você for visitar também poderão exigir o acessório. De qualquer forma, devemos usar máscara dentro do aeroporto, do avião, do transporte público e em todo ambiente de muito tráfego de pessoas para evitar contaminação.

A princípio pode paracer estranho, mas enquanto para nós, brasileiros, o hábito de usar máscara é uma novidade trazida pelo coronavírus, para os japoneses e chineses esse já é um costume antigo e difundido no dia a dia. Por isso, logo a venda de máscaras para viajantes poderá se tornar tão corriqueira quanto a de almofadas de pescoço.

Ao mesmo tempo, o álcool em gel também não poderá deixar de estar na sua bagagem. Assim, sempre que não tiver como lavar as mãos, ele vai lhe socorrer.



Gostou do nosso post sobre os cuidados e dicas de planejamento para as viagens após a pandemia? Então não esqueça de se cadastrar para receber por e-mail ou WhatsApp mais conteúdos como este. Já quando for viajar, lembre-se do Blog Andarilho. Veja a seguir o que podemos fazer por você e a sua viagem. Confira!

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *