Fique ligado! Veja os tipos de tomadas pelo mundo e viaje tranquilo

by

Observo que muita gente viaja para outros países e não atenta para um detalhe muito importante: os diferentes tipos de tomada existentes pelo mundo e as respectivas voltagens. Acredito que ninguém vá querer ficar com o celular sem poder carregar ou qualquer outro aparelho sem funcionar, né? Isso poderá estragar a sua viagem e a gente não quer que algo do tipo lhe aconteça.

Assim, eu resolvi escrever esse post completo falando sobre eletricidade e todos os padrões de tomadas utilizados fora do Brasil, para que você saiba qual deles é o do seu destino e não tenha problemas ao chegar. Em seguida, a gente também lhe ensina como lidar com essas diferenças, Confira!

Tomadas tipo A e B

tomada-tipo-a-e-tipo-b (

Fotos: uol.com.br

Os tipos A e B de tomadas eram encontrados no Brasil há algum tempo, então você deve ter alguns aparelhos que se encaixam neles. Eles são compostos por dois pinos achatados e paralelos – o tipo B tem um terceiro pino, arredondado, que forma um triângulo com os demais.

Tipo A: América do Norte, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela e Japão

Tipo B: América do Norte e Japão (e alguns aparelhos brasileiros)

Tomada Tipo C

tomada-tipo-c

É o modelo mais clássico de tomadas. Tem dois pinos arredondados apenas. Por ser tão comum, muitos países fazem pequenas adaptações em suas tomadas que permitem a ligação do plugue tipo C.

Onde é adotado: Europa (com exceção do Reino Unido – Inglaterra, Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales) e alguns países da Ásia.

No entanto, vale destacar que o plugue de dois pinos redondos ainda é muito comum em alguns países europeus, mas alguns estão mudando este padrão para o tipo F, mas as tomadas aceitam tanto o tipo C quanto o novo tipo F.

Já na Itália, embora o plugue mais comum seja o tipo L (veja mais adiante), você pode conectar aparelhos tipo C.

Há ainda outra variação da tomada tipo C, que é a tomada tipo E.

Tomada Tipo D

tomada-tipo-d

Onde é usada: Ásia Meridional (Índia, Sri Lanka, Nepal, Namíbia, Paquistão e Qatar)

Tomada Tipo E

tomada-tipo-e

Presente na Bélgica, França, Polônia, República Tcheca e Eslováquia

Tomada Tipo F

tomada-tipo-f

Encontrada em países como Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Espanha, Estônia, Finlândia, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Portugal, Noruega, Rússia, e Suécia.

Tomada Tipo G

tomada-tipo-g

É o tipo de tomada mais seguro do mundo. É utilizado no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales), Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Escócia, Inglaterra, Hong Kong, Irlanda, Malásia e Uganda.

Tomada Tipo H

tomada-tipo-h

Compatível com aparelhos tipo C.  Esse modelo é comum em Israel.

Tomada Tipo I

tomada-tipo-i

Comum na Argentina, Austrália, Fiji, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné.

Tomada Tipo J

tomada-tipo-j

Presente na Suíça.

Tomada Tipo M

tomada-tipo-m

Utilizada na África do Sul.

Tomada Tipo N

tomada-tipo-n

Esse tipo de tomada está com os brasileiros desde 2010. Ele é formado por três pinos redondos, dois paralelos com terceiro no meio.

Frequências de energia e voltagens pelo mundo

Como carregar aparelhos eletrônicos em viagem

Mapa de frequências e voltagens ao redor do mundo Foto: viajeros.com

No mapa acima, estão as frequências de energia e voltagens pelo planeta. A voltagem é dividida em dois grupos: 220-240V e 100-127V (popularmente conhecidos como 220 e 110).

A boa notícia é que, atualmente, os principais eletrônicos funcionam em ambas as voltagens, conhecidos como aparelhos bivolt, podendo trocar a voltagem manualmente ou com identificação automática, muito comum em celulares, notebooks e tablets.

Se você possui aparelhos que não funcionam em ambas as voltagens, irá precisar de um conversor de voltagem ou um filtro de linha.

Como lidar com essas diferenças

Agora que você já conhece os tipos de tomadas e voltagens pelo mundo, é importante saber como se preparar para evitar perrengues ao chegar ao seu destino, como acidentes elétricos ou, em casos mais sérios, perda total dos seus aparelhos eletrônicos. Para isso, veja as dicas abaixo:

Cheque antecipadamente a voltagem de onde se hospedará

O primeiro macete é simples: confira com antecedência a voltagem do local em que se hospedará, seja hotel, hostel, casa de parente ou amigo etc.

Esse é um passo importante para checar se não haverá nenhum problema ao conectar seus aparelhos pessoais ou, caso as tomadas tenham uma voltagem maior, se há disjuntores no imóvel.

Compre um adaptador de tomadas universal e um T

Outra dica é adquirir um modelo de adaptador universal, que conte com os mais diferentes formatos de pinos para conectar à tomada e receba ambas as voltagens, 110 a 240 volts. Ele pode ser encontrado facilmente na internet ou lojas de eletrônicos e os preços variam.

Como carregar aparelhos eletrônicos em viagem

Adaptador de tomadas universal para viajar. Foto: images.tcdn.com.br

Embora possa parecer grande, não é. E ele fará com que você tenha mais espaço na bagagem, ajudando também a economizar uma boa grana, evitando a necessidade de comprar diversos adaptadores. Vale à pena!

Mais adiante, a gente fala sobre como escolher um bom adaptador  de tomadas.

Já o T tem um motivo: eventualmente, será necessário ligar mais de um eletrônico e não vai dar para revezar apenas um adaptador entre tantos aparelhos, não é verdade?

O T permite carregar até três aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo Foto: Anchieta Dantas Jr./Blog Andarilho

Opte por eletrônicos bivolts

Por fim, antes de adquirir um novo eletrônico, certifique-se de que ele é bivolt. Esse é um detalhe simples, mas que garantirá que o mesmo funcione adequadamente independente da voltagem do país que for visitar. Afinal, ele terá entrada de 100-240 volts.

Uma luz no fim do túnel

Em viagens recentes eu encontrei hotéis e hostels que já contam com tomadas com entradas e saídas USB, o que é ideal para carregar produtos que contam com os mesmos tipos de entradas, a exemplo de celulares, tablets e baterias externas recarregáveis. Assim, ao reservar a sua hospedagem, você pode verificar se o local dispõe desse tipo de tomada.

Como escolher um bom adaptador de tomadas

Pela minha experiência, um bom adaptador de tomadas para viajar precisa ter pelo menos estes requisitos:

  • Capacidade suficiente de Watts para atender aos seus dispositivos eletrônicos;
  • Ao menos três tipos de padrões diferentes de tomadas (para entrada e saída);
  • Conversor de voltagens 110/220 volts; e
  • Ter no mínimo duas conexões USB.

Recentemente, eu encontrei este modelo de adaptador universal (foto a seguir), que também funciona como carregador. Ele tem todas as características que eu citei com a super vantagem de ter quatro entradas USB com alta velocidade de carga.

Como carregar aparelhos eletrônicos em viagem

Adaptador de tomadas universal para viajar com conexão USB

Há diferença de segurança e eficiência energética?

Segundo os especialistas, não há muitas diferenças de segurança e eficiência entre os padrões existentes. Conforme dizem, alguns tipos são mais seguros, outros podem ser mais eficientes em termos de custos, mas, em geral, são equivalentes.

Outros equipamentos que levo em minhas viagens

Além de um adaptador de tomadas universal, sempre tenho comigo cabos USB extras compatíveis com meus eletrônicos e uma bateria externa recarregável com capacidade para ao menos três cargas do meu celular, para o caso de a bateria acabar enquanto eu estiver fora do hotel.

Já me sugeriram uma régua/filtro de linha, mas eu ainda não senti necessidade. De qualquer forma, fica a dica. Principalmente para quem não tem aparelhos bivolt.

Monte a sua viagem com a gente

E como eu sempre gosto de lembrar, aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem! Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar a manter o nosso trabalho.

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite ANDARILHO10 no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 10% de desconto.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *