Ficou sem conexão? Divirta-se com o seu celular mesmo sem internet!

by

Uma das coisas mais chatas, hoje em dia, é ficar sem internet! Ainda mais em meio a uma viagem internacional, enfrentando longas horas de voo, fazendo conexões demoradas em aeroportos sem WiFi gratuito ou, nos casos em que possui, com o sinal péssimo, não podendo passar o tempo no celular – aliás eu não sei como alguém ainda viaja sem adquirir um chip internacional com internet ilimitada.

No entanto, embora você acredite que só possa usufruir do seu smartphone estando online, saiba que dá para aproveitar muito bem o seu celular mesmo estando desconectado.

Estava pensando sobre isso outro dia e, de fato, estamos tão acostumados com esse aparelhinho, que não nos damos conta de que um smartphone é muito mais do que um telefone com acesso a internet.

Não custa lembrar que ele, dependendo do modelo, tem câmera fotográfica, serve de filmadora, possui calculadora, agenda, calendário, relógio com alarme e cronômetro, acesso a rádio, TV, reproduz vídeos e músicas, possui editor de imagens e textos, traz uma infinidade de jogos, livros, mapas, funciona como GPS, entre muitas facilidades e funções.

São tantos aparelhos que o nosso celular substitui, que se pararmos para pensar, teríamos que andar com uma mala para carregar todas essas coisas. Ou seja, é muito prático e engenhoso poder ter tudo isso disponível em uma pequena e leve caixinha que não pesa quase nada.

Fica até difícil de imaginar, há alguns anos, que tanta coisa caberia na palma da mão e ainda dentro do bolso, né?

Sem contar que podemos baixar vários aplicativos que não dependem de conexão à internet para serem usados e que facilitam a vida de qualquer um, seja em sua cidade ou enquanto viaja.

Por isso, eu resolvi escrever esse post, a fim de lembrar que nossos queridos smartphones também podem ser muito úteis mesmo offline, proporcionando bastante entretenimento, informação e a possibilidade de trabalhar em uma viagem a negócios.

Veja, a seguir, algumas atividades que você pode fazer com o seu smartphone enquanto está sem conexão.

Divirta-se com jogos

Existem muitos jogos desenvolvidos para os sistemas iOS e Android com capacidade de operar offline e que podem ser instalados e jogados normalmente no seu smartphone. É só baixar seus favoritos e aproveitar. Não esqueça que muitos deles podem até vir instaldos de fábrica.

Que tal ler um livro?

Há diversos livros online, que você encontra com facilidade na internet, vários até gratuitos, que podem ser baixados e levados com você aonde for. Uma verdadeira biblioteca na palma da mão.

E, para os mais nostálgicos, aproveite o momento sem conexão para reler as conversas que teve com amigos ou com seu namorado no Whatsapp. Isso é possível offline, pois as mensagens ficam armazenadas.

É sempre muito bom relembrar algumas coisas e até refletir sobre a vida e os relacionamentos, não acha?

Leia revistas em quadrinho

O aplicativo da lendária Marvel Comics é uma excelente opção para os amantes de quadrinhos. Com ele é possível baixar centenas de exemplares do seu personagem favorito – Iron Man, Capitão América e Homem Aranha, por exemplo.

O aplicativo não custa nenhum centavo e oferece opções de quadrinhos gratuitos e pagos para o usuário. Está disponível para sistemas operacionais iOS e Android.

A Marvel não é a única editora de quadrinhos a contar com aplicativo gratuito. A DC Comics, do Batman e Superman, também tem seu exemplar gratuito.

Escute música

Com aplicativos que permitem ouvir música mesmo offline, você baixa músicas e cria seus próprios álbuns.

E com o advento das caixas de som portáteis, e se o ambiente permitir, é só ligar o Bluetooth e mandar ver na animação.

Ao mesmo tempo, enquanto você ouve o que gosta, pode editar suas fotos. Mas para isso, precisa ler o próximo tópico.

Edite fotos e vídeos

Seu aparelho já deve ter vindo de fábrica com algum editor de imagens (fotos e vídeos). Caso contrário, você pode baixar algum aplicativo dessa natureza. E a maioria funciona sem precisar de internet.

Falando nisso, com o famoso Adobe Photoshop Express tem sua versão mobile. As ferramentas possibilitam, por exemplo, ajustar cores, brilho e redimensionar a foto.

Depois de prontas e salvas, quando tiver online, basta enviar diretamente para as redes sociais. Mais um aplicativo gratuito e que está disponível para iOS e aparelhos Android.

Assista filmes

Assistir séries e filmes offline pelo celular já é um sonho possível. É só baixar aplicativos que permitem comprar ou alugar filmes e assistir mesmo desconectado.

Ouça o rádio

Alguns modelos de celular são capazes de sintonizar rádios FM, possibilitando sintonizar as estações por onde passamos.

Aliás, isso muito legal para saber o que está fazendo sucesso em cada lugar, saber das notícias e ainda praticar idiomas se você estiver no exterior.

Escreva e responda e-mails

No caso do Gmail, por exemplo, há uma extensão “offline” que permite que você leia (claro que as mensagens que já estiverem sido baixadas), responda e escreva novos e-mails sem precisar de conexão. Ele funciona de forma muito simples e permite, inclusive, que você envie anexos de até 25MB.

Depois de escritos, os e-mails ficam armazenados e são enviados assim que você recuperar a conexão, sem precisar de nenhum comando.

Mantenha-se informado

O aplicativo chamado Pocket permite salvar links de artigos, notícias e vídeos para acessar depois. O conteúdo salvo é sincronizado e disponibilizado mesmo quando não há conexão com a internet. O serviço é multiplataforma, disponível para smartphone, tablet e computador.

Traduza o que precisar

Vai viajar e não domina a língua do país de destino? Não é mais preciso levar aquele clássico livrinho de frases para conseguir se virar no exterior.

Usando um aplicativo como o Google Tradutor (gratuito tanto para iOS como para Android), você não só consegue traduzir as palavras que precisa entender como também pode contar com recursos inovadores: traduzir textos por meio da câmera do seu smartphone e ainda conversar com quem não fala a sua língua, dada a função microfone.

Se estiver diante de uma placa, por exemplo, é só apontar a câmera para ela que o texto aparecerá traduzido no aplicativo. Baixando o idioma de sua preferência, é possível fazer traduções sem precisar estar online.

Tenha um guia turístico na palma da mão

Um dos maiores desafios de qualquer viagem é se habituar a uma nova cidade, saber onde estão os restaurantes e como fazer para chegar a um determinado lugar. Por sorte, hoje não precisamos andar com um mapa gigantesco debaixo do braço nem perguntar as pessoas sobre isso ou aquilo.

Parafraseando aquela famosa frase, “quem tem um smartphone com Google Maps vai a Roma”. E não precisa se preocupar com a existência de conexão, basta baixar os mapas com antecedência. E essa é uma tarefa muito simples!

Abra o app Google Maps no celular e insira o nome da cidade ou da área de seu interesse. Ao mostrar o mapa, o aplicativo exibirá o nome do lugar em uma barra branca que fica na parte inferior da tela.

Ao pressionar sobre o nome do local nessa barra branca, aparecerá um menu com as opções de salvar, compartilhar ou fazer o download do mapa. Escolha a última opção.

Você visualizará, então, um aviso alertando sobre o espaço que o arquivo ocupará em seu telefone e lembrando quanta memória ainda resta no aparelho.

O aplicativo pedirá que você dê um nome ao arquivo e, feito isso, começará a baixá-lo. Depois, é possível acessar os mapas armazenados em seu celular ao pressionar o símbolo localizado ao lado esquerdo da barra de busca de endereços, no topo da tela. No menu que será aberto em seguida, selecione a opção “Áreas off-line”.

Os mapas ficam guardados por 30 dias. Depois, são apagados automaticamente para liberar espaço em seu telefone. Muito bom, não é?

Portanto, desapegue um pouco do Instagram, do WhatsApp e do Facebook e explore as possibilidades do seu Smartphone mesmo sem internet. Aposto que vai dá para se divertir e muito aonde você estiver!

Monte a sua viagem com a gente

E como sempre é bom lembrar, aqui no Blog Andarilho você encontra tudo o que necessita para organizar a sua viagem em um só lugar e não vai precisar ficar buscando de site em site.

Basta clicar nos links a seguir ou utilizar os banners na lateral direita do blog e boa viagem! Ah, e você não vai pagar nada a mais por isso e ainda vai ajudar a manter o nosso trabalho.

Pesquise e compre aqui o seu voo, pagando a sua passagem em até 12 vezes iguais.

Reserve agora sua hospedagem pelo Booking.com ou pelo Hotel Urbano. Há opções de parcelamento e cancelamento grátis, caso você venha a mudar de ideia depois.

Cote a contrate aqui um seguro viagem para viajar protegido. Digite BLOGANDARILHO5 no campo Cupom antes de finalizar a compra e ganhe 5% de desconto.

Compre um chip internacional com internet ilimitada nos EUA e em mais 210 países. Digite RBBVGRATIS no campo Cupom e clique em Apply Cupom antes de finalizar a compra e não pague o frete simples.

Alugue aqui um carro em seu destino

Adquira antecipadamente ingressos para passeios e atrações turísticas no mundo todo

Garanta entradas para shows, teatros e esportes nos Estados Unidos

Viaje de trem pela Europa e deslumbre-se com as mais belas paisagens. Reserve agora seus trens com a RailEurope e garanta já a sua viagem!

Está sem tempo, não se sente seguro, precisa de ajuda para organizar a sua viagem? Confira nosso serviço de consultoria para o viajante. Entre em contato e vamos conversar!

E se durante a sua viagem você tiver problemas como atrasos e cancelamentos de voos, extravio de bagagem, overbooking, entre outros, a gente também tem a solução: acesse o Resolvvi  e reclame seus direitos na justiça de forma prática, segura e online e receba sua indenização Veja como funciona.

E o melhor: você só paga se ganhar a causa. Quer reclamar os seus direitos? Acesse aqui e receba!

Quer sempre ficar por dentro de todas as dicas do blog? Pois então assine a nossa Newsletter semanal aqui. Receba gratuitamente e diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo e promoções.

E para acompanhar nossas viagens e atividades siga a gente no Facebook, no Instagram, no  Twitter , Pinterest e no TripAdvisor.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *