Como apreciar vinho: dicas para degustar em casa

by

O vinho é uma bebida global. Em muitos países, chega a alcançar o título de atrativo turístico. Porém, ao contrário do que se pensa, degustar essa bebida não é algo restrito a profissionais. Adotando as práticas certas, você também pode mandar muito bem nessa arte. Nesse sentido, algumas etapas são necessárias para ter uma melhor experiência na degustação, e este é o nosso propósito com este artigo. Ou seja, passar algumas dicas sobre como apreciar vinho no conforto da sua casa.

Com a finalidade de nos ajudar nessa tarefa, contamos com dois especialistas da assossiação Monte-Carlo Société des Bains de Mer (Monte-Carlo SBM), proprietária de diversos estabelecimentos de luxo no Principado de Mônaco, como o Hôtel de Paris e o Cassino de Monte-Carlo, além de uma das maiores adegas de hotel no mundo, com uma história centenária.

A propósito, se você vai visitar Mônaco, antes, não deixe de ler as nossas dicas.

Mas voltando ao assunto, eles compartilharam com o Blog Andarilho, seus segredos para as pessoas que querem mergulhar de cabeça na degustação da bebida, incluindo como escolher uma garrafa, servir o vinho ou manter uma boa adega. Desse modo, confira, a seguir, o que esses profissionais têm a nos contar para você apreciar vinho.

A arte de apreciar vinho

A primeira coisa a fazer antes de provar uma nova garrafa, explica Patrice Frank, sommelier-chefe do Hôtel de Paris, é levar o vinho à temperatura certa: 10°C a 12°C para vinhos brancos, e 17°C a 19°C para tintos.

Você também pode abrir a garrafa cerca de 30 minutos antes de servir, pois isso dará tempo para arejar (deixá-lo respirar), o que é bom para a maioria dos vinhos.

De acordo com Frank, para arejar o vinho, você também poderá usar um decantador (utensílio que separa a borra do vinho). Porém, tome cuidado! Vinhos mais antigos não lidam muito bem com o reenvase (colocar novamente na garrafa). Dessa maneira, se usar este acessório, deverá beber a garrafa toda. Depois que o vinho estiver arejado e na temperatura certa, é hora de prová-lo.

Em seguida, deve-se escolher a taça apropriada. Preferencialmente, a taça não deve ser muito grande – vinte centilitros (200 ml) são suficientes. Uma taça grande pode combinar com um vinho jovem, que pode aguentar muita aeração (expor o vinho a um pouco de oxigênio antes da degustação), mas pode desgastar um vinho mais antigo.

Feito isso, só resta descobrir tudo o que envolve a bebida. A saber, aroma, paladar, aspecto visual e, claro seu gosto pessoal.

Como é a adega ideal?

Conforme nossos consultores, esta é uma escolha altamente pessoal. Contudo, você poderá se ater à seguinte repartição: 20% de espumantes, 30% de vinhos brancos e 50% tintos. O resto, ou seja, a escolha dos rótulos, é com você!

Ao mesmo tempo, manter uma adega, também depende de qual é o seu objetivo. Se a ideia é guardar as garrafas por mais de 20 anos, convém escolher os grand crus. Caso contrário, a maioria dos vinhos no mercado pode durar até dez anos, então tudo é uma questão de gosto. Até porque, todo mundo tem seus próprios padrões. Você só precisa experimentar e comparar.

Como armazenar o vinho

Isto é possível de fazer com ou sem adega, ensina Gennaro Iorio, o encarregado-chefe da adega do Hôtel de Paris. Conforme disse, primeiramente, é preciso saber quando um vinho deve ser envelhecido ou aberto imediatament.

De acordo com Iorio, cada denominação produz um certo tipo de vinho com um tempo médio de envelhecimento. Por exemplo, um vinho rosé deve ser aberto muito mais cedo do que um vinho branco. A segunda coisa a considerar é a safra vintage.

Existem guias profissionais que fornecem informações sobre como os vinhos se desenvolvem e quando é melhor desarrolhá-los. Dito isto, há pequenas diferenças de um produtor para outro, dependendo do terroir (extensão de terra cultivada), do processo de vinificação e assim por diante. O especialista em vinhos de onde você for adquirir os rótulos é a pessoa ideal para lhe ajudar.

Já para organizar as garrafas em uma adega, ele aconselha a comprar alguns racks de armazenamento, encontrados em qualquer material. Para escolher o certo, deve considerar apenas uma coisa: você compra 12 a 24 garrafas por vez ou as compra individualmente?

No primeiro caso, é melhor usar armários para vinho, que podem ser reorganizados conforme necessário; no segundo, é melhor usar um sistema de prateleiras no padrão de favo de mel, que permitirá personalizar sua adega.

Temperatura e umidade

Ao mesmo tempo, temos a questão da temperatura e umidade. O ideal, afirma Iorio, é ter de 13°C a 15°C e pelo menos 70% de umidade. Se a adega é subterrânea, naturalmente fresca e úmida, ela é perfeita. Caso contrário, existem aparelhos de ar condicionado feitos especialmente para adegas, o que permitirá obter uma atmosfera ideal e autorregulável.

Não possui um espaço como este na sua casa? Isto não é um problema. Afinal, a tecnologia nos presenteou com modelos de adegas portáteis, climatizadas e ajustáveis, comercializados por marcas conhecidas. As dimensões são pequenas e cabem em qualquer canto. Você pode encontrá-los em lojas de itens para casa e em sites da internet.

Gostou do nosso post sobre como apreciar vinho? Então, compartilhe! Também adoraríamos ter você sempre por aqui. Basta se cadastrar para receber gratuitamente por e-mail ou WhatsApp o nosso conteúdo. Já quando você voltar a viajar, também lembre-se da gente! Veja, a seguir, o que o Blog Andarilho pode fazer por você.

Resolva aqui a sua viagem

Ainda não há comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *