Visto para nômades digitais: países apostam no formato

by

Aqui no Brasil, o conceito ainda é desconhecido de muita gente. Porém, o nomandismo digital cada vez cresce mais. Em síntese, o nômade digital é um profissional que trabalha on-line e, dessa forma, não precisa estar fisicamente em um escritório, cidade ou país em particular. Pode fazer isso de onde quiser, permanecendo no destino escolhido o tempo que desejar. Por essa razão, alguns países começam a enxergar economicamente esses trabalhadores, concendendo visto para nômades digitais com permanência de até um ano.

Em linhas gerais, o objetivo é incentivar os turistas de longa permanência e, consequentemente, movimentar a sua economia com os gastos que essas pessoas farão e os impostos que serão gerados. Tudo isso sem tirar o emprego da população local.

Na grande maioria dos países, brasileiros, por exemplo, podem passar até três meses como turistas, sem a necessidade de um visto. Neste período, poderão passear e, ao mesmo tempo, desenvolver suas atividades como nômade digital. Para você ter uma ideia, em todas as minhas viagens ao exterior, eu costumo alimentar o blog, produzir conteúdo para clientes e parceiros, assim como continuo a atender remotamente como consultor de viagem (quer conhecer os meus serviços? Clique aqui e entre em contato).

Mas e se eu quisesse passar mais tempo em um cidade que tivesse gostado bastante? É aí que um visto dessa natureza cai como uma luva para mim e todos que trabalham como nômade digital. Afinal, uma questão muito importante é poder estar legalizado em um país.

Assim sendo, neste artigo, eu trago para você quais países já apostam no visto para nômades digitais. Quem sabe esta não é a oportunidade que você estava esperando para passar um ano fora do Brasil e a falta de um visto ainda era um empecilho? Confira!

Nômades digitais: onde há visto

O primeiro país a criar um visto para nômades digitais foi a Estônia, permitindo, desse modo, trabalhar legalmente à distância, sem vínculo a um escritório físico.

O novo visto está sendo lançado em fases, a partir de julho de 2020. Porém, os detalhes finais ainda estão sendo definidos.

Todavia, se você se interessou é bom ficar atento, já que o país estima uma emissão máxima de 1.800 vistos por ano. E vá por mim: eu já estive em Tallin, sua capital, e a cidade, além de bonita, tem excelente qualidade de vida e é uma das mais baratas da Europa.

Analogamente, Barbados, é outro país que passa a emitir visto para nômades digitais. A ilha caribenha pretende oferecer visto de 12 meses para quem puder morar por lá e trabalhar de forma remota, segundo matéria publicada no site Business Insider.

Do mesmo modo, as Ilhas Bermudas, também no Caribe, anunciaram esse novo tipo de visto. Acesse aqui as regras completas.

Mais oportunidades

Embora não se caracterize como uma oportunidade específica para nômades digitais, a Costa Rica possui um visto de residente temporário que pode ser tirado pelos brasileiros que trabalham por conta própria, sem precisar de contrato de emprego ou nada do gênero. A informação é do site Nômades Digitais.

Aqui do lado, temos ainda o Uruguai. Desde 2018, o Brasil firmou um acordo com esta nação sul-americana, facilitando a imigração dos cidadãos entre os dois países. Assim, brasileiros não precisarão mais cumprir a exigência de tempo mínimo de permanência antes de aplicar para o visto permanente.

Ainda pela América do Sul, outra aposta é Medellín, na Colômbia, atualmente um centro criativo no continente. Além de a cidade ser barata, possuir diversos cafés e espaços bacanas para trabalho, brasileiros possuem algumas facilidades e podem se habilitar para tirar o visto M (Migrante) por até três. Isto mesmo sem ter proposta de emprego ou qualquer vínculo familiar.

Mais um destino bastante atrativo para os nômades digitais, é a Tailândia, especificamente a cidade de Chiang Mai, no norte do país, onde há um bairro conhecido por ser uma verdadeira meca para os nômades digitais .

Além disso, esta localidade é tida como uma das cidades mais seguras do mundo e o governo tailandês já disponibiliza o Smart Visa, um visto para pessoas do mundo inteiro que vão com intenção de trabalhar até quatro anos no país.

A propósito, vale conferir: seis profissões para trabalhar de qualquer lugar, inclusive viajando.

Gostou do nosso post sobre visto para nômades digitais? Então, compartilhe! Também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. Já quando você voltar a viajar, também lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

2 Responses
  • fabio machado
    julho 22, 2020

    Na Estônia tem que comprovar um mínimo de 3500 euros por mês (20mil reais) mais o contrato passado e fututo.

    • Anchieta Dantas Jr.
      julho 24, 2020

      Valeu pela contribuição, Fábio.

      De fato, cada país terá seus critérios, então é bom ficar atento antes de se submeter ao visto.

      Att,

      Anchieta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *