Cinco dicas essenciais de fotografia nada técnicas

by

Desde que comecei a fotografar, muito coisa mudou na minha relação com as lentes. O maior aprendizado foi que a fotografia vai além de equipamentos e técnicas. Decerto, máquinas e smartphones mais avançados nos dão condições de captar imagens melhores. Porém, sozinhos, eles não conseguirão fazer a foto desejada. Independentemente de ser um fotográfo profissional ou amador. Sabe por quê? Nós, o elemento humano, temos papel fundamental nessa relação. Por isso, neste artigo, abordamos cinco dicas essenciais de fotografia nada técnicas.

Afinal, fotografia e viagens estão intimimamente ligadas. Dessa maneira, estamos sempre interessados em fotografar mais e melhor.

Além disso, caso você ainda não tenha percebido, fotografar a viagem se diferencia da fotografia de viagem. A propósito, outro aprendizado importante no meu trabalho como produtor de conteúdo de viagens.

A seguir, você poderá conferir o resultado de uma papo bastante interessante sobre a questão. Conversamos com o fotográfo autoral Marcelo Oséas.

Marcelo é especialista em cultura brasileira e viagens. Assim sendo, retrata o modo de viver do Brasil e suas comunidades remotas.

Dessa forma, o Blog Andarilho o convidou para esta entrevista. Trazendo, ao final, cinco dicas essenciais de fotografia nada técnicas. Confira!

A fotografia além da técnica

Fotografar vai além do equipamento e das técnicas, o elemento humano tem o seu papel?

Marcelo Oséas (MO): certamente. Quando iniciamos nossos estudos, claramente o desafio técnico da fotografia é o primeiro passo. Mas, é imprescindível termos em mente que o controle do aparelho (seja uma câmera ou o próprio celular) tem o objetivo de colocar em prática o que nossa sensibilidade está pedindo.

Assim sendo, como você define a fotografia para quem não é profissional?

MO: mais do que um exercício técnico, a fotografia é uma pratica humana. Registramos um instante que tem a intenção de nos contar alguma coisa. Sem intenção, nenhuma foto é realmente gravada na memória.

Qualquer pessoa é capaz de exercitar a fotografia, mesmo a partir de um smartphone?

MO: sim. A fotografia é um exercício de observação e de relação com o equipamento que possuímos. Mesmo que seja um smartphone, é importante conhecer o seu comportamento. Através da prática. Em seguida, fazer centenas de cliques com sinceridade. Desse modo, aos poucos, boas fotos começam a surgir.

Que elementos você considera essenciais ao compor uma foto?

MO: o mais importante é perceber a luz do ambiente. Garantir que a iluminação esteja conduzindo os olhares e as emoções para o caminho que você deseja representar. Sem isso, é impossível chegar a uma boa foto.

Levando a fotografia para o universo de viagens, fotografar a viagem é diferente da fotografia de viagem?

MO: sim, elas se diferenciam. Fotografar a viagem significa fazer uma espécie de diário visual da experiência. Detalhes, ambientes, você mesmo. Por outro lado, a fotografia de viagem tem o objetivo do olhar externo. Em outras palavras, busca representar o que um destino tem a oferecer. Não acho que uma ou outra sejam melhores. Elas só partem de pontos de vistas distintos.

5 dicas essenciais de fotografia


Cinco dicas essencias de fotografia nada tecnicas

O que você achou do nosso bate-papo com o Marcelo e das cinco dicas essenciais de fotografia nada técnicas? Deixe sua opinião nos comentários.

E como temos muito mais para mostrar, adoraríamos ter você sempre por aqui. Por isso, cadastre-se para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo.

Do mesmo modo, quando for viajar, lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que podemos fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

Garanta aqui o seu seguro viagem com 15% de desconto
Encontre hotéis, hostels, pousadas e apartamentos com as menores tarifas
Passagens aéreas com até 50% de economia, parceladas em até 12X iguais
Chip internacional para celular com 10% de desconto
Evite filas! Compre antecipadamente ingressos para atrações e passeios
Alugue um carro com até 30% de desconto, sem IOF e em até 12 parcelas
Contrate guias de turismo que falam português em mais de 5 mil cidades
Reserve aqui o seu transfer aeroporto/hotel/aeroporto
Faça uma viagem que é a sua cara! Confira nossa curadoria de viagem
Compre malas e acessórios para a sua viagem e receba em casa

Foto de capa: Jonas Svidras por Pixabay.

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *