Etiqueta a bordo: oito coisas para jamais fazer no avião

by

Estive fazendo as contas e só nos primeiros seis meses de 2019, eu já voei 18 vezes, tanto no Brasil como no Exterior, utilizando ao menos seis companhias aéreas diferentes. Infelizmente, todas as viagens foram em classe econômica, onde cada vez mais o espaço entre as poltronas tem diminuído, causando os desconfortos que já conhecemos, principalmente para quem é alto.

Aliado a essa questão e à grande quantidade de pessoas confinadas ali por algumas horas, ainda temos que lidar com o comportamento nada educado de alguns passageiros, o que torna a experiência por demais estressante.

Para você ter uma ideia, eu já passei por cada uma. Para começar, por pouco, eu não cheguei a ter minha refeição caindo toda sobre o meu colo porque o passeiro do assento à frente desceu o encosto, repentinamente, enquanto eu ainda estava comendo.

Teve também o caso de eu não consegui pregar o olho durante uma viagem de mais de dez horas, porque uma criança sentada logo trás ficou a viagem inteira com o pé no meu encosto empurrando e, às vezes chutando, mesmo eu tendo pedido aos pais do pequeno viajante para que ele parasse.

Achou pouco? Calma que teve mais! No voo mais recente, durante a madrugada uma senhora vinha assistindo a um filme pelo serviço de entretenimento de bordo da aeronave, disponibilizado via smarthphone, sem usar os fones de ouvido, com o volume nas alturas.

Se só ao ler esses relatos você ficou incomodado, dirá quem passa por essas situações. Por isso, pensando no bem estar e felicidade geral dos demais passageiros a bordo, eu resolvi escrever esse post, com oito coisas que jamais devem ser feitas no avião. Confira!

1. Jamais exagere no volume da bagagem de mão

Por que atrapalhar o embarque dos demais passageiros a fim de conseguir o milagre de acomodar no bagageiro acima do seu assento uma mala acima das especificações ou uma quantidade de itens que ele não comporta?

Use o bom senso na hora de arrumar a bagagem de mão e ao fazer as compras de última hora no free shop do aeroporto.

Quer saber como arrumar uma mala leve e prática? Veja aqui.

2. Nunca recline a sua poltrona durante as refeições

Essa é a regra de convívio número um em aviões, embora ainda assim muita gente se faça de desentendida.

Que tal pensar em quem está sentado atrás e levantar a sua poltrona ao ver os comissários passarem com os carrinhos para servir as refeições?

Não tem nada mais desagradável do que tentar comer naquele espacinho já restrito e ainda ter a cabeça do passageiro da frente bem na sua cara, né?

3. Não coloque seus pés nas poltronas alheias

Quem nunca estava sentado quietinho, tentando dormir ou assistindo a um filme quando de repente sentiu algo empurrando o seu encosto? Ou pior! Surge aquele pé bem no lugar de apoiar o seu braço?

Tenha consciência e mantenha sempre seus pés dentro do seu espaço. E quando tiver a necessidade de levantá-los ou esticar as pernas em voos longos, tenha cuidado com os passageiros ao seu redor.

4. Evite beber em excesso

Esse conselho serve não só para o seu próprio bem estar, mas também para o dos demais passageiros. Tudo bem que uma taça de vinho pode nos ajudar a relaxar e dormir melhor, mas consumir álcool em excesso no avião não é uma boa ideia.

Não sei se você sabe, mas um dos efeitos do excesso de álcool a bordo de um avião é a desidratação. Combine isso a baixa umidade da aeronave. Resultado? Um drinque que parece inofensivo, no ar equivale a dois em terra firme. Portanto, mais atenção!

E não esqueça de tomar muita água, independentemente da quantidade de bebidas alcoólicas ingerida.

5. Não troque de lugar antes do embarque encerrar

A cena é mais comum do que se pensa. Alguém que não fez o check-in online, ao realizá-lo no aeroporto, pega um assento lá no fim da aeronave.

Não satisfeito, ao entrar no avião, como quem não quer nada, levanta e vai para uma poltrona em uma fileira mais à frente.

Daí, por achar que ninguém mais vai embarcar, senta, acomoda os seus pertences, abre o fone de ouvido e, de repente, dono do lugar chega e encontra o local que deveria estar arrumado lhe esperando, todo bagunçado. É de lascar, né?

Não há nada de mal em querer trocar de lugar, ainda mais se o avião estiver vazio. Porém, nunca deixe de pedir a um comissário para ajudar ou esperar que as portas se fechem e o embarque seja encerrado. Além do que, perguntar ao novo vizinho se ele se incomoda em lhe ter ao lado é o mínimo a fazer.

6. Jamais invada a privacidade do seu vizinho

Seja puxando assunto com quem quer dormir, olhando a tela do vizinho para acompanhar o filme que ele está assistindo ou lendo a revista que ele está lendo, dê aos outros o espaço que eles precisam.

Os aviões já são tão apertados para que outros passageiros invadam o espaço dos demais, não acha?

Dessa forma, sonde se a pessoa realmente quer papo e, ao mesmo tempo, sempre mantenha sob controle seus cotovelos, pés, olhos e até os cabelos.

Eu, por exemplo, já peguei um rabo de cavalo da poltrona da frente atrapalhando a tela do sistema de entretenimento. Assim como fiquei com dor nos braços por não poder apoiá-los, visto que o meu vizinho se apoderou dos dois apoios a ponto de ficar me cutucando.

7. Não demore demais no banheiro

Você já parou para observar que a classe econômica, dependendo do tamanho da aeronave, tem, em média, apenas quatro banheiros? Dessa forma, evite passar mais tempo do que o necessário.

Já passei por situações que a demora foi tanta que tive que ir para o outro lado do avião para usar o banheiro ou simplesmente por medo do que poderia encontrar dentro do compartimento.

Enfim, lembre-se que há outros duzentos e tantos passageiros que podem querer usar o banheiro também.

8. Nunca levante antes da parada completa da aeronave

Uma das coisas que mais me irrita ao viajar de avião é ver alguns apressadinhos se levantarem e começar a pegar as malas na primeira freada da aeronave, sem se dar ao trabalho de olhar pela janela e ver que ele ainda está parado no meio da pista.

Não é à toa ser cada vez mais comum os comissários de bordo chamarem a atenção dos passageiros desesperados.

Para quem não sabe, o sinal de apertar os cintos se apaga quando for seguro para levantar. Portanto, respeite-o!

Afinal, você pode cair ou acidentalmente derrubar a sua mala sobre alguém sentado e que nada tem a ver com a sua falta de educação.

Resumindo: se cada um fizer a sua parte, muitas situações desagradáveis poderiam ser evitadas.

Assim, compartilhe e divulgue esse post. Quem sabe aos poucos a gente não vai conscientizando os sem noção, né?

Gosta do nosso trabalho? Que tal, então, nos dar uma força para poder continuá-lo e manter o blog sempre atualizado. Saiba como a seguir. Você não pagará nada a mais por isso e ainda poderá ganhar descontos. Olha só!

Resolva a sua viagem com a gente

Aqui no Blog Andarilho você encontra tudo para resolver a sua viagem e não vai precisar ficar buscando de site em site. Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem!

Compare preços e reserve seu voo pela Viajanet pagando em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano.

Contrate seu seguro viagem com desconto pela Real Seguros ou SegurosPromo.

Compre aqui seu chip internacional com abatimento e internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países.

Alugue um carro para viajar pelo Brasil e o exterior com até 30% OFF.

Garanta antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas em todo o mundo.

Compre aqui entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos.

Reserve agora seus trens na Europa com a RailEurope, revendedor oficial no Brasil.

Deseja fazer um cruzeiro? Veja agora as melhores ofertas para navegar pelo Brasil e o mundo.

Está sem tempo? Precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria. Entre em contato.

Problemas com voos? Nós temos a solução: acesse a Resolvvi e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização.

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

Foto de capa: Gerrie van der Walt em Unsplash.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *