O local e a foto: de cenas comuns a imagens fantásticas!

by

Quando eu comecei a viajar, minhas fotos deixavam muito a desejar. Sabe aquela sensação do mais do mesmo, do lugar comum? Isso sempre me incomodou. Foi aí que eu percebi que um dos maiores desafios de um fotógrafo amador é ver o mundo de uma perspectiva diferente. Afinal, são tantos elementos ao nosso redor, que esquecemos de primeiro parar, observar e ativar o cérebro para ver além. Esse é um processo que exige treino. Não acontece da noite para o dia! Porém, o caminho pode ser encurtado se nos inspirarmos em exemplos como os fotógrafos Phillip Haumesser e Kelsey Maggart. Ambos conseguem estabelecer uma excelente relação entre o local e a foto, transformando cenas comuns em imagens extraordinárias.

E para isso, esqueça a ideia de que somente um equipamento poderoso poderá fazer isso por você. Um smartphone intermediário já trará os resultados desejados, pois tudo dependerá de três elementos fundamentais: enquadramento, perspectiva e aproveitamento da luz do lugar. Portanto, anime-se com os resultados que poderá obter!

Eu conheci o trabalhos desses fotógrafos pesquisando sobre fotografia na internet. Entre os artigos encontrados, dois citavam Phillip e Kelsey como inspiração para amadores que desejam obter melhores resultados na hora de fazer as suas fotos. Daí, guardei as referências para escrever esse texto.

A relação o local e a foto

Tanto Phillip como Kelsey lembram que a fotografia nada mais é do que desenhar com a luz. Por isso, o resultado de uma imagem depende muito de como o fotógrafo consegue perceber a luz do local e como decide usá-la na captura da imagem.

É importante ainda, ambos afirmam, prestar atenção ao fundo da imagem, para ver, por meio das cores, que contraste ele vai dar com o objeto da foto. Eu mesmo demorei a perceber isso, e hoje vejo que um pequeno detalhe, se destacado, faz toda a diferença. Veja, a seguir, alguns dos exemplos relacionando o local e a foto que já eles fizeram e me diga se o resultado não é fantástico!

Um detalhe: assim como esse fotográfos, eu também aprendi que não é raro a gente ter que se abaixar, sentar no chão, subir escadas, muros e até árvores para conseguir ângulos diferenciados e que vão arrancar elogios.

Enquadramento e pespectiva

Primeiramente, eu vou mostrar como Phillip consegue transformar os cenários mais comuns em produtos finais verdadeiramente bonitos. A sua paixão, como você vai perceber, é transmitir a magia e a curiosidade dos seus filhos no cotidiano.

Em cada imagem, você tem primeiro como o fotógrafo se posicionou para capturar o ângulo desejado e, abaixo, a foto final. Observe o enquadramento e o uso das perspectiva e veja como você poderá tirar alguma inspiração para as próximas fotografias de viagem.

Para quem não sabe, esse desfoque do fundo da imagem, chamado boquet, já existe como função na maioria dos smartphones intermediários da atualidade. Basta colocar no modo retrato e decidir a intensidade do desfoque.

Locais pouco explorados

Já Kelsey consegue mostrar através de sua câmera, lugares comuns, mas que nem por isso deixam de ser interessantes, e que são pouco explorados na hora de fazer uma foto. Confira, a seguir, o seu trabalho e também aproveite para salvar essas ideias na hora de tirar as suas fotos.

Ah, e antes que eu me esqueça: vale destacar que as fotos apresentadas como produto final passaram por aplicativos de edição.

E aí o que você achou do nosso artigo relacionando o local e a foto? Conseguiu tirar alguma inspiração? Espero que sim. Ao mesmo tempo, aproveite para se cadastrar para receber mais conteúdos como este por e-mail ou WhatsApp.

Já quando você puder voltar a viajar, lembre-se da gente e veja, logo abaixo, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *